Buscar

1º Revisando

Prévia do material em texto

1. O que é uma célula?
Célula é a unidade estrutural e fundamental dos seres vivos.
2. Descreva a primeira célula.
Chamadas de procariontes. Possuíam estrutura simples, eram heterótrofas e anaeróbias. Liberavam energia através de um processo chamado de fermentação.
3. De acordo com o estudado sobre a origem das células, como foi possível o surgimento de oxigênio na atmosfera primitiva?
O surgimento de oxigênio na atmosfera primitiva só foi possível devido ao aparecimento de células procariontes autótrofas. Eram capazes de realizar fotossíntese, liberando e acumulando O2 na atmosfera.
4. Como surgiram as primeiras células eucariontes?
 
As células eucariontes surgiram a partir das células procariontes, a partir de invaginações da membrana plasmática, dando a origem a um sistema de endomembranas, que nada mais é que, um grupo de membranas e organelas que atuam em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas.
5. O que diz a teoria da endossimbiose?
A teoria endossimbiótica, proposta por Lynn Margulis, busca explicar a origem das mitocôndrias e dos cloroplastos (cloroplastídeos), as únicas organelas com dupla membrana. Diz que Cloroplastos e mitocôndrias originaram-se de bactérias que foram englobadas(fagocitose), mas escaparam do mecanismo de digestão intracelular.
Estabeleceram como simbiontes, nas células eucariontes, hospedeiras, criando um relacionamento mutuamente benéfico, que se tornou irreversível com o tempo.
6. Dentre os 5 reinos aos quais os seres vivos pertencem, onde encontramos os seres procariontes e os seres eucarionte?
Procariontes: Reino Monera
Eucariontes: Reinos Fungi, Pantae, Protista e Animalia.
7. Quais as principais diferenças entre procariontes e eucariontes:
Procationtes: Organizações simples, não possuem núcleo, pobres em membranas, sem citoesqueleto e DNA circular desnudo.
Eucariontes: Organização complexa, possuem núcleo, rico em membranas, citoesqueleto presente e DNA associado à proteínas. 
8. Cite as estruturas não-obrigatórias das células procariontes e sua função. 
-Plasmídio: Pequeno DNA circular extracromossomial que tem a função de resistência a antibióticos
-Mesossomas : invaginações da membrana plasmática tem a função de respiração celular
-Cápsula: Envoltório gelatinoso, favorece a adesão às superfícies, impede a desidratação e dá proteção à célula
-Fímbrias: As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético.	
-Flagelos: Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria. Estão presos na membrana plasmática pelo corpo basal.
9. Cite as principais diferenças entre células animais e vegetais.
Células animais: Não possui parede celular, não possui plastídeos, possui centríolos, não possui clorofila, reserva energética (glicogênio) e possui poucos vacúolos(pequenos).
Células vegetais: Têm parede celular (celulose) possui plastídeos, não possui centríolos, possui clorofila, reserva energética: amido e possui vacúolos citoplasmáticos grandes.
10. Quais são as características dos vírus que os diferenciam dos demais seres vivos? 
Características: Possuem morfologia variada, são partículas com dimensões ultramicroscópica, são acelulares, são parasitas intracelulares obrigatórios, não possuem metabolismo próprio, alguns tem capacidade de cristalização, são constituídos de proteínas e ácido nucléico(DNA ou RNA), são capazes de sofrer mutações e são capazes de se reproduzir
Os vírus diferenciam dos demais seres vivos pela ausência de organização celular, por não possuírem metabolismo próprio e por não serem capazes de se reproduzirem sem estarem dentro de uma célula hospedeira e só possuem um dos dois ácidos nucléicos RNA ou DNA.

Continue navegando