Buscar

TRABALHO 2 - FILOSOFIA - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· ergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Keynes procura explicar a importância dos investimentos para que determinados níveis de renda e emprego ocorram. O investimento é dependente de uma relação entre o nível de taxa de juros e a eficiência marginal do capital, sendo que os juros têm a sua determinação no mercado monetário (oferta e demanda de moeda), além da preferência pela liquidez existente entre os agentes econômicos.
 
Fonte: GENNARI, A. M.; OLIVEIRA, R. História do pensamento econômico. São Paulo: Saraiva, 2009.
 
Sobre o conceito de Eficiência Marginal do Capital (EMgK), apresentado por Keynes, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Explica o nível de investimento na economia.
II. A EMgK é dada pela expectativa que os empresários têm de lucrar em determinado empreendimento.
III. A EMgK é uma expectativa de renda.
IV. a EMgK refere-se ao retorno esperado do investimento e o preço de oferta presente do investimento.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Esse foi um conceito proposto por Keynes para explicar o nível de investimento na economia. A EMgK é dada pela expectativa que os empresários têm de lucrar em determinado empreendimento (a partir do investimento inicial), isto é, uma taxa de desconto responsável por igualar o fluxo de rendas esperadas pelo investimento e o preço de oferta de máquinas e equipamentos, por exemplo. Assim, a EMgK é uma expectativa de renda (retorno esperado do investimento) e o preço de oferta presente do investimento.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Outro contraste que se pode perceber na abordagem de Keynes em relação à teoria clássica da economia refere-se à moeda. Não sem motivo, ele intitula seu livro de A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Sobre a teoria de Keynes em relação ao valor da moeda, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Keynes considera a moeda “neutra”.
II. ( ) Keynes considera que a moeda é um fenômeno monetário que apenas impacta em volatilidade nos preços.
III. ( ) Keynes considera que a moeda é mais um ativo na economia.
IV. ( ) Keynes considera que os agentes econômicos também demandam moeda por motivos, como o de especulação, por exemplo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta sequência adequada. Keynes argumentava que a moeda era mais um ativo na economia, impactando no setor real na medida em que os agentes econômicos também demandavam moeda por motivos como o de especulação, por exemplo. As outras afirmativas, I e II, referem-se ao pensamento clássico econômico sobre o papel da moeda.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Milton Friedman (1912-2006) foi outro importante pensador da escola econômica mundial que apoiava ideias clássicas e menor atuação do Estado na economia. Friedman “[...] apoia suas ideias no tripé: taxa natural de desemprego, curva de Phillips e expectativas adaptativas” (CARVALHO et al., 2015, p. 121).
 
Fonte: CARVALHO, F. J. C. et al. Economia monetária e financeira: teoria e política. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
 
Sobre a taxa natural de desemprego, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Refere-se ao ponto de equilíbrio de quando a economia não está sob efeito de nenhuma intervenção do governo.
II. ( ) Refere-se ao trade-off existente entre inflação e desemprego.
III. ( ) Os agentes econômicos formam suas expectativas de preços com base nos acontecimentos passados.
IV. ( ) Os agentes econômicos formam suas expectativas de preços com base nos acontecimentos presentes.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois apresenta sequência inadequada. A curva de Phillips refere-se ao trade-off existente entre inflação e desemprego; a expectativa adaptativa diz que os agentes econômicos formam suas expectativas de preços com base nos acontecimentos passados; e a taxa natural de desemprego refere-se ao ponto de equilíbrio de quando a economia não está sob efeito de nenhuma intervenção do governo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira”.
 
Fonte: SILVA, D. N. Crise de 1929. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 5 ago. 2019.
 
Sobre o impacto da chamada “Grande Depressão”, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Resultou em elevado desemprego.
II. Resultou em salários muito baixos.
III. Resultou em pobreza crescente.
IV. Resultou em maior estabilidade econômica e política.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os resultados do movimento de contração da bolsa de valores “grande depressão” foram elevado desemprego, salários baixos, pobreza crescente e maior instabilidade política econômica. A grande depressão provocou instabilidade econômica e política o que, entre outros impactos, gerou os elencados acima.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“No Brasil, o principal efeito da crise de 1929 manifestou-se na queda vertical dos preços de café, levando o governo federal a comprar grande parte das safras e destruir 80 milhões de sacas do produto, para diminuir os estoques e tentar aumentar o preço, aqui vemos a relação entre oferta e demanda”.
 
Fonte: GURGEL, R. Crise de 1929 – Do crash da Bolsa de Valores ao New Deal. Educação UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/crise-de-1929-do-crash-da-bolsa-de-valores-ao-new-deal.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 5 ago. 2019.
 
Assinale a alternativa que indica sob qual ótica os economistas ligados à tradição clássica procuravam entender a economia:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Do equilíbrio.
	Resposta Correta:
	 
Da oferta.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta. Os economistas ligados à tradição clássica procuravam entender a economia a partir da ótica da oferta, Keynes partiu para uma análise da economia a partir da demanda. Basicamente, Keynes argumentou que era possível existir equilíbrio com baixa demanda (demanda efetiva baixa) e desemprego elevado e persistente.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com o avanço das ideias liberais no capitalismo contemporâneo, passou a ocorrer um debate entre a melhor forma de atuação do governo, isto é, mais governo ou menos governo, e como se daria a atuação do governo. Nesse contexto, alguns autores argumentavam sobre a importância da atuação efetiva governamental para a reversão de expectativas negativas sobre a economia. Assinale a alternativa que apresenta os autores da respectiva escola econômica que defendiam a ideia citada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
 Keynesianos.
	Resposta Correta:
	 
 Keynesianos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Eram os keynesianos que argumentavam sobre a importância da atuação governamental para a reversão de expectativas negativas sobre a economia. Pensavam a política do Estado de bem-estar social, ou seja, defendiam a atuação do estado de forma mais ativa na atividade econômica do país.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1
pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“No início da década de 1930, Hayek foi convidado a ministrar palestras em Londres para expor sua visão da Grande Depressão Americana. Sua exposição, fundamentada na ideia de que a origem da crise se devia a interferências do Estado americano no mercado, foi considerada certeira e completa, arrebatando a plateia. Em sua principal obra, o caminho da servidão, Hayek aponta que há risco da sociedade acabar se deteriorando, passando para uma situação de pobreza e servidão”.
 
Fonte: SPERANDIO, L. Por que Friedrich Hayek é o maior filósofo político do século XX. Gazeta do Povo, 8 maio 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/por-que-friedrich-hayek-e-o-maior-filosofo-politico-do-seculo/>. Acesso em: 5 ago. 2019.
 
Assinale a alternativa que apresenta qual situação Hayek aponta como causadora da deterioração da sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A perda da liberdade.
	Resposta Correta:
	 
A perda da liberdade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Hayek aponta a perda da liberdade dos indivíduos como um aspecto central para a sociedade acabar se deteriorando. Em outras palavras, a sociedade passaria para uma situação de pobreza e servidão.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao logo dos estudos, foi possível observar que a perda da hegemonia do pensamento clássico e marginalista se deu devido à Grande Depressão de 1929. Então, Hayek argumentava que era necessário reconsiderar as bases liberais, entretanto o pensamento liberal deveria ser modificado para responder aos novos argumentos da sociedade sem, no entanto, abandonar as diretrizes essenciais do pensamento econômico clássico. Sobre tais diretrizes essenciais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Liberdade.
II. ( ) Livre mercado.
III. ( ) Sem intervenção estatal.
IV. ( ) Estado de bem estar social.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta sequência adequada. Diretrizes essenciais do pensamento econômico clássico: I) liberdade; II) livre mercado; III) sem intervenção estatal. Embora Hayek proponha o resgate da teoria econômica clássica, ressalta a necessidade de algumas atualizações.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Keynes introduziu ferramentas de análises inovadoras, como a função de consumo e a preferência pela liquidez, e empregou conceitos desconhecidos na economia convencional, como a incerteza”.
Fonte: MINSKY, H. P. John Maynard Keynes. Campinas: Editora da Unicamp, 2011, p. 16.
Assinale a alternativa que indica qual é o ativo com maior liquidez, na teoria econômica apresentada por Keynes.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A moeda.
	Resposta Correta:
	 
A moeda.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. O conceito de preferência pela liquidez existe porque a moeda não é neutra na economia keynesiana, isso porque a economia real depende de variáveis monetárias (como a moeda) e os agentes utilizam a moeda como um ativo que, em momentos de incertezas, podem optar por reter, visto que é o ativo com maior liquidez na economia.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	No período do pós-guerra, período de grande acolhimento da teoria econômica keynesiana,o Estado passou a atuar na economia, por meio dos gastos do governo para estabelecer um Estado de bem-estar social, principalmente nos países desenvolvidos. Aqui no Brasil, também existiram governos que atuaram com uma forte atuação estatal. Sobre os governos no Brasil que demonstraram a busca por algum nível de bem-estar social, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Getúlio Vargas.
II. Juscelino Kubitschek.
III. Ditadura Militar.
IV. José Sarney.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Em nossa história, alguns governos apresentaram maior atuação estatal. Por exemplo, durante os 21 anos de Ditadura Militar, entre 1964 e 1985, foram criadas 47 empresas estatais. Esse é o número mais expressivo de estatais que já tivemos.
	
	
	
Segunda-feira, 23 de Março de 2020 12h24min10s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando