Buscar

Prova de Fisiologia do Exercício 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova de Fisiologia do Exercício - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Levando em consideração que o treinamento físico altera a homeostase do corpo, é necessário que ocorra diversas alterações para que os tecidos recebam a quantidade necessária de oxigênio para funcionar perfeitamente. Sendo assim, o treinamento de endurance induz algumas adaptações no sistema cardiovascular que resultam no melhor aporte de oxigênio para a musculatura. 
 
Considerando o texto acima, relacione as descrições abaixo que representam as adaptações nos sistema cardiovascular: 
I. A hipertrofia cardíaca e o aumento do volume das câmaras do coração.
II. O aumento da frequência cardíaca de repouso.
III. As modificações no fluxo sanguíneo.
IV. A hipertrofia cardíaca patológica.
V. O aumento do retorno venoso
Assinale a alternativa correta:
A - I, II e V. 
B - II, III e IV. 
C - I, III e V. 
D - II, III, IV e V. 
E - I, II, III e V. 
Questão 2 de 10
Durante o exercício físico, ocorre a diminuição da pós-carga devido à vasodilatação arteriolar nos músculos ativos. Tal fato favorece o bombeamento de um volume elevado de sangue pelo coração. O volume sistólico também pode ser influenciado pelo sistema nervoso simpático por meio das catecolaminas circulantes (adrenalina e noradrenalina) e da estimulação simpática direta no coração.  
 
Considerando o texto acima, é correto que se afirma em: 
A - As catecolaminas permitem a maior entrada de cálcio extracelular nas fibras do miocárdio. 
B - Durante o exercício físico o volume sistólico diminui graças às catecolaminas
C - As catecolaminas permitem a maior entrada de sódio extracelular nas fibras do miocárdio. 
D - Tanto as catecolaminas quanto a estimulação indireta diminuem a contratilidade do miocárdio.  
E - As catecolaminas permitem a maior entrada de ferro e água extracelular nas fibras do miocárdio.
Questão 3 de 10
Concluindo, a função pulmonar não representa um fator limitante para o transporte de oxigênio em pessoas saudáveis com capacidade aeróbia média a moderadamente alta. Já quanto a atletas de endurance de alto rendimento, os pulmões, muitas vezes, não conseguem acompanhar outras adaptações que acometem o sistema cardiovascular e o sistema muscular através do treinamento. Tal fato pode comprometer a saturação arterial e o transporte de oxigênio durante o exercício físico de alta intensidade. 
 
Considerando este comprometimento da saturação e transporte de oxigênio em atletas de endurance de alto rendimento, é correto que se chamá-lo de: 
A - Respiração inadequada. 
B - Fibrose pulmonar. 
C - Asma brônquica. 
D - Hipoxemia arterial induzida pelo exercício. 
E - Dessaturação em exercício. 
Questão 4 de 10
A fadiga muscular (FM), definida como qualquer redução na capacidade do sistema neuromuscular de gerar força, é um fenômeno comum em esportes de resistência e é uma experiência usual nas atividades diárias. O início da atividade muscular voluntária envolve muitos processos que começam com o controle cortical no cérebro e terminam com a formação das pontes cruzadas dentro da fibra muscular. A fadiga muscular pode, portanto, ocorrer como resultado da falha de qualquer um dos processos envolvidos na contração muscular. 
Historicamente, os fatores potenciais envolvidos no desenvolvimento da fadiga dividem-se em duas categorias: fatores centrais, os quais devem causar a fadiga pelo distúrbio na transmissão neuromuscular entre o SNC e a membrana muscular, e fatores periféricos, que levariam a uma alteração dentro do músculo. 
 
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000200006
Acesso: 26/08/2020. 
 
Considerando o texto acima, é correto que se afirma em: 
A - A fadiga muscular é muito comum no dia a dia. Na rotina normal do individuo mesmo para as atividades simples, como caminhar ou pegar em objetos, porque os músculos estão habituados e ficam cansados rapidamente. 
B - Quando um grupo muscular está próximo da fadiga (i.e. comprometendo a função muscular) durante um exercício submáximo prolongado, ocorre o recrutamento de unidades motoras adicionais para que a geração de força continue a acontecer, na tentativa de manter o desempenho constante. 
C - A única e exclusiva causa da fadiga muscular é a redução do glicogênio muscular após exercício. 
D - Com a intenção de evitar lesões, nosso corpo realiza processos fisiológicos que resultam na fadiga muscular.  Esta fadiga nos impossibilita de gerar qualquer movimento durante 24h. 
E - A fadiga muscular ocorre somente em exercícios de curta duração e alta intensidade. 
Questão 5 de 10
 O treinamento físico resulta em diversas alterações metabólicas com o intuito de melhorar o funcionamento do organismo tanto durante o repouso quanto durante o exercício. Essas alterações variam de acordo com o tipo e a duração do treinamento. 
 
Com base no texto acima, assinale a opção correta que identifica os tipos de treinamentos capazes de gerar alterações metabólicas em nosso organismo: 
A - Treinamento aeróbio e treinamento respiratório. 
B - Treinamento anaeróbio e treinamento de Banco de Wells. 
C - Treinamento anaeróbio de treinamento respiratório. 
D - Treinamento aeróbio e treinamento anaeróbio. 
E - Treinamento aeróbio e treinamento de Banco de Wells. 
Questão 6 de 10
O teste de uma repetição máxima (1RM) é frequentemente utilizado como medida de força muscular, seja no âmbito da preparação física, do treinamento desportivo, da reabilitação física, ou simplesmente no escopo da pesquisa científica. 
 
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbme/v13n1/07.pdf 
Acesso em: 02/08/2020 
 
Considerando o texto acima, é correto afirmar que: 
A - No teste de 1 RM, mesmo sendo capaz de executar mais repetições, o avaliado irá executar uma única repetição com uma carga de 79% de sua capacidade. 
B - No teste de 1 RM avalia-se a maior carga que um indivíduo consegue executar, desconsiderando a amplitude ou técnica na execução. 
C - No teste de 1 RM com uma carga máxima, será encontrado o valor da carga de risco paro o treino, sendo fundamental, posteriormente, trabalhar com 20 a 60% a carga do teste. 
D - No teste de 1 RM avalia-se a maior carga que um indivíduo consegue deslocar em determinada amplitude de movimento, durante uma única repetição.
E - No teste de 1 RM avalia-se o nível de treinamento em que o individuo se encontra, se é iniciante ou avançado. 
Questão 7 de 10
Powers e Howley (2000, p. 203) apontam que “as contrações sustentadas envolvidas nos movimentos corporais normais podem ser fielmente reproduzidas em laboratório, desde que uma série de estímulos seja aplicada ao músculo”. Nesse sentido, ao se iniciar uma série de estímulos para a contração muscular, as contrações iniciais são simples, até que em certo momento o relaxamento muscular não é possível, fazendo com que ocorra uma somatória de contrações e, consequentemente, a força aparente ser aditiva. Tal mecanismo recebe o nome de soma. No entanto, se o número de estímulos aumentar de forma frequente, as contrações passam a não ser realizadas de forma isolada, ou seja, elas se fundem a ponto de apresentar uma única contração. 
 
Considerando que após aumentar o número de estímulos de forma frequente onde as contrações se fundem em uma, é correto afirmar que: 
A - A esse mecanismo damos o nome de tetania muscular. 
 
B - Esse mecanismo é chamado de sarcopenia. 
C - Aumentando o número de estímulos, esta única contração será a contração isométrica de força. 
D - A esse mecanismo damos o nome de caquexia.
  
E - Esse mecanismo é chamado de estimulação neuromotor. 
Questão 8 de 10
As respostas mais rápidas frente à mudança de altitude são a hiperventilação e o aumento do débito cardíaco submáximo, para controlar agudamente as funções corpóreas. Por outro lado, alguns ajustes são necessários quando o indivíduo é exposto à altitude durante um período maior. Dessa forma, podem ser citadas três principais adaptações: o controle do equilíbrio ácido-básico dos líquidos orgânicos, a produção
de hemoglobina e de hemácias, bem como mudanças na circulação local e na atividade aeróbia da célula e, por fim, o aumento da estimulação neuro-humoral simpática e concomitante elevação nas concentrações de norepinefrina. 
 
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir: 
I. Sabe-se que a exposição a longo prazo à hipóxia é capaz de estimular a mudança no diâmetro e no comprimento dos capilares. Além disso, pode ocorrer também a formação de novos capilares, o que acaba comprometendo e dificultando o transporte de oxigênio para o cérebro.
II. 
III. A hiperventilação representa uma das principais alterações contínuas que ocorre em grandes altitudes para manter o equilíbrio ácido-básico do organismo.
IV. 
V. Com a exposição contínua à altitude, a capacidade do sangue em carrear oxigênio é aumentada. Essa é a adaptação crônica à altitude mais importante.
VI. 
VII. Uma alteração que ocorre com a exposição crônica à altitude é a mudança na composição corporal – diminuição da massa magra do indivíduo em virtude da atrofia de parte das fibras musculares. A quantidade de gordura corporal também é reduzida. Isso ocorre porque em altas atitudes o apetite é diminuído, resultando em menor consumo de calorias.
VIII. Sabe-se também que a mioglobina de indivíduos que vivem em altitudes elevadas pode chegar a níveis 70% maiores que os basais.
Assinale a alternativa correta:
A - II, III e IV 
B - I, III e V. 
C - II, III e V. 
D - II, IV e V. 
E - I, II e V. 
Questão 9 de 10
A unidade motora não é capaz de exercer a gradação da força; o estímulo elétrico pode gerar ou não a contração muscular. Esse princípio também é conhecido como “princípio do tudo ou nada”. Sendo assim, esse estímulo elétrico é capaz de gerar atividade em todas as fibras que compõem uma determinada unidade motora, contraindo-as simultaneamente. A gradação da força pode variar de duas formas: de acordo com número de unidades motoras recrutadas ou de acordo com a frequência de descarga dessas unidades. 
 
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir: 
I. Um impulso nervoso não ativa todas as unidades motoras ao mesmo tempo, caso contrário, a gradação da força não seria algo controlável.
II. As unidades motoras de contração rápida que apresentam limiar de ativação inferior são utilizadas durante atividades de intensidade leve ou moderada.
III. Atletas de provas em que predomina o metabolismo aeróbio (e.g. corrida de longa distância, natação), a ativação das unidades motoras não ocorre de forma simultânea; isso acontece para que algumas fibras se recuperem enquanto outras são ativadas, fazendo com que o atleta demore para atingir a fadiga.
IV. Atletas de powerlifting geralmente apresentam uma característica de ativação simultânea de grande número de unidades motoras durante a contração muscular. Isso ocorre porque nessa modalidade é preciso gerar força máxima em curto espaço de tempo.
V. Um impulso nervoso irá ativar todas as unidades motoras ao mesmo tempo, seja ao levantar uma folha de papel ou um peso que necessite força máxima.
Assinale a alternativa correta:
A - I, II e IV.
B - II, III e IV.
 
C - I, III e IV. 
D - I, III e V.
 
E - III e IV, apenas. 
Questão 10 de 10
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é definida como uma doença prevenível e tratável com um componente pulmonar (caracterizado por uma limitação crônica ao fluxo aéreo) e com efeitos sistêmicos significativos que contribuem para a gravidade das manifestações clínicas. 
A condição física do indivíduo é determinante para a realização das atividades da vida diária (AVD), as quais são fundamentais para manter a qualidade de vida do doente com qualquer patologia crônica, incluindo a DPOC. 
 
Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-21592010000400011 
Acesso em: 01/09/2020.  
 
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir: 
I. A DPOC causa destruição no parênquima pulmonar; com isso, desencadeia-se um desequilíbrio entre o ar dos alvéolos e o fluxo sanguíneo. Como consequência, a função mecânica dos pulmões é prejudicada, culminando em dificuldades nas trocas gasosas dos alvéolos.
II. 
III. A DPOC envolve diversas doenças, entre elas a asma crônica, o enfisema e a bronquite. O tratamento é realizado exclusivamente por meio de farmacológicos.
IV. Os exercícios físicos aeróbios são muito indicados para pacientes com DPOC.
V. 
VI. Indivíduos com DPOC não devem realizar atividades aquáticas.
VII. 
VIII. O treinamento resistido é indicado para melhora da força muscular que, na maioria das vezes, é comprometida nessa população. É importante destacar que esse tipo de exercício também implica em melhora significativa na qualidade de vida e na capacidade funcional desses indivíduos.
Assinale a alternativa correta:
A - I, IV e V. 
B - II, III e V.
 
C - II, IV e V.
 
D - I, III e V. 
E - III e V, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais