Buscar

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - APOL 01 - GABARITO 05


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação Patrimonial
Atente para a afirmação a seguir: 
“A educação patrimonial na contemporaneidade vem adquirindo proeminência e apontado possibilidades de inclusão do cidadão e do desenvolvimento de economias locais por meio do turismo cultural e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de fraternidade entre os membros de distintas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.41. 
De acordo com o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil relativos à Educação Patrimonial, leia as afirmativas a seguir:
I. Um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) foi o Projeto Interação, que logo conseguiu interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986).
II. O Projeto Interação contou com a participação de órgãos federais vinculados à cultura. A aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e instituições envolvidas em processos educacionais.
III. O Projeto Interação apoiava a uniformidade e homogeneização, contestando o reconhecimento das diferenças culturais.
IV. Ao longo de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I, II, IV.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, já que um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC foi o Projeto Interação, que logo angariou interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986). A afirmativa II está correta, pois o Projeto Interação contou com a participação de todos os órgãos federais vinculados à cultura, bem como a aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e demais instituições envolvidas com processos educacionais formais e não-formais. A afirmativa III está incorreta, porque o Projeto Interação contestava a uniformidade e homogeneização em favor do reconhecimento das diferenças culturais. A afirmativa IV está correta, uma vez que, ao longo do ano de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional. p.91-93).
	
	D
	II, III, IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 2/10 - Educação Patrimonial
Atente para a seguinte citação: 
“O inventário, desvinculado de políticas pragmáticas de inclusão e valorização humana, pouco interessa, mobiliza ou compromete os segmentos, instituições e pessoas envolvidas na produção e proteção dos bens culturais. Nesse sentido, cabe destacar como foi fundamental a interface dos inventários com ações e recursos complementares [...] tais como oficinas de repasse de técnicas, adequação de espaços de produção, viabilização de matérias-primas, exposições e edição de catálogos que valorizam e divulgam a colocação diferencial de produtos no mercado de bens culturais...” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIANNA, L. Patrimônio imaterial: legislação e inventários culturais. A experiência do Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular. In: LONDRES, c. et al. Celebrações e saberes da cultura popular: pesquisa, inventário, crítica, perspectivas. Rio de Janeiro: Funarte/Iphan/CNFCP, 2004, p.19. 
A partir da leitura da citação acima e dos conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a implantação de ações que buscam remontar a consolidação de uma política pública nacional baseada na diversidade cultural, leia as afirmativas a seguir: 
I. O diferencial da identidade brasileira ocorre quando o IPHAN assume todas as funções relativas ao patrimônio imaterial.
II. Foi somente a partir da Conferência da UNESCO que passou a haver a identificação, conservação e proteção das manifestações culturais.
III. O desmembramento do Ministério da Educação e Cultura ocorreu pela necessidade da separação entre cultura hegemônica e cultura popular.
IV. O Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial foi criado para estabelecer critérios e formas de preservação do patrimônio intangível. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e IV.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, pois o IPHAN, além de assumir as funções, também manteve o antigo trato com as questões referentes ao tombamento dos bens edificados. A afirmativa II está correta, já que, a partir da Conferência Geral da UNESCO, foi aprovado um documento denominado “Recomendações sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular”, que passou a regulamentar as ações necessárias para as manifestações culturais. A afirmativa IV está correta, pois houve consenso quanto a importância da questão, uma vez que era claro que os procedimentos para assegurar o resguardo de bens materiais se mostravam complexos quanto à aplicação prática de uma definição do patrimônio, tendo, de um lado, os bens edificados; e do outro, os intangíveis. A afirmativa III está incorreta, pois o desmembramento do Ministério da Educação e Cultura ocorreu porque tinha chegado a hora de elaborar instrumentos jurídicos próprios que garantissem a amplitude do espaço que vinha alcançando o patrimônio cultural em nível internacional (livro-base, p. 62-63).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/10 - Educação Patrimonial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [...] é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, R. M.F.de. Rodrigo e o IPHAN. Rio de Janeiro: Minc- Sphan- Pró-Memória, 1987. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o que é Educação Patrimonial e as formas de aplicá-la no cotidiano das estruturas formais e não-formais do ensino e da aprendizagem, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil.
	
	B
	O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.
Você acertou!
Segundo o livro-base, todos esses itens atrelados, além de comporem o processo educativo, tanto nas estruturas formais, quanto nas informais, podem fazer parte de temas apreendidos na escola e na formação da cidadania e também da constituição da memória e na sustentabilidade da criatividade de uma sociedade (livro-base, p.89).
	
	C
	A constituição vigente, a de 1988, adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade.
	
	D
	Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
	
	E
	A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados.
Questão 4/10 - Educação Patrimonial
Atente ao excerto de texto abaixo:
“Os limites estendem-se aos portadores de deficiência, cujas oportunidades de lazer são bastante escassas e, igualmente carregadas de preconceitos e estereótipos, quando são observadas propostas de integração, muitas vezes baseadas na exclusão e não na inclusão, no desenvolvimento de atividades específicas para esse grupo”.
Após esta avaliação, caso
queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUNHS, Heloisa T. (org.). Introdução aos Estudos do Lazer Campinas: Unicamp,1997, p.37. 
De acordo com o conteúdo abordado no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre pessoas com deficiência e acessibilidade, leia as afirmativas a seguir:
I - A Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
II - Promover estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural é consolidar o direito universal à cultura e à educação.
III - Quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade ainda não era alvo do Plano Nacional de Cultura.
IV - O PNC(Plano Nacional de Cultura) prevê uma série de metas para a inclusão, dentre elas, a meta 29, para que pessoas com deficiência sejam incorporadas,, com total acesso aos lugares de memória e seus acervos, por meio da adaptação dos espaços físicos e oferta de bens e atividades em formatos acessíveis.
V - Essa meta de inclusão vem sendo medida pelo número de bibliotecas, exclusivamente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, V
	
	B
	I, III, IV
	
	C
	I, II, IV
Você acertou!
A afirmativa I está correta, porque, em dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor no ano de 2008. A afirmativa II está correta, pois promover estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural é consolidar o direito universal à cultura e à educação. A afirmativa III não está correta, porque, no mesmo ano, quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade também veio ser alvo do Plano Nacional de Cultura. A afirmativa IV está correta, porque a Meta 29 (PNC – Plano Nacional de Cultura) quer garantir que, até o ano de 2020, as pessoas com deficiência possam ter 100% de acesso aos lugares de memória e seus acervos, por meio da adaptação dos espaços físicos e da oferta de bens e atividades em formatos acessíveis. A afirmativa V não está correta, porque essa meta não vem sendo medida exclusivamente pelo número de bibliotecas, mas, também, pela quantidade de museus, cinemas, teatros, arquivos públicos e centros culturais que atendem aos requisitos legais nesses dois aspectos mencionados (livro-base, p.181-182).
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	II, IV, V
Questão 5/10 - Educação Patrimonial
Considere o fragmento a seguir:
“O Brasil é um país pluricultural e deve esta característica ao conjunto de etnias que o formaram e à extensão do seu território. Estas diversidades culturais regionais contribuem para a formação do indivíduo, permitindo-lhe reconhecer o passado, compreender o presente e agir sobre ele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO Adriane Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.7. 
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a preservação do patrimônio e sua relação com as cidades, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Nas sociedades latino-americanas a preservação da cultura é uma prática fácil de ser implementada, por conta da homogeneização cultural, expressa em poucas diferenças regionais.
	
	B
	O empobrecimento político das cidades desde a segunda metade do século XX pouco influenciou no exercício da cidadania, continuando a ser tão efetivo quanto antes.
	
	C
	Atuando como pontes para a manutenção da comunicação simbólica nas sociedades, os museus desempenham uma missão bastante pertinente.
Você acertou!
A alternativa a está incorreta, porque, nas sociedades latino-americanas, o grande desafio é como preservar a comunicação simbólica entre grupos sociais tão variados que convivem nas grandes cidades do continente. A alternativa b está incorreta, já que, em grande parte, se faz necessário superar o empobrecimento político das cidades, que perderam muito do seu potencial de palco de exercício público, de cidadania, desde a segunda metade do século XX. A alternativa c está correta porque os museus, atuando como pontes para a manutenção da comunicação simbólica nas sociedades, têm uma missão bastante pertinente a instituições dessa natureza. A alternativa d não está correta, uma vez que no Brasil a educação patrimonial vem sendo aplicada nos museus e nas escolas. A alternativa e não está correta, porque, quanto às cidades, seus respectivos planos reguladores urbanos (os planos diretores) são instrumentos eficientes na preservação patrimonial (livro-base, p.155-157).
	
	D
	No Brasil, a educação patrimonial vem sendo aplicada nas galerias de arte e nas escolas, excluindo os museus.
	
	E
	As cidades contam com seus respectivos planos reguladores urbanos (os planos diretores), que são ineficientes por não se preocuparem com a preservação patrimonial.
Questão 6/10 - Educação Patrimonial
Atente para a afirmação a seguir:
“A educação patrimonial na contemporaneidade vem adquirindo proeminência e apontado possibilidades de inclusão do cidadão e do desenvolvimento de economias locais por meio do turismo cultural e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de fraternidade entre os membros de distintas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.41. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil leia as afirmativas referentes à Educação Patrimonial:
I - Um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC (Ministério da Educação e Cultura) foi o Projeto Interação, que logo angariou interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986).
II - O Projeto Interação contou com a participação de órgãos federais vinculados à cultura. A aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e instituições envolvidas em processos educacionais.
III - O Projeto Interação apoiava a uniformidade e homogeneização, contestando o reconhecimento das diferenças culturais.
IV - Ao longo do ano de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II, IV
Você acertou!
A afirmativa I está correta já que um dos primeiros e mais marcantes projetos de iniciativa do MEC foi o Projeto Interação, que logo angariou interlocução ao longo da sua existência (entre 1981 e 1986). A afirmativa II está correta , pois o Projeto Interação contou com a participação de todos os órgãos federais vinculados à cultura, bem como a aplicação da sua metodologia se dava mediante parcerias com poderes estaduais, municipais e demais instituições envolvidas com processos educacionais formais e não-formais. A afirmativa III está incorreta, porque o Projeto Interação contestava a uniformidade e homogeneização em favor do reconhecimento das diferenças culturais. A afirmativa IV está correta, uma vez que, ao longo do ano de 1982, foram aplicados mais de oitenta projetos em localidades diferentes, abarcando todo o território nacional (livro-base,  p.92-94).
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	III e IV
Questão 7/10 - Educação Patrimonial
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer
outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, R. M.F.de. Rodrigo e o IPHAN. Rio de Janeiro: Minc- Sphan- Pró Memória, 1987. 
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre as formas de buscar compreender o que é Educação Patrimonial e as formas de aplicá-la no cotidiano das estruturas formais e não-formais do ensino e da aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Um dos resultados do diálogo entre cultura e educação é o debate atual sobre o papel estratégico desempenhado pela economia da cultura, iniciada na Austrália e na Inglaterra, e com irrisório desdobramento no Brasil.
	
	B
	O conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio cultural são aspectos de um processo educativo que, nas estruturas formais e informais de ensino, podem fazer parte dos temas apreendidos na escola e em outros espaços da formação da cidadania.
Você acertou!
Segundo o livro-base, todos esses itens atrelados, além de comporem o processo educativo, tanto nas estruturas formais, quanto nas informais, podem fazer parte de temas apreendidos na escola e na formação da cidadania e também da constituição da memória e na sustentabilidade da criatividade de uma sociedade (livro-base, p.89-90).
	
	C
	A constituição vigente (1988) adverte que a preservação patrimonial é dever do governo, e isenta a sociedade dessa responsabilidade.
	
	D
	Os bens culturais limitam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
	
	E
	A definição abrangente de patrimônio nega que nossas vidas, pessoal e comunitária, são inseparáveis da cultura e dos seus significados.
Questão 8/10 - Educação Patrimonial
Leia o excerto de texto a seguir:
“[...] Uma vez aprovada pelas Nações Unidas, por volta de 2002, a Carta da Terra será o equivalente à Declaração Universal dos Direitos Humanos no que concerne à sustentabilidade, à equidade e à justiça [...]. O projeto da Carta da Terra inspira-se em uma variedade de fontes, incluindo a ecologia e outras ciências contemporâneas, as tradições religiosas e as filosóficas do mundo, a literatura sobre ética global, o meio ambiente e o desenvolvimento [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir.; Pedagogia da Terra. 5ªed. São Paulo: Fundação Petrópolis, 2001, p.100. 
De acordo com o fragmento de texto acima e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, leia as afirmativas sobre os encontros e documentos produzidos na América Latina a respeito de Patrimônio:
I - O I Seminário Interamericano sobre Experiências na Conservação e Restauração do Patrimônio Monumental dos Períodos Colonial e Republicano (organizado pela República Dominicana) considerou os monumentos da cultura popular, a dinamização do turismo a partir deles e a valorização dos centros históricos.
II - No ano de 1967, em Quito, foi despertado o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas, inserindo a iniciativa privada como agente importante para a recuperação de bens culturais.
III - Em Quito, as atividades e os bens culturais definidos para auxiliar o desenvolvimento social e econômico local foram: restaurantes, visitações a praças e parques com bustos e monumentos de figuras históricas, museus.
IV - A Carta de Quito abordou o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas visando o desenvolvimento social e econômico local. 
Estão corretas apenas as afirmações:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, IV
Você acertou!
A afirmativa I está correta, já que o Seminário Interamericano sobre Experiências na Conservação e Restauração do Patrimônio Monumental dos Períodos Colonial e Republicano discutiu os planos social, econômico e monumental, considerando os monumentos da cultura local, dinamização do turismo a partir deles, e valorização dos centros históricos. A afirmativa II está correta, uma vez que, em Quito, foi despertado o interesse turístico na exploração do acervo patrimonial das nações mais empobrecidas, inserindo a iniciativa privada como agente importante para a recuperação de bens culturais.  A alternativa III está incorreta, pois os bens culturais e as atividades que foram definidas são: pousadas e hotéis para turistas, visitações a sítios arqueológicos e também outras atividades que unissem a valorização do patrimônio cultural ao desenvolvimento social e econômico local. A afirmativa IV está correta também, uma vez que, a Carta de Quito teve como objetivo despertar o interesse turístico na exploração do patrimônio, visando o desenvolvimento social e econômico local. (livro-base, p. 152-153).
	
	B
	I, II, III
	
	C
	I, III, IV
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	II e IV
Questão 9/10 - Educação Patrimonial
Leia o excerto a seguir:
“[...] a reflexão sobre a possibilidade de formulação e fruição de políticas culturais [...], as quais se amparam no princípio de participação dos diferenciados setores sociais na vida cultural da cidade, valorizando [...] oportunizando a expansão da criatividade e o fortalecimento da sociedade civil como pregado pela visão gramsciana, isto é, pela contemporaneidade com o contexto social, pela sintonia com a variedade e a dinâmica dos movimentos da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUPORINI, Teresa. J. Educação patrimonial: projetos para a educação básica. Ciênc. & Let, Porto Alegre: n. 31, jan- jun 2002, p.337. 
De acordo com o excerto dado e tendo e os conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a democratização da cultura, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A democratização da cultura foi reflexo da conquista dos agentes autônomos que atuam diretamente nos diversos campos artísticos, sem auxílio da indústria cultural.
	
	B
	Em relação ao patrimônio, a Constituição de 1988 instaurou marcos legais, mas não se adequou aos modernos conceitos internacionais em termos de ordenamento jurídico
	
	C
	No que se refere ao processo de democratização da cultura, a questão patrimonial foi a área que mais recebeu investimentos financeiros.
	
	D
	A população em geral é mais atraída pelos museus (que muitas vezes se localizam em edificações históricas e até tombadas, em meio a regiões centrais das cidades) do que pelos estímulos da indústria cultural.
	
	E
	Os museus atuam como mediadores culturais e são um ótimo termômetro para pensarmos a qualidade da educação patrimonial desenvolvida em nossa sociedade.
Você acertou!
A alternativa a está incorreta, pois a democratização da cultura acaba sendo uma vitória da indústria cultural, e não uma conquista autônoma dos agentes que atuam diretamente nos diversos campos artísticos. A alternativa b está incorreta no que tange ao patrimônio, uma vez que a Constituição de 1988 instaurou marcos legais que trouxeram inovações em termos de ordenamento jurídico, em relação aos modernos conceitos internacionais. A alternativa c está incorreta, pois, a democratização da cultura acaba tornando-se uma conquista da indústria cultural e não uma conquista dos agentes atuantes nos diversos campos artísticos, resultando em questões patrimoniais como sendo a parte pobre da história, pois recebem menos investimentos. A alternativa d está incorreta, já que muitas das sedes dessas instituições se localizam em edificações históricas, até mesmo tombadas, e em regiões centrais das grandes cidades, o que afasta ainda mais, na perspectiva de fruição e da participação do patrimônio, a população em geral, que recebe maiores estímulos da indústria cultural massiva. A alternativa e está correta, pois os museus são peças fundamentais, uma vez que atuam enquanto mediadores culturais, e são um ótimo termômetro para pensarmos
a qualidade da educação patrimonial desenvolvida na sociedade. (livro-base, p.149-152).
Questão 10/10 - Educação Patrimonial
Atente ao excerto abaixo: 
“[...] Podemos dizer que a consequência mais importante desta concepção da unidade como propriedade intrínseca da nacionalidade reside na sua capacidade de neutralizar até mesmo as evidentes descontinuidades entre elementos culturais arcaicos e modernos, a ponto de anular os conflitos decorrentes de sua coexistência no presente histórico. Contrariamente o que ocorre com outros modernismos, no caso brasileiro a modernização não implicaria a negação do passado, mas antes, sua integração, segundo uma dinâmica concebida como evolutiva e fundada na continuidade em relação à tradição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORAES, Eduardo J. de. A constituição da ideia de modernidade no Modernismo brasileiro. Tese de doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, 1983, p.73. 
A partir da leitura do excerto acima e dos conteúdos abordados no livro-base Educação Patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre políticas de preservação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Apesar da liberação das obras de Mário de Andrade em domínio público, a partir de 2016, e os 70 anos da sua morte, a política brasileira de proteção dos bens culturais continuou igual à dos inícios do século XX.
	
	B
	Exclusivamente no Brasil, os anos de 1930 representaram o marco inaugural para a salvaguarda do patrimônio histórico, enquanto normas internacionais ainda não estavam em processo de gestação.
	
	C
	A Carta de Atenas, primeiro documento internacional para orientar a proteção do patrimônio e os processos de restauração, trazia consigo a perspectiva de valorização de locais de patrimônio que sensibilizassem a todos os povos e países. 
Você acertou!
A alternativa “c” está incorreta, pois os momentos históricos que propiciam novos olhares são constantes para aqueles que se dedicam a analisar o passado. A liberação das obras de Mário de Andrade em domínio público, a partir de 2016, bem como o aniversário de 70 anos de falecimento do autor, tem promovido novas interpretações acerca da gestação da política brasileira de proteção dos bens culturais, desde a ação desse escritor modernista. A alternativa “b” está incorreta, pois não somente no Brasil os anos de 1930 representaram o marco inaugural para a salvaguarda do patrimônio histórico, quando também normas internacionais estavam em processo de gestação e nascimento e voltadas para a restauração de monumentos. A alternativa c está correta, uma vez que, de fato, a Carta de Atenas ou Carta de Restauro de Atenas, foi o primeiro documento internacional elaborado para orientar a proteção do patrimônio e os processos de restauração de bens edificados, e a perspectiva adotada era a de valorização de locais de patrimônio que sensibilizassem a todos os povos e países. A alternativa d não está correta, pois, nos primórdios do serviço de proteção e preservação, “[...] Mário de Andrade desabafou sobre a grande diferença entre a situação paulista e a mineira, pois nesta última região o patrimônio se escancarava, ao passo que em São Paulo era preciso vasculhar os testemunhos da história colonial depois de muito chacoalhar em automóveis e árduas caminhadas, como escreveu em carta ao diretor do IPHAN, Rodrigo Melo Franco de Andrade”. E a alternativa “e” está errada porque afirma o oposto do que propôs a Carta de Atenas, como se viu na alternativa “c”. (livro-base, p. 36-38, 39).
	
	D
	Mário de Andrade, nos primórdios do serviço de proteção e preservação destacou como São Paulo exaltava seu patrimônio do período colonial, enquanto Minas Gerais o possuía muito menos evidente.
	
	E
	A Carta de Atenas ignorou a valorização de locais de patrimônio capazes de sensibilizar diferentes povos e países, pois enfatizou políticas restritivas e locais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina