Buscar

FILOSOFIA DO DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FILOSOFIA DO DIREITO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 2972701
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considerando as relações entre o Direito e a Filosofia, com base no material didático da disciplina, são feitas as seguintes afirmativas:
I-A Filosofia é a crítica do Direito assim como o Direito é a crítica da Filosofia.
II- A Filosofia permite desenvolver um olhar crítico-reflexivo sobre as teorias e institutos presentes na esfera jurídica.
III- A desvinculação entre os fundamentos do Direito e os princípios da Filosofia é algo que deve ser feito por conta desta última não constituir ramo do conhecimento científico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, apenas.
 
	
	II e III e apenas.
	
	I, apenas.
 
	 
	II, apenas.
 
	
	III, apenas.
 
	
	
	 2.
	Ref.: 2981977
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No material didático do Curso, na Aula 02, pode se ler o seguinte parágrafo:
"Para Filosofia do Direito, a busca de uma conceituação sobre o que é Direito é uma tarefa importante e filosófica. O rigor conceitual é uma das características da Filosofia. Trata-se de um tema típico da Filosofia do Direito e não há conceito mais complexo de se analisar que este. E, neste ponto, podemos destacar que existem dois critérios básicos que nos auxiliam nesta tarefa, a saber: o critério nominal e o critério real ou lógico (HERKENHOFF, 2010)."
Neste contexto, são feitas as afirmativas, abaixo:
I- O critério lógico deriva da necessidade de se investigar a carga valorativa das palavras ao longo do tempo.
II- O critério real tem o sentido de coerência, sendo mais importante que o critério nominal para a compreensão do que o Direito é efetivamente.
III- O critério nominal tem dois tipos de definições: o etimológico, com a origem da palavra; e o semântico, ou seja, sentido alterado da palavra com o passar do tempo.
É correto o que se afirma em:
		
	
	II, apenas.
 
	 
	III, apenas.
 
	
	I, apenas.
 
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
 
	
	
	 3.
	Ref.: 1055578
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A corrente de pensamento que concebe a natureza humana como fundamentalmente racional e assevera que através da reta razão somos todos capazes de deduzir prescrições morais válidas universalmente é:
		
	 
	Jusnaturalismo
	
	Realismo Jurídico
	
	Dogmatismo
	
	Positivismo jurídico
	
	Historicismo jurídico
	
	
	 4.
	Ref.: 3020905
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Immanuel Kant na obra Metafísica dos Costumes analisou as diferenças entre Direito e Moral. A respeito do modo como Kant enfocou esse importante tema, são feitas as afirmativas abaixo:
I-Kant considera que, na esfera da moral, o cumprimento do dever ocorre por simples dever.  A consciência de uma pessoa a levaria a agir, porque reconheceria aquela máxima como correta: agi por moralidade.
II-Quando o cumprimento do dever por uma pessoa é motivado pelo temor de alguma sanção prevista na norma jurídica, isso significaria dizer que não se teria a pureza da moral, no sentido de ser influenciado por elementos externos à minha vontade ¿ mera legalidade.
III-No âmbito da moral, na concepção de Kant, como ser heterônomo, posso experimentar o cumprimento do dever por puro dever. Na esfera do Direito, como ser autônomo, respeito a lei, mesmo quando meus interesses mais íntimos me conduzem para pensamento diverso.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	
	 5.
	Ref.: 1055584
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	¿Justiça seja feita! ¿ ¿ Essa é uma ideia corriqueira no mundo da vida. Todavia, estudamos que existem duas acepções importantes que a Filosofia do Direito destaca para o termo justiça, a saber:
		
	 
	Justiça como conformidade à lei e justiça como instrumento para outros fins.
	
	Justiça como equidade e como julgamento meditativo pessoal.
	
	Justiça como instrumento para liberdade e justiça como medida e equilíbrio.
	
	Justiça como polissemia e justiça como julgamento justo.
	 
	Justiça como conformidade à norma e justiça como virtude.
	
	
	 6.
	Ref.: 1056879
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A distinção entre a liberdade dos antigos e a liberdade dos modernos, ou seja, as duas formas de liberdade, a liberdade positiva como um tipo de liberdade dos antigos e a liberdade negativa como a característica fundamental da liberdade dos modernos, foi construída por.
		
	
	Hans Kelsen
	
	Jean Jacques Rousseau
	
	Norberto Bobbio.
	 
	Benjamin Constant
	
	Immanuel Kant
	
	
	 7.
	Ref.: 1056881
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Existem concepções que partem da tese da igualdade de todos em tudo. Assim, podemos perceber que a ideia do sufrágio universal, por exemplo. Podemos designá-la como:
		
	
	igualdade entre os iguais.
	
	Igualdade de discurso.
	
	igualdade de oportunidade.
	 
	Igualitarismo.
	
	equidade.
	
	
	 8.
	Ref.: 3030989
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No debate entre a questão do "justo" e as concepções de "bem", os teóricos liberais, diferentemente dos comunitaristas, aceitaram a ideia de que há uma distinção entre a esfera da moral pessoal e a esfera do político, ou seja, de que as sociedades contemporâneas estariam em constante desacordo sobre concepções de bem e, na impossibilidade de convergência, restaria razoável pensar em termos de princípios de justiça. Essa ideia ou concepção está presente no pensamento de um importante filósofo liberal do século XX, em cuja obra consta a publicação do livro Liberalismo político. O autor e filósofo liberal em questão é:
		
	
	Hans Kelsen.
 
	
	Immanuel Kant.
	
	Max Weber.
 
	
	Joseph Schumpeter.
 
	 
	John Rawls.
 
	
	
	 9.
	Ref.: 1055593
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O pensador que analisou que o intérprete se aproxima dos textos sempre no horizonte de suas pré-suposições, carregadas de expectativas que se configuram em pré-juízos, em pré-compreensões, foi:
		
	
	Heidegger
	
	Marx
	
	Dilthey
	 
	Gadamer
	
	Schleiermacher
	
	
	 10.
	Ref.: 3293548
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A teoria que fornece regra capaz de permitir que o julgador alcance uma decisão justa com base em ponderação que não é neutra quanto aos valores envolvidos e a recorrer a outros critérios e princípios que estão na mente do intérprete foi designada de:
		
	
	Lógica aristotélica
	
	Lógica tradicional
	
	Lógica matemática
	 
	Lógica do razoável
	
	Lógica proposicional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando