Buscar

Estudo Transversal V (17603)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Transversal V (17603)
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A capacidade de aprendizagem corporativa é traduzida por capacidade de criação de Conhecimento Organizacional. Organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização. No que tange à gestão do conhecimento educacional organizacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Representa as tarefas realizadas de forma individual, estabelecendo a cultura de aquisição e compartilhamento dos saberes com vista a melhores resultados corporativos.
	 b)
	É imprescindível para normalizar as práticas de gestão organizacional formalizando sua forma de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista aos processos educativos.
	 c)
	É imprescindível para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecimento da cultura de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista a melhores resultados educativos.
	 d)
	Consiste em permitir maiores chances de tomada de decisão, otimizando o tempo de manutenção e retrabalho nas atividades.
	2.
	Atualmente, as empresas precisam se adequar aos avanços tecnológicos. Nossa sociedade está atenta aos avanços tecnológicos e isso implica que as empresas devem se manter informadas e acessar tais tecnologias, a fim de conquistar os clientes. Desse modo, segundo Servin (2005), essas tecnologias podem apoiar a Gestão do Conhecimento em dois pontos principais: primeiro, fornecer meios para que as pessoas possam organizar, armazenar e acessar informações e conhecimento explícito, como em bibliotecas; segundo, conectar as pessoas para que elas possam compartilhar conhecimento. Sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas para conectar pessoas com pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SERVIN, Géraud. ABC of Knowledge Management. 2005. Disponível em: http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/knowledge/docs/ABC_of_KM.pdf. Acesso em: 29 jun. 2016.
	 a)
	Portais, repositório de dados e intranets.
	 b)
	Repositórios de dados, videoconferência, portais e groupware.
	 c)
	Wiki, ferramentas de fluxo, portais e motores de pesquisa.
	 d)
	Groupware, intranets, e-mail, fóruns, videoconferência, ferramentas e-learning e ferramentas de trabalho virtual.
	3.
	A troca de informação é um processo que envolve os conhecimentos dos indivíduos e as interações sociais entre eles. Desse modo, as organizações necessitam adaptar sua cultura, processos e equipe de profissionais para fortalecer este tipo de compartilhamento do conhecimento, não só internamente, mas ultrapassando os limites dela própria. Sobre o termo "Compartilhamento do Conhecimento", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É utilizado para manusear, transformar, aprimorar e difundir informações entre as pessoas transpondo várias barreiras da comunicação sem a necessidade de deslocamentos.
	 b)
	Forma de colocar o conhecimento em prática, preparando e treinando melhor as pessoas para enfrentar esse novo desafio da era do conhecimento.
	 c)
	Ocorre através da interação relacional entre pessoas que partilham conhecimento tácito e explícito por meio de processos formais ou informais, criando mecanismos ou procedimentos para identificar e codificar o conhecimento.
	 d)
	É reconhecido pelo uso intenso da informação e do conhecimento tácito na vida do indivíduo e da sociedade em suas diversas atividades, tendo como principal suporte as tecnologias de informação e da comunicação (TICs).
	4.
	As organizações estão adotando iniciativas para gerenciar o conhecimento em busca de vantagem competitiva sustentável. A gestão do conhecimento pode ser considerada um conjunto de processos que visa à criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração do conhecimento dentro da organização. Para refletir os resultados estratégicos ou operacionais destas organizações, existem diversos indicadores voltados às iniciativas de gestão de conhecimento e capital intelectual. Sobre os exemplos de indicadores da gestão do conhecimento e capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quantidade de recursos tecnológicos integrados para a gestão do conhecimento, quantidade de pessoas certificadas em gestão de projetos e quantidade de pessoas formadas na área de desenvolvimento de software.
	 b)
	Quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão de conhecimento, quantidade de grupos de discussão existentes, quantidade de documentos disponíveis na memória organizacional, aumento de produtividade, redução de reclamações dos clientes etc.
	 c)
	Quantidade de grupos de discussão existentes, aumento de produtividade, recursos tecnológicos planejados versus realizados no projeto de software, a redução de reclamações dos clientes etc.
	 d)
	Quantidade de processos organizacionais institucionalizados, qualidade de defeitos registrados, aumento do escopo e custo do projeto, quantidade de pessoas formadas e treinadas em gestão do conhecimento etc.
	5.
	Por meio da Gestão do Conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel das pessoas na criação de estratégias competitivas mais consistentes, pois o conhecimento é diretamente ligado às pessoas e consiste em ativos individuais e coletivos com foco em alcançar resultados positivos na organização. Portanto, o conhecimento é um ativo valioso, resultado da combinação de dados, informações e conhecimento que podem ser usados para auxiliar a tomada de decisão. Angeloni (2003) nos diz que precisamos qualificar as decisões competitivas a serem tomadas, enfrentar o desafio de transformar dados em informação e informação em conhecimento. Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.
	 a)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	 b)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
	 c)
	(1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	 d)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
	6.
	A gestão do conhecimento é uma área de extrema importância nas organizações. Tanto em seus ambientes internos como externos, os processos corporativos são gerados através do conhecimento que está na mente das pessoas e em suas atividades, em que se busca modelar a estrutura das atividades executadas. Sobre os cinco elementos que fazem parte dos processos de gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	(1) Identificar o conhecimento, (2) registrar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) utilizar o conhecimento.
	 b)
	(1) Analisar o conhecimento,
(2) armazenar o conhecimento, (3) visualizar o conhecimento, (4) controlar o conhecimento e (5) compartilhar o conhecimento.
	 c)
	(1) Criar o conhecimento, (2) analisar o conhecimento, (3) registrar o conhecimento, (4) disseminar o conhecimento e (5) controlar o conhecimento.
	 d)
	(1) Identificar o conhecimento, (2) criar o conhecimento, (3) armazenar o conhecimento, (4) compartilhar o conhecimento e (5) usar o conhecimento.
	7.
	A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com o Capital Intelectual. Segundo Fleury & Fleury (2001), a sociedade contemporânea, impulsionada pela globalização da economia e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), está impondo uma competição entre as organizações sem precedentes. Diante desse cenário de mudanças e complexidade crescente, afirmar que o recurso mais valioso das organizações são as pessoas já se tornou comum. Embora com significados e implicações diferentes, os termos capital humano, capital intelectual, inteligência competitiva e gestão do conhecimento tornaram-se expressões de ordem das empresas. Sobre a definição de capital intelectual, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. Especial, p. 183-196, 2001.
	 a)
	O capital intelectual é o patrimônio de conhecimento, um ativo intangível em uma organização. A base estratégica para a criatividade, inovação e competitividade, usando o conhecimento para facilitar a tomada de decisões, proporciona maior agilidade ao fluxo de informações e para reduzir custos.
	 b)
	O capital intelectual se refere às capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir de teoria e prática. São as capacidades que nascem com cada um tanto no aprendizado quanto na execução de habilidades.
	 c)
	O capital intelectual é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento através de fatores cognitivos. A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.
	 d)
	O capital intelectual é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
	8.
	O conhecimento é um ativo extremamente importante nas organizações e inúmeras são as definições de Gestão do Conhecimento. Segundo Runte (2011), são vários os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento: papel da alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas, entre outros. Esta abordagem reflete a compreensão de que a Gestão do Conhecimento implica, necessariamente, na coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual; estratégico e operacional e normas formais e informais. Sobre as definições da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RUNTE, Glória Irene Braz da Cunha. Gestão do Conhecimento: os desafios da implantação de um modelo integra o caso ANS. Dissertação de mestrado em Administração Pública. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/9063/1422899.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
	 a)
	A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia a dia de muitos executivos.
	 b)
	Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os demais campos relacionados à Gestão do Conhecimento.
	 c)
	Segundo os gurus da área de Gestão de Conhecimento, Nonaka e Takeuchi, os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica, denominada de Espiral do Conhecimento.
	 d)
	A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.
	9.
	Segundo Borges (2008, p. 179), a sociedade da informação e do conhecimento é reconhecida pelo uso intenso da informação, do conhecimento e das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) na vida do indivíduo e da sociedade em suas diversas atividades". Desse modo, a sociedade não é um elemento estático, muito pelo contrário, está em constante mutação e, como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis. Com relação à Sociedade do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: BORGES. Maria Alice Guimarães. A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v. 1, n. 1, p. 175-196, jul./dez. 2008.
	 a)
	Na Sociedade do Conhecimento, o conhecimento é o investimento em capital intangível, humano e social. É reconhecido como o mais valioso recurso para criação de riqueza em nível científico pelo progresso tecnológico e pela capacidade de aprendizagem das sociedades.
	 b)
	Na Sociedade do Conhecimento, a educação é o principal recurso e, para apoiar a sua disseminação, a utilização das novas tecnologias é fundamental.
	 c)
	As redes sociais que nos permitem interações e colaborações entre os indivíduos membros é um contraexemplo da Sociedade do Conhecimento, não influenciando na criação e aquisição dos conhecimentos obtidos.
	 d)
	As pessoas, na Sociedade do Conhecimento, devem ser críticas, saber avaliar, compreender e procurar as informações que necessitam por meio de um movimento de troca, colaboração e complementação de conhecimentos a serem criados ou adquiridos.
	10.
	O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, formando uma espiral. Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc.
	 b)
	Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
	 c)
	Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
	 d)
	Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando