Buscar

Cidadania e Direitos Humanos (2)

Prévia do material em texto

PLANO DE TRABALHO
EDUCAÇAO INTEGRAL E INTEGRADA
PROFESSOR DE PROJETO/MONITOR DE OFICINAS
EIXO FORMATIVO
Educação para a Cidadania e Direitos Humanos
KARINE LAUZINETE DE MATOS SOUZA
1. CAMPO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR: Educação para a Cidadania e Direitos Humanos
1.1 Atividades
As atividades desenvolvidas dentro desse campo de integração curricular são divididas em 3 eixos sendo eles:
1. Educação para a Cidadania e Direitos Humanos
1. Educação para o Consumo 
1. Participação Social e Política
 Entre as atividades escolhidas para se trabalhar os eixos, estão: leitura e interpretação de documentos e leis brasileiras, análise de símbolos nacionais, prática de ações sociais, construção da história, análise dos direitos humanos, análise das lutas sociais, aulas dialogadas de noções de cidadania, política e conhecimento básico sobre inclusão. 
1.2 Conteúdos que integram com o currículo básico
A Base Nacional Comum Curricular expõe em diversos fragmentos a preocupação com o desenvolvimento do pleno exercício da cidadania portanto as atividades e conteúdos trabalhados durante o ano estão em perfeita integração com todas as áreas do conhecimento. Conforme fragmento retirado a BNCC podemos perceber essa preocupação:
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. 
Segue em tópicos algumas habilidades e conteúdos que serão trabalhados em integração com o currículo básico: 
1. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
1. A compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.
1. Condição de se inteirar dos fatos do mundo e opinar sobre eles, de poder propor pautas de discussão e soluções de problemas, como forma de vislumbrar formas de atuação na vida pública; uma formação estética, vinculada à experiência de leitura e escrita do texto literário e à compreensão e produção de textos artísticos multissemióticos.
1. CAMPO DA VIDA PÚBLICA – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Alguns gêneros textuais deste campo: notas; álbuns noticiosos; notícias; reportagens; cartas do leitor (revista infantil); comentários em sites para criança; textos de campanhas de conscientização; Estatuto da Criança e do Adolescente; abaixo-assinados; cartas de reclamação, regras e regulamentos.
1. (EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
1. (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
1. (EF89LP18) Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.
1. Estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.
1. Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
1. (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. As formas de organização social e política: a noção de Estado 
1. (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
1. (EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
1. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
2. INTRODUÇÃO
O projeto Educação para a Cidadania e Direitos Humanos foi um projeto pensado e desenvolvido para o Ensino Fundamental e vai valorizar os conhecimentos prévios dos alunos bem como auxilia-los na construção da plena cidadania. 
Através de documentos, vídeos, desenhos, debates entre outras atividades o aluno irá desenvolver diversas habilidades que irão ser fundamentais para sua convivência em sociedade e qualidade de vida.
Hoje com a era digital está cada vez mais complexo o ensino, devido ao grande número de informações falsas e influências digitais que bombardeiam as crianças e adolescentes com exemplos e atitudes, muitas vezes, prejudicais o desenvolvimento de um comportamento ético.
Criar uma postura ética e desenvolver o pleno exercício da cidadania não é tarefa fácil. Alguns alunos já chegam na escola com uma bagagem de conhecimento e cultural extremamente enraizadas em suas posturas, se mostrando resistentes ao ensinamento de valores e até mesmo sendo contra aos valores dos cidadãos. 
O desconhecimento dos direitos e leis brasileiras são outro ponto fraco dos estudantes e que precisam ser desenvolvidos ao longo do ano. É preciso conscientiza-los de seu papel na sociedade e esclarecer que todos são parte integrante na construção de uma nação justa, ética e honesta.
Não podemos deixar que os alunos desacreditem de seus direitos e deveres, muito menos, que percam a sensibilidade para com o próximo desacreditando que podem fazer algo de concreto para ajudar todo o país.
Este projeto pretende colocar o aluno como protagonista de sua história informando e elaborando conceitos e valores muitas vezes esquecidos por essa sociedade. 
Ao longo do projeto irão ser abordados temas e objetivos que farão parte do cotidiano dos alunos deste escola estadual.
3. PROBLEMATIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO MACROCAMPO E DAS ATIVIDADES
Nesse tópico do projeto irei expor algumas perguntas que deveram ser respondidas e devolvidas em forma de habilidades ao longo ano.
1. Os alunos conhecem os diversos documentos e leis do Brasil?
1. O que é Direitos Humanos e onde foi criado?
1. O que inclusão? 
1. Como lidar com o diferente?
1. Sou capaz de ajudar a fazer uma nação mais honesta?
1. Posso lidar com a sustentabilidade sem prejudicar meu cotidiano?
1. Comoposso auxiliar na preservação do meio ambiente?
1. O que é democracia?
1. Sei como funciona a dinâmica pública?
1. O que meus dirigentes fazem no governo?
1. O que meus dirigentes deveriam fazer no governo?
1. Todos temos direitos iguais?
1. O que é herança cultural?
1. O que é dívida histórica?
4. JUSTIFICATIVA
O tema abordado neste campo de integração é fundamental para o desenvolvimento dos alunos perante sua comunidade e nação. A cidadania está presente em todas as áreas do conhecimento ensinadas no ensino fundamental. 
Trabalhar cidadania, ética e direitos humanos vai auxiliar os alunos a compreender a importância dos conteúdos desenvolvidos dentro de sala de aula, valorizando a educação.
Conforme o documento orientador da educação integral, os alunos poderão valorizar o diferente, controlar suas vidas financeiras, trabalhar com sustentabilidade de forma natural e entender seus direitos e deveres como cidadãos.
O Campo de Integração Curricular Educação para a Cidadania e Direitos Humanos, de oferta obrigatória, pretende inserir a perspectiva da educação em direitos humanos, o respeito às diferenças e valorização das diversidades e a prática da cidadania. A proposta é ajudar os estudantes a se formarem enquanto pessoas responsáveis, autônomas, solidárias, que conheçam e exerçam seus direitos e deveres em diálogo e respeito aos outros. (Documento orientador da educação integral) 
5. O QUE SE ESPERA ALCANÇAR COM OS ESTUDANTES
Os objetivos desse projeto vão além da formação acadêmica do aluno, eles irão buscar atingir a esfera social e psicológica do aluno o tornando um cidadão ativo, crítico e participativo.
1. Conhecer as leis e documentos do Brasil.
1. Compreender a história do Brasil como parte da construção de uma nação rica e solidária.
1. Respeitar o próximo.
1. Entender e conhecer seus direitos.
1. Entender por que algumas pessoas tem direitos diferentes e por que precisam deles.
1. Aprender sobre sustentabilidade e forma de proteger e preservar o meio ambiente.
1. Compreender como funciona a política no Brasil.
1. Entender qual seu papel como cidadão.
6. METODOLOGIA
As aulas ministradas dentro desse tema serão dividas em 3 eixos importantes. O primeiro eixo abordado será introdutório a Educação para a Cidadania e Direitos Humanos. Nele serão abordados os temas: 
1. Cidadania e democracia;
1. Historicidade dos direitos humanos;
1. Os direitos fundamentais: direito político, direito social, direitos civis e direitos difusos;
1. Dignidade da pessoa humana como fundamento dos Direitos Humanos;
1. Práticas de participação políticas e sociais;
1. Lutas e conquistas por direitos, ações afirmativas e movimentos sociais: a identidade étnico-racial e as relações de gênero.
 Os temas serão trabalhados de forma dinâmica e criativa abordando assuntos polêmicos e importantes em sala com o auxílio de documentos, filmes, notícias, redes sociais, debates e observação prática uma vez por mês em ambiente diferente da escola, conforme sugerido pelo documento orientador. 
 O segundo eixo abordado será Educação para o Consumo que irá trabalhar temas como:
1. As relações entre cultura e consumo nas diferentes sociedades;
1. Sociedade de consumo, indústria do consumo, produção das necessidades, propaganda e publicidade.
1. Direitos do consumidor;
1. Preservação socioambiental e desenvolvimento sustentável;
1. Práticas cotidianas que influenciam o meio ambiente (pessoa jurídica e pessoa física);
1. Segurança alimentar, sustentabilidade e consumo.
 O terceiro e último eixo será Participação social e política, tema em que os alunos colocarão em prática todos os ensinamos apreendidos ao longo do ano bem como a realização de ações sociais e eleições dentro da escola. Os assuntos abordados serão:
1. Democracia e ditadura;
1. Eleição: processos eleitorais e processo eleitoral brasileiro;
1. Organizações e instâncias políticas: partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais, associações comunitárias, sociedade civil organizada, redes sociais;
1. Instâncias de participação: referendo, plebiscito, iniciativa popular, impeachment; orçamento participativo;
1. Fóruns, conferências e audiências públicas;
1. Controle social: comissões, comitês e conselhos;
1. Participação juvenil e estudantil: grêmios, coletivos juvenis e colegiados escolares;
1. Processos de participação e políticos no ambiente escolar: Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Convivência Democrática.
7. RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS
Os recursos utilizados irão visar a sustentabilidade é nesse quesito que irei mostrar na prática como os alunos poderão trabalhar e criar sem gastar muito e preservando o meio ambiente.
Os documentos e leis, jornais, filmes, textos entre outras fontes de informação serão apresentadas em leitura coletiva na sala de vídeo dispensando qualquer gasto com folhas e xerox. 
8. PREVISÃO/PROPOSTA DE ATIVIDADES E CRONOGRAMA
	Atividade - Mês
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	Diagnóstico
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	Conhecimento da Constituição e sua importância.
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	
	Trabalho com cartilhas digitais de direitos humanos.
	
	x
	x
	
	
	
	
	
	
	Análise de fontes: jornais, filmes e livros.
	
	
	
	x
	x
	
	
	
	
	Elaboração de ideias para preservar o meio ambiente
	
	
	
	
	
	x
	x
	
	
	Confecção de objetos com material reciclado
	
	
	
	
	
	x
	x
	
	
	Avaliação contínua 
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	x
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
Disponível em: http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 22/03/2019
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.
CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS – Versão I Programa Novo Mais Educação. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70831-pnme-caderno-de-
orientacoes-pedagogicas-pdf/file. Acesso em: fev. 2019.
CADERNOS PEDAGÓGICOS – PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, Ministério da Educação. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/biblioteca#cadernos Acesso em: fev. 2019.
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL – CONTEÚDOS
PEDAGÓGICOS EXPERIÊNCIAS. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/experiencias/. Acesso em: Acesso em: fev. 2019.
EDUCAÇÃO INTEGRAL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em:
http://educacaointegral.mec.gov.br/. Acesso em: fev. 2019.

Continue navegando