Buscar

História da Moda entre os anos de 1960 a 1970 RAISY RODRIGUES 2018

Prévia do material em texto

História da Moda entre os anos de 1960 a 1970
A partir de 1960, considerado como os revolucionários anos 60, a moda acompanha essa virada na História, contribuindo assim para, com a forma de se vestir, mandar o recado para a sociedade de que era necessária mais liberdade, em todos os aspectos.
Até o início dos anos 60, os jovens se vestiam praticamente como seus pais: “roupas estruturadas, acessórios coordenados, respeitáveis ternos com gravata”.
As grandes mudanças ocorridas a partir daí, tais como: A arte pop, as viagens espaciais, o movimento hippie, novos escritores com seus novos estilos literários, novos músicos apresentando ao mundo também um novo tipo de música e demais avanços em outras áreas do conhecimento, faziam com que os anos 60 fosse um momento em que a sociedade gritava por algo novo. 
Além do lançamento no mercado da primeira pílula anticoncepcional, nos Estados Unidos, com o nome de Enovid-10, vieram os movimentos estudantis, os hippies e os movimentos femininos, e em 1969 o festival de rock de Woodstock vinha mostrar ao mundo que, aqueles velhos tempos, antes de 1960, já não teria mais volta.
Nessa década de 60, “pela primeira vez a moda começou a se concentrar nos adolescentes. Os modelos mudavam tão depressa que os fabricantes tinham dificuldades para renovar os estoques com a rapidez necessária.” Era uma corrida dos jovens atrás dos novos looks, de preferência o último look e, por outro lado, era a corrida dos estilistas para criarem cada vez mais novidades.
O prêt-ã-porter que significa “pronto para vestir” inicia com roupas mais voltadas à juventude, com mais novidade, menos perfeição, porém mantendo a classe.
Essa década, marcada com tantas alternativas na moda, demonstrando e querendo buscar a liberdade da forma como se vestir e criar estilos, surgiam vários ícones que seriam imitados por todo o mundo, tais como, Audrey Hepburn, Jaqueline Kennedy e Brigit Bardot. 
O estilo hippie
Valia qualquer coisa para se vestir, desde que custasse barato ou até mesmo fosse grátis. “Eram roupas feitas em casa ou customizadas, compradas em mercados de pulgas ou brechós. Improvisaram jeans boca de sino abrindo as costuras laterais e inserindo retalhos em forma de “V”invertidos. Franjas e miçangas brotaram em coletes e saias.
A moda masculina
As bandas de Rock e cantores exerciam grandes influências na moda masculina. Elvis Presley continuou nos anos 60 influenciando o mundo da moda, tanto no vestuário mais esportivo, quanto no social. O estilo de corte de cabelos eram copiados por vários rapazes dessa década.
Quando pensamos nos anos 60, lembramos das famosas lambretas e, ainda a influência dos ícones dessa época. Quanto as tendências da moda masculina, não tem como não pensar nas jaquetas de couro preta, calças jeans mais justas para os jovens, as botas que compunham o look.

Continue navegando