Buscar

Exercício preparatório para prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADES FAVENORTE – MATO VERDE
 CURSO DE GRADUAÇÃO ENFERMAGEM BACHARELADO
	DISCIPLINA: Administração em Enfermagem II
	DATA: 23/09/2020 
	PROFESSOR (A): Rogério Gonçalves da Rocha
	VALOR: 25
	PERÍODO: 8º
	
	1º CHAMADA
	1º CICLO
	NOTA:
	ACADÊMICO (A):
	
	Inicio: 19:00 horas
	
	Término: 22:30 horas
	N° de Cópias: 40
INSTRUÇÕES: 
- Responda a todas as questões.
- Não será permitida qualquer espécie de consulta. 
- Ao término da prova, chame o responsável pela aplicação de prova e devolva todo o material recebido. 
Questão 1 
Mendes Gonçalves (1979, 1992) estuda a aplicação da teoria marxista do trabalho ao campo da saúde. Segundo Marx (1994), no processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação no objeto sobre o qual atua por meio de instrumentos de trabalho para a produção de produtos, e essa transformação está subordinada a um determinado fim. Portanto, os três elementos componentes do processo de trabalho são: a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho, o objeto de trabalho, ou seja, a matéria a que se aplica o trabalho, e os instrumentos ou meios do trabalho. Importante lembrar que o processo de trabalho e seus componentes constituem categorias de análise, portanto abstrações teóricas por meio das quais é possível abordar e compreender certos aspectos da realidade, no presente caso, as práticas de saúde, cujo trabalho constitui “a base mais fundamental de sua efetivação” (Mendes Gonçalves, 1992, p. 2).
De acordo com o texto e com base nos conhecimentos prévios, responda a alternativa que mais se enquadra acerca das relações de trabalho em saúde nos dias atuais:
a) O trabalho está se tornando cada vez menos físico e muscular e cada vez mais cerebral e mental.
b) O trabalho está se tornando um franco responsável pela magnitude dos problemas atuais.
c) O trabalho apesar de ser físico na área da saúde ele é considerado um problema básico.
d) O trabalho é momentâneo e não resolve se ele for apenas físico mas sim mental.
Questão 2 
Comunicação em saúde se refere aos estudos e uso de estratégias de comunicação para informar indivíduos equipes e comunidades no sentido de promover saúde (TEIXEIRA, 2004).
Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.
Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação 
a) ( ) hierárquica
b) ( ) aberta
c) ( ) funcional
d) ( ) sistemática
e) ( ) laboral
Questão 3 
De acordo com a Figura 1. responda os seguintes itens:
a) O enfermeiro deve possuir em sua equipe pessoas com talentos, mas não precisa de capital intelectual.
b) O capital intelectual somente é formado pelo capital interno e capital externo.
c) As pessoas engajadas e dotadas de competência são pessoas que fazem parte do capital externo.
d) O enfermeiro deve possuir estilo de gestão, ser líder e integrar um capital humano que forneça as respostas necessárias aos problemas.
e) as pessoas não fazem parte de uma empresa, pois elas somente atrapalham.
Questão 4 
O sucesso da organização depende da junção das competências individuais, alinhadas com as competências essenciais da organização e com seus objetivos estratégicos. Para Fleury e Fleury (2001), se faz a associação da noção de competências com verbos como: saber agir, integrar múltiplos e complexos saberes, mobilizar recursos, saber aprender e engajar-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
Fazem parte das competências individuais da pessoa:
a) Conhecimento, habilidade, julgamento e atitude, são essas caraterísticas básicas que alinhadas com a organização forma uma junção harmônica. 
b) Somente o conhecimento e habilidade já são fundamentais para formar uma relação harmônica com a organização.
c) Atitude: saber fazer e acontecer. Conhecimento, habilidades e ética, mas somente a habilidade já é necessária para formar uma relação harmônica com a organização.
d) Julgamento: saber analisar e duvidar sempre, com objetivo de maximizar os erros. O conhecimento e a habilidade requerem julgamento da pessoa a respeito de onde, como e quando serão aplicadas.
e) compreensão: é o ato de saber fazer rápido, sem distinção do que está fazendo. 
Questão 5 
“ O planejamento é uma importante ferramenta organizacional, que faz parte de um processo mais amplo das organizações e que valoriza a condução da ação. Planejar é pensar sistematicamente antes da ação e analisar as possibilidades, as vantagens e desvantagens de cada ato.” trecho do artigo: “IMPACTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL EM UM AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA”
DIAS, Regina Celia et al. Impacto do Planejamento Estratégico Situacional em um Ambulatório de Atenção Especializada. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde. V. 1, n. 1, p. 83-96. 2012. Disponível em: <http://www.revistargss.org.br/ojs/index.php/rgss/article/view/7/41>
Em relação aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o planejamento normativo e o planejamento estratégico situacional. Considera-se planejamento
a) ( ) normativo: é também conhecido como planejamento transversal porque configura em sua estrutura o Triângulo de Governo, representado pelo projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
b) ( ) estratégico situacional: caracteriza-se por eliminar do planejamento a esfera política e social porque é o planejador quem realiza o diagnóstico de situação e a partir dele elabora um único plano de ação.
c) ( ) normativo: apesar de atender as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é um modelo assistencial e gerencial não prevalente nos serviços de saúde.
d) ( ) estratégico situacional: é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e dos macroproblemas.
e) ( ) estratégico situacional: é também conhecido como planejamento tradicional porque não leva em consideração a historicidade e a dinamicidade dos fenômenos.
Questão 6 
“ A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é um método científico de trabalho que proporciona uma melhor qualidade da assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro” (ZANARDO, 2011).
No gerenciamento de enfermagem, a sistematização da assistência de enfermagem é considerada uma ferramenta de gestão por que:
a) ( ) é proposta aos profissionais de saúde que compõem a equipe multiprofissional para o
desenvolvimento de metodologias humanizadas do cuidado.
b) ( ) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem.
c) ( ) assegura a universalidade de acesso dos usuários aos serviços de saúde.
d) é um recurso utilizado pelo responsável técnico da instituição destinado a ampliação do número de leitos.
e) ( ) é um instrumento metodológico singular que orienta as intervenções do profissional de enfermagem e dispensa o registro dos resultados obtidos.
Questão 7 
A capacitação de pessoal é de fundamental importância para o sucesso, as pessoas são seres mutáveis, que aprendem continuamente e são pontos chaves para as organizações. É necessário saber utilizar a ferramenta „treinamento‟ para obter grandes benefícios ao empregador e a seus funcionários (Moscovici, 2005)
Os fatores de sucesso que predominam nos dias de hoje incluem aspectos completamente diferentes do passado como: Agilidade, flexibilidade, integração e inovação, de acordo com seus conhecimentos responda a assertiva correta:
a) Agilidade: obter lentidão e velocidade na aplicação de recursos próprios ou de terceiros em resposta às cambiantes e mutáveis necessidades do cliente.
b) Flexibilidade: a partir da capacidade da organização e de seus participantes de aprender e mudar constantemente em sintonia com as mudanças externas.
c) Integração:
mobilização conjugada com iniciativa, participação somente quando é chamado pelo lider e inovação baseada na criatividade para mudar rapidamente.
d) Inovação: ser adepto a não mudar para oferecer produtos e novos serviços por meio de processos antigos, visando sempre o passado.
e) Incoporação: O mercado não está tendo demanda.
Questão 8 
Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais e de macroproblemas. É considerada uma das principais características do PES.
a) Admite-se que há uma realidade única estática, avançando para o atendimento da mesma no que diz respeito à visão de unicausalidade.
b) O sujeito que planeja e o objeto do planejamento são independentes. O sujeito que planeja é único e situa-se fora e acima da realidade.
c) Trabalha com sistemas fechados ou visualiza a mínima interligação entre pontos de partidas e de chegada.
d) Reconhece o conflito e as relações de poder com os quais trabalha.
e) Não faz parte do planejamento, já que é um método que não importa.
Questão 9 
Os objetivos organizacionais mais comuns são: 1.Servir ao cliente; 2.Produção ou distribuição de produtos/serviços; 3.Retorno sobre o investimento; 4.Sustentabilidade:
5.Crescimento; 6.Inovação:
De acordo com seu conhecimentos qual dos objetivos organizacionais que melhor retrata a imagem e o texto a seguir:
“Um dos principais objetivos das empresas é aumentar a taxa de retorno sobre o capital. É um precioso indicador da eficiência da empresa na aplicação de seus recursos”
a) Sustentabilidade
b) Retorno sobre o investimento
c) Crescimento
d) Atendimento ao cliente
e) Loteamento.
Questão 10 
De acordo com a figura acima, faça um pequeno texto coeso e coerente que retrate o que seria cada nível da cultura organizacional de um hospital. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gabarito:
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	A
	B
	B
	B
	B
	B
	B
	B
	B
	B
	B
	C
	C
	C
	C
	C
	C
	C
	C
	C
	C
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	D
	E
	E
	E
	E
	E
	E
	E
	E
	E
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais