Buscar

SOCIEDADE ANÔNIMA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOCIEDADE ANÔNIMA E SUAS CARACTERÍSTICAS 
Inicialmente, é preciso compreender que Sociedade Anônima é o nome dado a sociedade com fins lucrativos cujo capital é dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios é limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas. 
Além disso, os sócios são chamados de acionistas. 
Contudo, para entender o funcionamento de uma Sociedade Anônima, é preciso ver seus dois tipos, suas características e a maneira como é conduzida e administrada. 
Suas principais características são:
Capital Social: A sociedade anônima necessita de recursos para se organizar e estruturar, e estes devem ser providenciados, pelos sócios. Esses recursos são divididos em partes ou frações. Chamadas de ações. Essas ações estão relacionadas à contribuição que os sócios dão para a sociedade realizar sua atividade econômica. 
Além disso, os sócios podem contribuir com qualquer espécie de bens, moveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos. Porém, antes da incorporação ao capital social da sociedade, esses bens devem ser avaliados por peritos a fim de verificação exata de seu valor. 
Livre Cessibilidade de Capital: O capital fracionado, isto é, dividido em ações, é passível de transmissão a qualquer pessoa. Afinal, no que se refere as Sociedades Anônimas, o fator mais importante é a entrada de capital, não se levando muito em consideração a qualidade do sócio. 
Por ser uma sociedade aonde não importa a pessoa do sócio, mas sim o capital que representa cada ação incorporada por esse sócio, formou-se um verdadeiro mercado relativo as ações, considerando seus rendimentos e vantagens que seus proprietários podem adquirir.
Responsabilidade Limitada dos Acionistas: Vale dizer que a responsabilidade dos acionistas está limitada ao preço de emissão das ações que o acionista subscrever. Assim que o valor das ações subscritas estiver devidamente integralizado, o sócio estará livre de qualquer responsabilidade patrimonial, no caso de insucesso da empreitada. 
Entretanto, é importante distinguir a responsabilidade limitada dos acionistas e a dos quotistas. Nas sociedades, os quotistas possuem apenas a responsabilidade principal, ou seja, a obrigação de responder pela importância com que entram a formação do capital social. Já os acionistas, como não prometeram nada, não são obrigados a entrar com qualquer importância, pois se responsabilizam apenas pelo montante de suas ações. 
Essência Mercantil: As sociedades anônimas serão sempre mercantis, independentemente de seu objeto, regendo-se pelas leis e usos do comércio. Isto é, está sujeita a falência e pode requerer recuperação judicial. 
Lauda 2.
Relevância social e econômica das sociedades anônimas
Sem as sociedades anônimas, o capitalismo não teria encontrado meios para se desenvolver tanto como o fez. As sociedades anônimas são a forma de obtenção de grandes massas de recursos, necessárias ao desenvolvimento dos grandes empreendimentos que compõem a economia moderna. É vital para o desenvolvimento dos grandes empreendimentos, na medida em que alia a capacidade ilimitada de atrair recursos financeiros e a possibilidade de limitar e dispersar os riscos. 
A participação em sociedades é uma forma de poupar dinheiro muito atrativa pela limitação da responsabilidade, por não haver discriminação quanto à pessoa do investidor, uma vez que esta é uma sociedade de capital, pela maior rentabilidade do que os advindos de investimentos feitos na renda fixa, apesar dos riscos e investir em uma renda variável, pela dupla possibilidade de ganhos por meio de percepção dos lucros (quando o preço das ações aumentam, ou seja, elas valorizam, o investidor lucra), e da negociação dos títulos valorizados no mercado. 
Além disso, o investidor também lucra com os dividendos da empresa, que são uma parte dos lucros dela distribuída entre seus acionistas, e os dividendos possuem o imposto de renda já descontado na fonte, ou seja, o valor recebido já é liquido, o que é um grande atrativo. 
Por terem sido criadas para a captação da poupança popular e sua alocação no setor produtivo, as sociedades anônimas impulsionam o desenvolvimento econômico. Cada uma das características das S.A foi pensada para as transformarem em uma máquina de captação de recursos. Seu intuito é fazer negócios como faria uma pessoa comum, somado com a capacidade de reunir e usar o capital de uma enorme gama de indivíduos e, desta forma, ela consegue empreender tarefas que estão muito além do alcance de uma única pessoa comum. 
Principais diferenças entre as sociedades anônimas e as sociedades limitadas
LTDA é o tipo societário de maior presença na economia brasileira, ela representa mais de 90% das sociedades empresarias registradas nas Juntas Comerciais. Nesse tipo de constituição de sociedade empresarial regulada pelo Código Civil, a principal característica é a responsabilidade dos sócios se limitar ao valor da sua cota integralizada no capital social da empresa.
S.A, por sua vez, é regulada pela lei 6.404/76, que define como companhia ou sociedade anônima. Nesse caso o capital da empresa é dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Elas podem ser abertas ou fechadas, conforme tenham, ou não, admitidas as ações em negociação na bolsa de valores ou no mercado de balcão. 
Para a S.A ter suas ações negociadas é preciso uma autorização do Governo Federal.
Lauda 3.
Sociedade anônima aberta e fechada 
Capital fechado: No possui valores mobiliários ofertados ao público em geral. Desta maneira, possui uma estrutura mais simples em relação à sociedade de capital aberto. Seu capital resulta da contribuição de seus acionistas. Assim, os interesses da sociedade e de seus sócios são regulados na letra do estatuto social, sendo dispensada a tutela do interesse público e um maior controle do estado. 
Capital aberto: Podem captar recursos junto aos investidores em geral, pela oferta de valores mobiliários. Os valores mobiliários são títulos de crédito (ações, debêntures, bônus, de subscrição, partes beneficiárias) emitidos pela sociedade anônima com o intuito de captar tais recursos. 
Por contar com recursos captados junto ao mercado de capitais, a sociedade aberta se sujeita à fiscalização governamental. Assim, para proteção dos investidores e do mercado, a lei determina que a sociedade anônima seja registrada junto à Comissão de Valores Mobiliários. 
Por fim, a lei das S.A (lei 6.404/76), estabelece que as sociedades anônimas abertas assumam inúmeras responsabilidades para proteção do mercado.
BIBLIOGRAFIA 
https://studiofiscal.jusbrasil.com.br/artigos/142156865/as-principais-diferencas-entre-ltda-e-sa
https://parceirolegal.fcmlaw.com.br/questoes-societarias/sociedades-anonimas/
https://raphapf.jusbrasil.com.br/artigos/762560255/a-importancia-das-sociedades-anonimas-para-o-desenvolvimento-economico
MAMEDE, Gladston. Manual de Direito Empresarial. Editora Atlas Ltda, 2018.
VENOSA, Sílvio de Salvo. RODRIGUES, Cláudia. Direito empresarial. Editora Atlas Ltda. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais