Buscar

Avaliação objetiva de Políticas de Informação (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Políticas de Informação 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650539) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22646141
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	A Constituição traz um regulamento identificado pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que vigora para os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, além das autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e demais entidades que sejam direta ou indiretamente controladas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios (BRASIL, 2011). De acordo com a Lei de Acesso à Informação, a lei e seus procedimentos buscam assegurar ao cidadão o direito fundamental de acesso. Considerando esses títulos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informação: refere-se ao conjunto de ações relacionadas à produção, recepção, classificação, acesso, uso, reprodução e transporte.
(    ) Informação sigilosa: refere-se a dados, processados ou não, contidos em determinado meio, suporte ou formato, que podem ser usados para produção e transmissão de conhecimento.
(    ) Informação pessoal: refere-se à informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.
(    ) Tratamento da informação: refere-se àquela informação submetida de forma temporária para restrição de acesso público em razão de ser imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Presidência da República. Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm. Acesso em: 16 jun. 2019.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Segundo Araújo e Rodrigues (2017, p. 24), quando há divergências com relação a uma imagem, os defensores de ideias diferentes podem conseguir desestabilizar o monopólio. Imagens políticas alternativas são desenvolvidas com base em alguns componentes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	Apelos emotivos e dados científicos.
	 b)
	Informações e dados científicos.
	 c)
	Informações e dados empíricos e apelos emotivos.
	 d)
	Manipulação de dados científicos.
	3.
	A análise de políticas públicas trouxe benefícios para o desenvolvimento de quadros teóricos, conceitos e disciplinas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Segundo Estevão e Ferreira (2018), existem diferentes tipos de análises de política. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos diferentes tipos de análise citada pelos autores:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	Relações entre Estado e sociedade: busca a compreensão, a partir do conhecimento do modo de produção capitalista.
	 b)
	Conteúdo das políticas públicas: o analista investiga como determinada política surgiu, foi implementada e quais os resultados obtidos a partir de sua implementação.
	 c)
	Funcionamento da estrutura administrativa: quando a análise está direcionada ao processo de decisão no interior das organizações e nas relações ocorridas.
	 d)
	O processo de decisão: busca explicar o funcionamento institucional e as características da política.
	4.
	Para Farias e Vital (2007), de acordo com os tipos de política de informação: federalista, monárquico, feudalista, anárquico e utópico tecnocrático, o profissional da informação deve inserir na organização um meio para democratizar e disseminar esses tipos de políticas. Sobre como o profissional da informação deve fazer para democratizar o uso das politicas de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pontuar que apesar da política de informação estabelecida pela organização, cada indivíduo determina seus próprios sistema de informações e a forma de gerenciá-la.
(    ) Auxiliar no gerenciamento da política e ter a informação como um elemento fundamental para o sucesso, é algo que deve ser focado nos ambientes das organizações.
(    ) Defender que a tecnologia torna possível a circulação, da informação com maior eficácia, sem apresentar qualquer tipo de risco na qualidade e confiabilidade.
(    ) Deve realizar o diagnóstico para saber qual é a política de informação que predomina na organização para trabalhar os seus pontos fortes e fracos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Para Farias e Vital (2007), o profissional da informação deve realizar o diagnóstico para saber qual é a política de informação que predomina na organização, para trabalhar os seus pontos fortes e fracos de forma a democratizar o acesso, a disseminação e o uso da informação. Desse modo, esse autor destaca alguns motivos para a realização desse diagnóstico. Considerando esses motivos, analise as afirmativas a seguir:
I- Porque mesmo depois de implantar a política de informação ela irá apresentar suas vantagens e desvantagens, por acabar sofrendo influência no ambiente que estão inseridos.
II- Porque o gerenciamento da política, apoiado por todos da organização, e tendo a informação como um elemento que não necessita de atenção, é algo que deve ser focado nos ambientes das organizações.
III- Porque não deve ocorrer uma mudança na cultura da organização e das novas tecnologias via gerenciamento da política de informação;
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FARIAS, Flavio Bezerra de; VITAL, Ricardo. O Estado Capitalista contemporâneo: para a crítica das visões regulacionistas. São Paulo: Cortez, 2007.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	6.
	Em diversos países do mundo temos assistido o aumento do número de pessoas idosas, que se deve, em especial, à melhora na qualidade de vida, à redução da natalidade e ao declínio da mortalidade de pessoas ao redor do mundo. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é classificado como toda pessoa que possui idade acima de 60 anos. Sobre os idosos, analise as afirmativas a seguir: 
I- A implantação de uma política nacional para idosos só aconteceu no ano de 1994.
II- Em 1977, criou-se o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social, sistema responsável por atender, em nível nacional, às pessoas idosas.
III- Antes da década de 1970, o trabalho feito com idosos era de cunho caridoso, realizado por ordens religiosas ou entidades estatais.
IV- O profissional da informação e o bibliotecário precisam estar atentos em como auxiliar os idosos a exercer o direito de acessar informações e modificar suas realidades sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	A primeira instituição responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para a cultura foi o Departamento Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, criada no Brasil em 1935 por Mário de Andrade. Abordando o conceito de Políticas públicas culturais, sobre o conceito que é defendido por Canclini (2001), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis e grupos comunitários organizados, a fim de orientar o desenvolvimento simbólico, satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de ordem ou de transformação social.
(    ) Promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável.
(    ) Formulações e/ou propostas desenvolvidas pela administração pública, organizações não governamentais e empresas privadas, com o objetivo de promover intervenções na sociedade através da cultura.
(    ) À medida que a política cultural traz uma resposta de uma autoridade política a um determinado problema do campo social ou artístico, ela condiciona de forma efetiva a economia dos bens culturais e as suas instituições, determinando, assim, a gênese e a     história do campo de produção cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CANCLINI, Nestor Garcia. Definiciones em transición. In: MATO, Daniel (org). Estúdios latinoamericanos sobre cultura e transformaciones sociales em tiempos de globalización. Buenos Aires, Clacso, 2001.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	O Estatuto do Idoso regulamenta as prioridades estabelecidas para o idoso, e estabelece prioridades para a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Sobre o Estatuto do Idoso, analise as afirmativas a seguir: 
I- O Estatuto do Idoso em seu artigo 3º, inciso VII, aborda sobre o estabelecimento de mecanismos que busquem divulgar informações educativas sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento
II- O Estatuto do Idoso aborda a Política de Atendimento ao Idoso. Dentro dessas políticas de atendimento, destaca-se as políticas de serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e depressão. 
III- O Estatuto do Idoso aborda sobre os direitos fundamentais, divididos entre o direito à vida e também sobre o direito à liberdade, respeito e dignidade. Aborda, ainda, sobre o direito à saúde, educação, cultura, esporte, lazer.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 22 maio 2020.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	Em outubro de 2000, foi criado o Comitê Executivo de Governo Eletrônico (GECE) com a finalidade de formular políticas, estabelecer diretrizes, fazer a coordenação e a articulação de ações de implantação do Governo Eletrônico. Sobre as competências do GECE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Coordenar e articular a implantação de programas para a racionalização da aquisição e da infraestrutura, e das aplicações de tecnologia da informação e comunicações no âmbito da APF.
(    ) Estabelecer as diretrizes para a formulação, pelos Ministérios, de plano mensal de tecnologia da informação e comunicações.
(    ) Estabelecer diretrizes e estratégias para o planejamento da oferta de serviços e de informações por meio eletrônico, pelos órgãos e pelas entidades da APF.
(    ) Definir padrões de qualidade para as formas eletrônicas de interação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/DNN/DNN9067.htm. Acesso em: 18 fev. 2020.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Ao pensar a inclusão do idoso na sociedade da informação, o intermédio da sua inclusão digital é importante para a garantia de direitos desses cidadãos. No imaginário social, ainda há o pensamento de que o idoso não pertence mais à sociedade devido ao fato de não trazer mais rendimentos para o Estado via força de trabalho. Sobre as pessoas idosas, analise as afirmativas a seguir:  
I- Na Constituição Federal, está estabelecido que são deveres do Estado e da sociedade ampararem os idosos e fornecerem a eles tais condições de plena existência.
II- O Projeto Silver-Code é uma ação financiada pela União Europeia e visa melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas no nosso mundo digital através do desenvolvimento de conhecimentos e competências para aproveitar plenamente a tecnologia digital.
III- A perda de autonomia da pessoa idosa está presente somente no plano tecnológico, uma vez que depende de familiares, amigos e cuidadores para lhe auxiliar no uso da tecnologia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando