Buscar

atividade 9 LEG EXERC PROF ENF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências da acções. Significa, portanto, que os juízos morais da acção humana não têm como justificação a obtenção de bons resultados ou a sua utilidade. Esta teoria avalia as ações do homem em função do seu princípio implícito e independentemente dos seus efeitos, tratando-se assim de uma ética formal, de uma ética do dever. A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional.
	
	
	
	O enfermeiro não deve em hipótese alguma integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços.Assim, revelando o segredo profissional
	
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, não colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços somente das instituições. Fazendo assim a revelação do segredo profissional para os diversos setores da instituição.
	
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.Onde o enfermeiro deverá revelar o segredo.
	
	
	Não partilhar as informações pertinentes com outros profissinais de setores diferentes, só com aqueles que estão implicados no plano terapêutico em seu setor, usando como critérios orientadores o bem-estar, a segurança física, emocional e social do indivíduo e família. Assim ,como os seus direitos e manter em absoluto o segredo profissional, preservando a sua inviolabilidade.
	
	
	Atuar em diversas áreas de competência e reconhecer a especificidade das outras profissões de saúde, respeitando os limites impostos pela área de competência de cada uma, perante ao segredo profissional e a sua revelação.
	
Explicação:
O Novo Código de Ética profissional (Resolução nº 0564/2017) prevê os seguintes itens relacionados ao sigilo profissional:
Art. 52 Manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal.
§ 1º Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
§ 2º O fato sigiloso deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.
§ 3º O profissional de Enfermagem intimado como testemunha deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar suas razões éticas para manutenção do sigilo profissional.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Resolução COFEN Nº 0568/2018 trata do regulamento dos Consultórios e Centros de Enfermagem.  E de acordo com este Regulamento, é CORRETO afirmar:
	
	
	
	O registro é requerido ao Presidente do Conselho Federal de Enfermagem em formulário por este fornecido.
	
	
	As Clínicas de Enfermagem que oferecem Serviços de Enfermagem e/ou Consultas de Enfermagem estarão aptas para funcionamento apenas quando autorizadas pelos órgãos sanitários competentes.
	
	
	O Consultório de Enfermagem está obrigado a manter registro no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição sobre a região do respectivo funcionamento, como consultório para atendimento exclusivo da própria demanda.
	
	
	É permitida a utilização do Consultório de Enfermagem por mais de um profissional, desde que as atividades que estejam, necessariamente, vinculadas e condicionadas, aos mesmos aspectos, dos demais.
	
	
	O registro de Consultório de Enfermagem deve ser pago anualmente, e obriga o enfermeiro a estar quite com sua situação financeira e cadastral.
	
Explicação:
As letras A; C; D e E são falsas, pois de acordo com o regulamento dos Consultórios e Centros de Enfermagem:
As Clínicas de Enfermagem que oferecem Serviços de Enfermagem e/ou Consultas de Enfermagem somente estarão aptas para funcionamento quando devidamente registradas como empresa nos Conselhos Regionais de Enfermagem, após devidamente autorizadas pelos órgãos sanitários competentes (estadual ou municipal).
É permitida a utilização do Consultório de Enfermagem por mais de um profissional, desde que as atividades de cada um não estejam, necessariamente, vinculadas ou condicionadas, sob qualquer aspecto, a dos demais.
O registro de Consultório de Enfermagem é isento do pagamento de anuidades e emolumentos, e obriga o enfermeiro a estar quite com sua situação financeira e cadastral.
O registro é requerido ao Presidente do Conselho Regional em formulário por este fornecido.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE é atividade privativa do enfermeiro, e utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade. A institucionalização da SAE deve acontecer como prática de um processo de trabalho adequado às necessidades da comunidade e como modelo assistencial a ser aplicado em todas as áreas de assistência à saúde pelo enfermeiro.Com base nas considerações acima, referente a Resolução COFEN nº 358/2009, da Sistematização da Assistência de Enfermagem, marque a opção correta.
	
	
	
	Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
	
	
	a) Exame Físico: O Enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa, efetuando o levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para validar as informações obtidas no histórico,no prontuário e na administração da Instituição.
	
	
	Artigo 2º - A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - deve ocorrer instituição da saúde pública.
	
	
	Artigo 4º - Os CORENS, em suas respectivas jurisdições, não deverão promover encontros, seminários, eventos, para subsidiar técnica e cientificamente os profissionais de Enfermagem, na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE.
	
	
	Artigo 6º - Os casos omissos, serão resolvidos pelo COREN.
	
Explicação:
De acordo com a Resolução nº 358/2009, Art. 1º O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários
na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, marque a opção correta que caracteriza as relações profissionais e direitos, descritas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
	
	
	
	Art. 1º - Exercer a enfermagem sem liberdade, sem autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
	
	
	 Art. 6º Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional.
	
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	
	Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos pessoais da categoria e da sociedade.
	
	
	Do Capítulo I, Das Relações Profissionais e Dos Direitos, Art. 4º - Obter desagravo público e privado por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Federal de Enfermagem
	
Explicação:
De acordo com a Resolução 0564/2017, no Capítulo I - Dos Direitos, o Art. 6º traz "Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional."
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre o termo de consentimento livre e esclarecido visa é FALSO afirmar que:
	
	
	
	o diálogo deve ocorrer apenas no momento da assinatura do termo e as informações não devem ser claras.
	
	
	enfatiza o diálogo entre pesquisadores e participantes de pesquisa.
	
	
	a busca de diálogo são elementos importantes para melhorar a qualidade e a proteção da escolha livre e individual autônoma.
	
	
	o projeto deve conter informações de como o pesquisador recrutará os sujeitos para sua pesquisa e promoverá este debate.
	
	
	o diálogo deve ser amplo, informativo e garantir a liberdade dos participantes para indagações sobre todos os aspectos da pesquisa.
	
Explicação:
Também conhecido pela sigla TCLE (Termo de consentimento livre e esclarecido) este documento deve ser claro e deve ser explicado para o participante da pesquisa de modo que o mesmo, se sinta à vontade em participar sem dúvidas ou receios. O TCLE também deve prever para o usuário que ele poderá desistir da pesquisa a qualquer tempo de seu desenvolvimento. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde que traz em seu bojo a prerrogativa de se trabalhar com determinadas normas e diretrizes que de certa forma dão sustentação à:
	
	
	
	análise de prontuários.
	
	
	procedimentos operacionais padrões.
	
	
	criação de protocolos.
	
	
	pesquisa em saúde.
	
	
	normas e rotinas.
	
Explicação:
A presente Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa a assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão atender a Resolução nº 466/2012.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Resolução COFEN Nº 567/2018 regulamenta a atuação da equipe de enfermagem:
	
	
	
	no atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-Hospitalar em Aeronaves de asa fixa e rotativa.
	
	
	na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário.
	
	
	em quimioterapia antineoplásica.
	
	
	no cuidado aos pacientes crônicos, em uso de traqueostomia.
	
	
	no cuidado aos pacientes com feridas.
	
Explicação:
A Resolução COFEN Nº 567/2018 regulamenta a atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Resolução COFEN nº 551/2017 trata da normatização da atuação do Enfermeiro no atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter Hospitalar em Veículo Aéreo. são as atribuições do enfermeiro aeroespacial ou enfermeiro de bordo, no pré-voo, EXCETO:
	
	
	
	verificar e testar equipamentos.
	
	
	conhecer os equipamentos e realizar manobras manual de extração de vítimas.
	
	
	garantir assistência integral ao paciente.
	
	
	obter informações sobre a história clínica do paciente.
	
	
	inteirar-se do tempo previsto de voo.
	
Explicação:
A garantia da assistência integral ao paciente, é uma das atribuições do enfermeiro aeroespacial ou enfermeiro de bordo durante o voo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando