Buscar

As propriedades físico

Prévia do material em texto

As propriedades físico-químicas da água estão intimamente relacionadas à sua estrutura eletrônica, ou seja, derivam primariamente da estrutura polar da molécula de água. A molécula de água consiste de um átomo de oxigênio covalentemente ligado a dois átomos de hidrogênio. As duas ligações O – H formam um ângulo de 105º. O oxigênio é fortemente eletronegativo e tende a atrair em sua direção os elétrons dos átomos de hidrogênio. Consequentemente, o oxigênio adquire uma carga negativa parcial, enquanto que os dois átomos de hidrogênio se tornam positivamente carregados. Esta distribuição assimétrica de cargas, torna a água uma molécula dipolar. Essa separação de cargas positivas e negativas gera uma forte atração mútua entre moléculas de água adjacentes e entre moléculas de água e algumas macromoléculas. Nestes casos, as ligações predominantes são as pontes de hidrogênio. A polaridade e a capacidade de formar ligações de hidrogênio é a correlação entre a sua estrutura eletrônica com as propriedades físico-químicas da água.
.
3- A grande diferença entre água das outras moléculas, é que as outras moléculas não apresentam efeito dipolo permanente, porque suas moléculas não possuem distribuição assimétrica de elétrons, e, consequentemente, nenhuma carga parcial que possibilite a formação de pontes de hidrogênio. Além das interações entre as moléculas de água, as ligações de hidrogênio também são importantes para atrações entre a água e outras moléculas ou superfícies que tenham átomos eletronegativos (O ou N). 
4-A água é sim denominada por "solvente universal" porque dissolve mais substâncias que qualquer outro líquido. Isto significa que onde quer que a água se desloque, através do solo ou através de nossos corpos, leva consigo produtos químicos, minerais e nutrientes.
5-Em função da considerável quantidade de energia requerida para romper a forte atração intermolecular causada pelas pontes de hidrogênio, a água apresenta propriedades térmicas atípicas e biologicamente muito importantes, tais como elevados valores de ponto de fusão e de ebulição, de calor latente de fusão e de vaporização e de calor específico. Essas propriedades são extremamente importantes, possibilitando que a água se mantenha no estado líquido a temperaturas compatíveis com a vida
6- A diferença entre elas é que a coesão atração mútua entre moléculas, como tensão superficial o coesão é a energia necessária para aumentar a área de superfície de uma interface gás-líquido e a adesão, é a atração da água a uma fase sólida.
7-
O fluxo em massa ocorre quando uma força externa, tal como gravidade ou pressão, é aplicada. Como resultado, todas as moléculas da substância se movem como uma massa única. Um exemplo clássico é a água que recebemos nas torneiras de nossas casas, nas quais a água flui em resposta a uma pressão hidrostática estabelecida pela gravidade, o movimento de água por fluxo em massa é comum nos solos e no xilema de plantas. 
A difusão pode ser interpretada como um movimento de uma substância, de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração, exemplo é quando o açúcar colocado no copo com água, o perfume de uma flor, que rapidamente impregna o ar de um ambiente fechado, A condução da seiva. 
Um terceiro processo responsável pelo transporte de água é a osmose, a qual se refere ao movimento de um solvente, tal como a água, através de uma membrana. A osmose é a passagem de solvente através de uma membrana semipermeável para uma solução mais concentrada, exemplo é quando raízes das árvores funcionam como uma membrana semipermeável permitindo a passagem de água. Como a solução que está dentro da raiz da planta é mais concentrada que a da terra, ocorre a passagem de água pela raiz para dentro da planta.

Continue navegando