Buscar

Pós labTecnicas I MMII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÉ LAB – TECNICAS RADIOLÓGICAS - MMII
1. Onde deve ser direcionado o raio central (RC) para a realização do exame de pé em perfil (PF)?
a) Perpendicular ao RI, direcionado para o cuneiforme medial (no nível da base do terceiro metatarsiano). 
CORRETA: Pois assim é possível visualizar toda a estrutura em perfil verdadeiro.
b) 10º cefálico em direção ao calcâneo.
ERRADA – Nessa posição não é possível visualizar toda a estrutura em perfil verdadeiro. Por isso deve ser direcionado perpendicular ao RI, direcionado para o cuneiforme medial (no nível da base do terceiro metatarsiano).
c) Cavidade glenóide.
ERRADA – A cavidade Glenóide está localizada na escápula, onde não é o foco do exame solicitado. Por isso deve ser direcionado perpendicular ao RI, direcionado para o cuneiforme medial (no nível da base do terceiro metatarsiano).
2. Qual a técnica de posicionamento que o paciente necessita fazer para a realização da incidência de Ap de Bacia?
a) Com o paciente em decúbito dorsal, deve-se alinhar o plano mediosagital com a linha média da mesa e o RC, sem rotação da pelve. Separar as pernas e os pés, rodá-los internamente de 15° a 30º.
CORRETA: Dessa forma é possível visualização de toda a pelve. Deve ser visualizado as asas ilíacas simétricas.
b) Com o paciente em decúbito ventral, deve-se alinhar o plano mediosagital com a linha média da mesa e o RC, sem rotação da pelve. Flexionando os joelhos e unindo as superfícies plantares dos pés. 
Errada – Dessa forma não é possível visualização de toda a pelve, incluindo a simetria das asas ilíacas.
Por isso deve-se posicionar o paciente em decúbito dorsal, alinhar o plano mediosagital com a linha média da mesa e o RC, sem rotação da pelve. Separar as pernas e os pés, rodá-los internamente de 15° a 30º.
c) Paciente em decúbito dorsal, deve-se alinhar o plano Lâtero-lateral com a linha média da mesa e o RC, sem rotação da pelve. Flexionando os joelhos 90° e unindo as superfícies plantares dos pés. 
Errada – Dessa forma não é possível visualização de toda a pelve, incluindo a simetria das asas ilíacas.
Por isso deve-se posicionar o paciente em decúbito dorsal, alinhar o plano mediosagital com a linha média da mesa e o RC, sem rotação da pelve. Separar as pernas e os pés, rodá-los internamente de 15° a 30º.
3. Onde deve ser direcionado o raio central na incidência Axial de Patela? 
 
a) Tangencialmente ao espaço articular patelo-femural (15° a 20° da perna).
 CORRETA
Direcionando o RC para essa região o espaço articular patelo-femural se encontrará aberto.
b) Perpendicular ao espaço articular patelo-femural.
ERRADA: Direcionando o RC para essa região o espaço articular patelo-femural não se encontrará aberto e não será possível a visualização da incidência solicitada. Por isso deve ser direcionado o RC tangencialmente ao espaço articular patelo-femural (15° a 20° da perna).
 
a) Cavidade glenóide.
 Errada- Essa cavidade articular fica localizada em uma das extremidades da escápula. Não sendo a localidade do exame solicitado. Por isso deve-se direcionar o RC tangencialmente ao espaço articular patelo-femural (15° a 20° da perna).
4. Qual angulação do raio central no exame de Axial de calcâneo?
a) Perpendicular. 
 Errada- Direcionando o RC perpendicularmente, não seria possível que o sustentáculo do talus aparecesse na parte medial e haveria sobreposição, por parte do tornozelo impossibilitando a visualização da a estrutura. Por isso deve se inclinar 40° cefalicamente para a base do 3° metatarso.
b) 40° cefalicamente, direcionado para a base do 3º metatarso.
CORRETA – Dessa forma é possível visualizar o calcâneo por inteiro do sustentáculo para baixo. O sustentáculo do talus aparece na parte medial.
c) 10° caudal.
Errada- Direcionando o RC dessa forma não seria possível que o sustentáculo do talus aparecesse na parte medial e haveria sobreposição, por parte do tornozelo impossibilitando a visualização da a estrutura. Por isso deve se inclinar 40° cefalicamente para a base do 3° metatarso.
5. Onde deve ser direcionado o raio central para a realização do exame de Fêmur em Perfil (PF)?
a) Ponto médio da coxa. CORRETA
Direcionando o RC para essa região o trocanter maior e menor estará sobreposto ao cólon do fêmur.
b) Articulação acromioclavicular.
Errada- Essa articulação liga o acrômio e a parte distal da clavícula. Não condiz com o exame solicitado, por isso deve-se direcionar o RC para o ponto médio da coxa, onde o trocanter maior e menor estará sobreposto ao cólon do fêmur.
c) Cavidade glenóide.
Errada – Essa cavidade articular fica localizada em uma das extremidades da escápula. Não condiz com o exame solicitado, por isso deve-se direcionar o RC para o ponto médio da coxa, onde o trocanter maior e menor estará sobreposto ao cólon do fêmur.
6. Qual a posição inicial do paciente para realizar o exame de Quadril Ântero Posterior (AP)?
a) Decúbito Lateral.
Errada – Decúbito lateral é quando o paciente deita de lado, esse posicionamento impediria os próximos passos do posicionamento e não seria possível o exame em AP. Por isso é necessário que o paciente esteja em decúbito Dorsal com as pernas estendidas.
b) Decúbito ventral.
Errada – Decúbito ventral é quando o paciente deita de barriga para baixo, esse posicionamento impediria os próximos passos do posicionamento e não seria possível o exame em AP. Por isso é necessário que o paciente esteja em decúbito Dorsal com as pernas estendidas.
 
c) Decúbito Dorsal com as pernas estendidas.
Correta: Essa posição permite que os demais passos para a radiografia sejam executados, não havendo a rotação da pelve.
7. Qual angulação do raio central na incidência de Quadril em perfil (PF)?
a) Paralelo. 
Errada – Direcionando o RC paralelamente não seria possível que o trocanter maior e menor fosse projetado sobreposto ao colo do fêmur, confirmando um perfil verdadeiro. Por isso que deve ser posicionado perpendicularmente.
b) Perpendicular direcionado para a acetábulo. 
Errada – Direcionando o RC perpendicularmente para o acetábulo, haveria sobreposição dos ossos ísquio e púbis. Sendo assim não seria possível que o trocanter maior e menor fosse projetado sobreposto ao colo do fêmur, confirmando um perfil verdadeiro. Por isso que deve ser posicionado perpendicularmente ao colo do fêmur.
 
c) Perpendicular direcionado para o colo do fêmur. 
CORRETA
 Direcionando o RC perpendicularmente para a região do colo do fêmur é possível que o trocanter maior e menor seja projetado sobreposto ao colo do fêmur, confirmando um perfil verdadeiro.
8. Onde deve ser direcionado o raio central para a realização da incidência de perfil de Joelho com carga?
a) Porção média da diáfise, atravessado no tórax. 
Errada - Esse direcionamento não condiz com o exame solicitado. Para que a porção distal do fêmur e proximal da tíbia e fíbula sejam visualizadas, deve-se posicionar perpendicular 1cm abaixo do ápice da patela.
b) Direcionado para área média do tarso. 
Errada - Esse direcionamento não condiz com o exame solicitado. Para que a porção distal do fêmur e proximal da tíbia e fíbula sejam visualizadas, deve-se posicionar perpendicular 1cm abaixo do ápice da patela.
c) Perpendicular (paralelo ao platô tibial) cerca de 1cm abaixo do ápice da patela. CORRETA
Assim é possível visualizar a porção distal do fêmur e proximal da tíbia e fíbula.
9. Qual a posição da parte de interesse para a realização do exame de pé em oblíqua?
a) Ereto.
Errada – Nesse posicionamento errôneo não é possível que os demais passos para a radiografia sejam executados. Por isso deve se estar sentado ou decúbito
dorsal.
b) Ereto, girar lateralmente 30°. 
Errada – Nesse posicionamento errôneo não é possível que os demais passos para a radiografia sejam executados. Por isso deve se estar sentado ou decúbito dorsal.
c) Sentado ou decúbito Dorsal. CORRETA
Realizando esse posicionamento o espaço cuboide estará aberto comprovando a obliquidade correta de cerca de 30°.
10. Onde deve ser direcionado o raio central para a realização de Calcâneo em Perfil (PF)?
a) Articulação metacarpofalangiana distal.
Errada – Nesse posicionamento errôneo não será possível visualizar, o seio do tarso e o espaço articular calcaneocubóide abertos. 
Por isso é necessário centralizar para um ponto cerca de 3cm distal do maléolo medial.
b) Um ponto cerca de 3cm distal do maléolo medial. CORRETA
Nesse posicionamento, o seio do tarso e o espaço articular calcaneocubóide estarão abertos. 
c) Articulação metatarsofalangiana. 
 Errada – Nesse posicionamento errôneo não será possível visualizar, o seio do tarso e o espaço articular calcaneocubóide abertos. 
Por isso é necessário centralizar para um ponto cerca de 3cm distal do maléolo medial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando