Buscar

Pesquisa tubulação de gás

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Fenômenos dos transportes
PESQUISA MATERIAIS UTILIZADOS EM TUBULAÇÃO DE GÁS NATURAL
Giulian Henrique Z. Betini
VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES
SETEMBRO / 2020
Giulian Henrique Z. Betini
PESQUISA MATERIAIS UTILIZADOS EM TUBULAÇÃO DE GÁS NATURAL
Pesquisa de aula apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi
VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ES
SETEMBRO / 2020
PESQUISA MATERIAIS UTILIZADOS EM TUBULAÇÃO DE GÁS NATURAL
Recém descobertos, os campos de gás natural brasileiros já têm previsão para início da produção de gás natural entre dezembro e janeiro de 2021 no Campo do Azulão (AM). A previsão é que o gás natural tenha uma redução de preço, principalmente com a PL do Gás (Lei nº 153/2020) sendo aprovada aumentando a concorrência entre as empresas que exploram o combustível.
Devemos voltar a atenção para a necessidade que o mercado exigira de materiais e projetos mais eficientes para o transporte do combustível até o consumidor final.
A NBR 15526:2012 nos orienta quanto aos cuidados e aplicações dos materiais adequados para projeto de redes de distribuição interna de gases combustíveis, assim como explica sobre as atribuições e responsabilidades que o profissional que elabora o projeto tem quanto da empresa executora.
Os materiais especificados no detalhamento devem ter resistência física e química compatível com o gás utilizado conforme suas normas específicas como por exemplo a NBR 5580 que estabelece critérios para tubos condutores de aço-carbono, NBR 13206 que trata dos tubos de condução de cobre rígido, NBR 14745 que trata dos tubos de condução de cobre flexível e para tubos de condução de polietileno (PE 80 ou PE 100) a NBR 14462. As conexões vão depender de cada tipo de tubo condutor escolhido e também tem normas especificas.
Toda a rede deve ser dimensionada através de métodos conhecidos de cálculo que são estabelecidos pela NBR 15226, todos os dispositivos de segurança como válvulas, medidores, filtros devem seguir as orientações dos fabricantes. 
Devemos sempre estar atentos as normas das concessionárias locais para elaborar o dimensionamento correto da rede, a exemplo, a COMGÁS, entes de elaborar o projeto é necessário verificar uma consulta da existência da rede no local desejado e das pressões de fornecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NBR 15526:2012
https://www.comgas.com.br/wp-content/uploads/2017/05/RIP-2014_4-Projeto-e-construcao-versao-Dezembro-2015.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando