Buscar

Introdução à Audiodescrição ENAP/EVG Provas(1-a-5)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução à Audiodescrição
Provas: 1,2,3,4,5
Exercício Avaliativo 1
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 20,00(25%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
A audiodescrição é uma ferramenta utilizada para garantir maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Assinale a alternativa mais adequada sobre esse recurso:
a. A audiodescrição permite que a pessoa aproveite toda a obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa da mesma forma que a pessoa que enxerga. As informações contidas na imagem são recebidas pela pessoa poucos minutos depois de aparecer. (Errada)
b. As descrições sempre são feitas nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, mas, de vez em quando, acontece de tais descrições ficarem sobrepostas ao conteúdo sonoro relevante, dependendo da velocidade da fala. . (Errada)
c. A audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual intersemiótica voltada exclusivamente para pessoas com deficiência visual.
d. Existem várias definições para audiodescrição. Uma delas afirma que a audiodescrição é a descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos.
e. Segundo os dados do Censo do IBGE, em 2010, existia cerca de 6 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no Brasil. Essas pessoas já possuem acesso simplificado ao conteúdo televisivo acessível, graças à tecnologia digital.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As definições de audiodescrição são inúmeras. Para a audiodescritora Graciela Pozzobon e para a produtora e curadora Lara Pozzobon, a audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos.
A audiodescrição permite o recebimento da informação contida na imagem ao mesmo tempo em que ela aparece, permitindo que a pessoa aproveite toda a obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa da mesma forma que uma pessoa que enxerga.
As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.
Além de ser destinada a pessoas com deficiência visual, a audiodescrição também é voltada para pessoas com deficiência intelectual, idosos, disléxicos, autistas, pessoas com déficit de atenção, e pessoas sem deficiência que podem ampliar o senso de observação e o entendimento de espetáculos e produtos audiovisuais.
De acordo com o Censo do IBGE, em 2010, existia cerca de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no Brasil. Essa população tem pouco acesso a conteúdo televisivos acessíveis ou ainda não sabe onde e como procurá-los.
Questão 2
incorreto
Atingiu 1,00 de 1,00
A pessoa que trabalha como audiodescritora deve ter um bom vocabulário, uma voz nítida, com pronúncia pausada e em bom volume, além de objetividade e boa capacidade de síntese. Sobre o trabalho do audiodescritor, assinale a alternativa mais adequada:
a. O trabalho do audiodescrição deve se restringir às informações que estão nos diálogos.
b. As expressões faciais e corporais, o ambiente, os figurinos, os efeitos especiais, as mudanças de tempo e espaço, a leitura de créditos e os títulos devem fazer parte do trabalho de audiodescrição. . (Errada)
c. O trabalho de audiodescrição mistura narração e descrição, sendo que a descrição faz a história progredir e a narração consiste em interromper a história para detalhar um personagem, objeto ou lugar. . (Errada)
d. Ao descrever o vestuário dos personagens, o audiodescritor deve começar pelas peças menores, indo dos pés à cabeça, preocupando-se com a riqueza dos detalhes.
e. No trabalho de audiodescrição, as cores não possuem relevância.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As informações que não estão no diálogo também devem ser compreendidas. Essas informações são as expressões faciais e corporais, o ambiente, os figurinos, os efeitos especiais, as mudanças de tempo e espaço, a leitura de créditos, os títulos e qualquer informação que apareça escrita na tela.
A audiodescrição mistura a narração com a descrição. Enquanto uma narração faz uma história progredir, a descrição consiste em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc.
Sobre o vestuário, deve-se começar pelas peças maiores e pela parte superior para depois passar para as menores e acessórios. Em geral, não é necessário descrever o figurino de todos os personagens em todas as cenas, pois o excesso de informação torna a audiodescrição cansativa e tira o foco do ponto principal.
No trabalho de audiodescrição, recomenda-se que as cores sejam referidas.
Grande parte das pessoas com deficiência visual tem ou já teve alguma visão útil e, por isso, tem a memória de cores. As cores devem ser nomeadas por se tratarem de objeto de significado sociocultural.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A acessibilidade é oferecer possibilidades de transpor as barreiras que existem na sociedade, garantindo que algumas as pessoas possam participar efetivamente dos vários âmbitos da vida social. Em relação a esse assunto, marque a alternativa correta:
a. A audiodescrição sempre foi realizada de maneira intuitiva, mas os estudos formais sobre o assunto só apareceram em meados dos anos 80.
b. A técnica de audiodescrição chegou ao Brasil em 2003 e hoje é amplamente difundida entre os canais de televisão, que chegam a cumprir 12 horas de conteúdo acessível em sua programação. 
c. As emissoras de televisão aberta no Brasil são obrigadas a ter programação com audiodescrição, pelo menos duas horas semanais. 
d. No Brasil ainda não existe uma norma para estabelecer diretrizes gerais relacionadas à audiodescrição.
e. Na área Comunicacional, acessibilidade se refere apenas à ausência de barreiras na comunicação interpessoal.
Feedback
Sua resposta está correta.
As emissoras de televisão aberta no Brasil são obrigadas a ter programação com audiodescrição, pelo menos duas horas semanais, desde 1° de julho de 2011, conforme Portaria nº 188, de 24 de março de 2010, do então Ministério das Comunicações.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A audiodescrição acontece ao mesmo tempo em que a imagem aparece, geralmente entre as falas do produto audiovisual, e em sincronia com outras informações sonoras. Assinale a alternativa que melhor representa como a audiodescrição chega às pessoas com deficiência:
a. A audiodescrição sempre exige um roteiro detalhado, mesmo quando é utilizada em situações ao vivo, como noticiários e programas de televisão. 
b. A audiodescrição ao vivo é gravada para ser narrada no momento em que o produto audiovisual está sendo apresentado, como acontece em peças de teatro e espetáculos musicais.
c. A audiodescrição simultânea acontece ao vivo, sendo a preparação de roteiro uma escolha do audiodescritor-locutor durante o evento.
d. A audiodescrição chega ao público deficiente visual em cinemas e teatros por meio de fones de ouvido, independentemente de a audiodescrição ser pré-gravada, ao vivo ou simultânea.
e. A audiodescrição fica audível na televisão por meio da tecla SAP, que precisa ser configurada em cada aparelho para funcionar corretamente.
Feedback
Sua resposta está correta.
Seja pré-gravada, ao vivo ou simultânea, a audiodescrição chega ao público deficiente visual por meio de fones de ouvido, como os usados na interpretação simultânea, que devem ser disponibilizados nas salas de cinema e teatro.
Exercício Avaliativo 2
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
As imagens não são apenas decorativas, elas ilustram, provocam reflexões e emoções, estimulam, motivam, promovem a curiosidade e completam o entendimento do texto. Assinale a alternativa mais adequada sobre acessibilidade em imagens estáticas:
a. Uma imagem pode estabelecer uma relação de informatividade
com o texto, quando a interpretação da imagem, somada à do texto, gera um significado completamente novo.
b. Uma imagem estabelece relação de complementaridade com o texto quando acrescenta a ele uma informação nova que completa o seu significado.
c. Os leitores de tela utilizados por pessoas cegas e com baixa visão são capazes de ler arquivos em formatos de imagem, como JPEG e PNG.
d. A descrição de imagens estáticas deve ser livre de julgamentos e deve evitar o excesso de informações desnecessárias. A descrição deve ser feita de forma objetiva, dizendo o suficiente para transmissão da ideia geral. 
e. As figuras de linguagem devem ser utilizadas sem restrição nas descrições de imagens, pois ampliam as possibilidades de interpretação pelos leitores.
Feedback
Sua resposta está correta.
Algumas orientações para descrição de imagens são:
· Descrever o que vê na imagem, sem julgamentos ou opiniões.
· Evitar o excesso de informações e apontamentos desnecessários.
· Ser objetivo na descrição, dizendo o suficiente para que a ideia geral seja transmitida.
· Evitar o uso de figuras de linguagem, facilitando também a interpretação em Libras.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Considerando as disposições normativas sobre acessibilidade, o Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu o Mecdaisy. Assinale a alternativa mais adequada sobre o Mecdaisy.
a. O Mecdaisy é um formato utilizado para tornar conteúdos acessíveis.
b. O Mecdaisy é um sistema voltado ao ensino de técnicas da escrita em braile.
c. O Mecdaisy é uma solução tecnológica que tem como função principal a produção de livros impressos compatíveis com leitores de tela.
d. O Mecdaisy é uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível no padrão Daisy. 
e. O padrão Daisy não permite a exportação de textos para impressão em braile nem a leitura em caracteres ampliados.
Feedback
Sua resposta está correta.
O Mecdaisy é uma solução tecnológica que permite a produção de livros em formato digital acessível no padrão Daisy (Digital Accessible Information System).
Esse padrão apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita também anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em Braille, bem como  a leitura em caracteres ampliados. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a navegação por meio de índices ou buscas rápidas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Para que planilhas, gráficos e tabelas sejam disponibilizados no meio digital com um bom nível de acessibilidade, é importante ter cuidado com a formatação e a disposição dos elementos. Sobre esses cuidados, assinale a alternativa mais adequada:
a. As células mescladas e divididas não acarretam prejuízo aos softwares de leitura de tela utilizado por pessoas cegas.
b. O contraste entre a cor de fundo e o texto nas células não possui qualquer impacto para acessibilidade.
c. Os leitores de tela não conseguem associar o cabeçalho às células de conteúdo em uma tabela.
d. Ao inserir uma imagem, gráfico ou figura em um documento Excel ou Calc, é essencial fornecer uma descrição para eles em uma caixa de texto alternativo. 
e. Os nomes das guias de uma planilha não podem ser lidos pelos softwares de leitura de tela.
Feedback
Sua resposta está correta.
É essencial fornecer um texto alternativo às imagens que transmitem conteúdo em um documento. Assim, ao inserir uma imagem, gráfico ou figura, forneça uma descrição para eles em uma caixa de texto alternativo.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre as práticas que ajudam a reduzir barreiras em documentos digitais, assinale a alternativa mais adequada:
a. A descrição de imagens é facultada em imagens que transmitem conteúdo.
b. A descrição de imagens que transmitem conteúdo facilita o acesso de pessoas que utilizam leitores de tela. 
c. A descrição de imagens sempre deve ser feita em caixa de texto alternativo.
d. Os documentos digitais não precisam oferecer alternativa para áudios e vídeos, pois esses formatos sempre serão acessíveis.
e. A audiodescrição não pode ser utilizada em documentos digitais que tenham imagens.
Feedback
Sua resposta está correta.
É importante descrever todas as imagens que transmitem conteúdo no documento, uma vez que pessoas com deficiência visual não conseguem entender a informação que é passada visualmente por meio de imagens. Os leitores de tela informam o conteúdo de uma imagem somente se ela estiver descrita.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Assinale a alternativa mais adequada sobre as práticas de acessibilidade na Web:
a. A hierarquia dos títulos de uma página Web não influencia a informação repassada às pessoas com deficiência visual pelos softwares de leitura de tela.
b. Em uma página Web, deve-se incentivar o uso de links, tais como “clique aqui” e “saiba mais”, pois, além de enriquecer a leitura, são amplamente acessíveis pelos softwares de leitura de tela.
c. O código HTML é importante para acessibilidade porque os leitores de tela e os outros recursos de tecnologia assistiva utilizam seus elementos e sua semântica para interpretar as informações. 
d. As imagens decorativas em páginas da Web devem ser descritas em qualquer circunstância, a fim de que sejam lidas pelos softwares de leitura de tela utilizados pelas pessoas com deficiência visual.
e. As cores, o negrito e os botões com formas geométricas são formas adequadas de indicar informações obrigatórias em formulários disponíveis em páginas Web.
Feedback
Sua resposta está correta.
Para desenvolver um conteúdo Web mais acessível, é preciso ter em mente que o mais importante para a acessibilidade é o código HTML - HyperText Markup Language, pois o leitor de tela e outros recursos de tecnologia assistiva interpretam os elementos e a semântica desse código.
Parte inferior do formulário
Exercício Avaliativo 3
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Assinale a alternativa mais adequada sobre a audiodescrição simultânea:
a. A audiodescrição simultânea permite a elaboração prévia e detalhada do roteiro.
b. Em uma audiodescrição simultânea, os audiodescritores ficam em cabines acústicas, enquanto as pessoas com deficiência escutam a audiodescrição com receptores e fones de ouvido. 
c. Na audiodescrição simultânea, não há espaço para descrição dos ambientes e das pessoas que se apresentam no palco.
d. O estado emocional e mental das pessoas deve ter descrição prioritária em uma audiodescrição simultânea.
e. Em uma audiodescrição, em razão da rapidez e da imprevisibilidade das informações que chegam ao audiodescritor, não é possível se preocupar com vocabulário e norma culta.
Feedback
Sua resposta está correta.
Em eventos presenciais, tais como congressos e seminários, é bastante comum a utilização de audiodescrição simultânea. Nesses eventos, o equipamento utilizado para levar a mensagem às pessoas é o mesmo utilizado na tradução simultânea, funcionando da seguinte forma:
Os audiodescritores ficam em cabines acústicas com um roteiro previamente elaborado sobre o local do evento, logomarcas, vídeos que serão apresentados e tudo o que é possível adiantar, como o conhecimento prévio de terminologia, nomes dos palestrantes e suas apresentações.
As pessoas com deficiência visual recebem receptores e fones de ouvido e podem, dessa maneira, escutar a audiodescrição que é inserida, preferencialmente, em momentos de pausa do palestrante ou em momentos em que a sobreposição de falas não comprometa o entendimento.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direito é comemorado em 19 de setembro e simboliza a luta pela necessidade de manifestações artísticas que possam ser contempladas por todas as pessoas. Sobre o teatro acessível, assinale a alternativa mais adequada:
a. O teatro
acessível é uma iniciativa das Organizações Não Governamentais (ONGs) que não encontra amparo na legislação brasileira.
b. O teatro acessível, comemorado na mesma data em que o Dia Nacional do Teatro, é uma ação governamental que não se alinha à Convenção da ONU sobre Direito das Pessoas com Deficiência.
c. No teatro acessível, a audiodescrição garante às pessoas cegas ou com baixa visão informações importantes para compreensão do espetáculo. 
d. O teatro acessível se preocupa apenas com o acesso aos deficientes visuais, deixando de lado a acessibilidade para pessoas com outras deficiências.
e. No teatro acessível, as visitas guiadas ao cenário para as pessoas cegas ou com baixa visão devem acontecer trinta minutos antes do espetáculo, sendo dispensada a orientação por audiodescritores.
Feedback
Sua resposta está correta.
No teatro acessível, a audiodescrição garante às pessoas cegas ou com baixa visão informações importantes para a compreensão do espetáculo. O profissional de audiodescrição fica em uma cabine e as informações são transmitidas para as pessoas por meio de fones de ouvido. A audiodescrição também é feita na visita guiada ao cenário, que acontece trinta minutos antes do início da peça e permite que as pessoas cegas e com baixa visão toquem no cenário.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O recurso da audiodescrição é essencial para a eliminar barreiras de comunicação nos espaços dedicados à cultura, como as exposições virtuais. Sobre acessibilidade nas exposições, assinale a alternativa mais adequada:
a. Em exposições físicas, não é necessário informar que a exposição é disponibilizada com acessibilidade.
b. O audioguia é um sistema de locução voltado exclusivamente para pessoas que visitam exposições virtuais.
c. Ao divulgar uma exposição nas redes sociais, é desnecessário disponibilizar o conteúdo em um QR Code.
d. Os links com aúdios e vídeos contendo recursos de audiodescrição e janela de Libras devem ser disponibilizados ao se criar uma exposição. 
e. O link com o acervo e os núcleos expográficos podem ser disponibilizados em qualquer formato.
Feedback
Sua resposta está correta.
Ao se criar exposições acessíveis, devem ser observadas as seguintes orientações:
· Destacar que a exposição está disponibilizada com acessibilidade.
· Disponibilizar o link com o acervo e os núcleos expográficos nos formatos acessíveis com documentos nos formatos .doc ou .txt contendo a descrição de imagens.
· Disponibilizar o link com os áudios e vídeos, contendo os recursos de audiodescrição e janela de Libras.
· No caso de divulgação de forma consolidada ou nas redes sociais, disponibilizar o conteúdo em QR Code. Nessa situação, todo o material e seus recursos devem estar bem sinalizados para que a pessoa com deficiência saiba navegar na exposição ao acessar.
· Incluir o audioguia na exposição virtual ou física.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A acessibilidade comunicacional é aquela que acontece sem barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual. Nesse sentido, marque a alternativa que demonstra adequadamente a relação entre acessibilidade comunicacional e audiodescrição.
a. A audiodescrição contribui para a acessibilidade comunicacional à medida que elimina as barreiras de comunicação entre pessoas ouvintes e Surdas.
b. A acessibilidade comunicacional compreende a interpretação de Libras, o preparo de funcionários para lidar com pessoas deficientes e a escrita em braille voltada às pessoas cegas, mas não utiliza a audiodescrição para eliminar barreiras na comunicação.
c. A acessibilidade comunicacional deve ser observada apenas em meio digital, sendo dispensada em eventos culturais como teatros e museus.
d. A audiodescrição pode contribuir para a acessibilidade comunicacional ao tornar espaços culturais acessíveis, permitindo que pessoas com deficiência visual acompanhem os espetáculos da mesma forma que as pessoas que enxergam. 
e. Como ferramenta de acessibilidade comunicacional amplamente conhecida, a audiodescrição pode ser feita por qualquer empresa que atue no segmento cultural.
Feedback
Sua resposta está correta.
A audiodescrição contribui para acessibilidade comunicacional porque torna os espaços culturais acessíveis, permitindo que as pessoas com deficiência visual acompanhem os espetáculos culturais e sintam incluídas, respeitadas e capazes de discutir sobre os conteúdos acessados.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre a audiodescrição no filme “Os olhos do Pianista”, assinale a alternativa mais adequada:
a. Ao assistir ao filme com os olhos fechados, é possível identificar todos os personagens da história.
b. A narração da audiodescrição seguiu várias pausas para dar espaço à fala dos personagens do filme.
c. A audiodescrição pode ajudar as pessoas com deficiência visual e também as pessoas com baixo letramento ou deficiência intelectual a compreender o que acontece no filme. 
d. A entonação utilizada na narração não guarda relação com o que está acontecendo no filme, pois o audiodescritor não deve considerar as emoções.
e. A sonorização e a trilha sonora não possui nenhuma influência na composição de significados da obra audiodescrita.
Feedback
Sua resposta está correta.
A audiodescrição não é apenas para pessoas com deficiência visual. O recurso pode conduzir o olhar de espectadores com baixo letramento e/ou deficiência intelectual, ajudando a compreender a obra, dando suporte no vocabulário e conhecimento.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Exercício Avaliativo 4
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre o livro acessível, assinale a alternativa correta.
a. A lei brasileira de inclusão considera livro em formato acessível os arquivos reconhecidos e acessados apenas por leitores de tela.
b. Os livros em letra ampliada podem atender às necessidades das pessoas com baixa visão em livros impressos em meio físico, mas não nos livros digitais.
c. Livros em braile são viáveis para pessoas que, além de terem deficiência visual, também tenham deficiência auditiva. A confecção desses livros tem preços bastante acessíveis.
d. Livros com formato em áudio são produzidos exclusivamente com vozes sintetizadas eletronicamente.
e. Nos audiolivros, existe um ledor e um leitor. As principais vantagens desse formato de livro é a facilidade de transporte e o baixo custo de produção. 
Feedback
Sua resposta está correta.
No livro falado, existem duas figuras de fundamental importância que merecem destaque: o “ledor”, aquele que realiza a leitura e empresta sua voz para a gravação do livro; e o leitor, o deficiente visual que lê – escuta – o livro falado.
Entre as vantagens desse formato, é possível citar a facilidade de transporte; a flexibilidade de o usuário poder acessá-lo em diversas ocasiões; a versatilidade de ser gravado em diferentes mídias como CD, DVD, MP3 e pen drive; e também o fato de possuir um baixo custo de produção.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre a utilização do recurso da audiodescrição em livros, marque a alternativa mais adequada:
a. A utilização da audiodescrição em livros impede o acesso à leitura por pessoas sem deficiência.
b. A utilização da audiodescrição em livros facilita a leitura por pessoas analfabetas, mas prejudica a leitura por pessoas alfabetizadas.
c. O recurso da audiodescrição permite que pessoas com deficiência visual ouçam o livro ao mesmo tempo em que as pessoas que enxergam fazem a leitura do livro físico. 
d. A audiodescrição impede a leitura simultânea por pessoas com deficiência e sem deficiência, alfabetizadas ou analfabetas.
e. A audiodescrição na literatura é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência visual, não sendo útil às pessoas analfabetas, por exemplo.
Feedback
Sua resposta está correta.
O recurso da audiodescrição permite que pessoas com deficiência visual ouçam o livro ao mesmo tempo em que as pessoas que enxergam fazem a leitura do livro físico. A audiodescrição possibilita ainda a leitura
por pessoas analfabetas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
As tirinhas são narrativas visuais com poucos quadros cuja principal característica é o humor. Sobre a descrição de tirinhas, marque a alternativa mais adequada:
a. A descrição de tirinhas não precisa levar em consideração as características físicas dos personagens, mesmo quando eles são estereotipados.
b. Antes de descrever os quadros, recomenda-se mencionar quem são os personagens e quais são suas características. Além disso, é importante falar sobre o cenário e sobre o tempo. 
c. Os balões onde aparecem as falas dos personagens não são relevantes para o trabalho de descrição, pois a informação mais importante é o texto da fala.
d. Os elementos gráficos, como pontos de interrogação, exclamação, gotas de suor, raios e núvens, quando descritos, prejudicam a interpretação das pessoas com deficiência visual.
e. A descrição de tirinhas não precisa ser feita quadro a quadro, pois a quantidade de detalhes prejudica a compreensão do todo pelas pessoas com deficiência visual.
Feedback
Sua resposta está correta.
Uma das recomendações feitas pela audiodescritora Lívia Motta é que, antes da descrição de cada quadrinho, seja mencionado quem são e quantos são os personagens, caracterizando-os. Além disso, é recomendável falar sobre o cenário e o tempo (dia, noite, inverno, verão), para só depois fazer a descrição de cada quadrinho.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre a descrição de propagandas e publicidades divulgadas em banners, cards e flyers, assinale a alternativa mais adequada:
a. Como o banner é uma imagem simples, com poucas ilustrações e com informações muito objetivas, não é necessário ter descrição para que o conteúdo seja acessível aos softwares de leitura de tela.
b. O card é uma forma de publicidade que possui uma foto e um conjunto pequeno de informações, dispensando a descrição por ser acessível a qualquer software de leitura de tela.
c. O flyer possui muitos elementos visuais e informações, de modo que a descrição deve ser feita apenas para as informações mais importantes.
d. Os cards divulgados em redes sociais e em aplicativos de mensagens costumam ter seu conteúdo acessível sinalizado com as hashtags #Pracegover ou #Descriçãodaimagem. 
e. As campanhas publicitárias divulgadas em banners, cards e flyers devem conter somente textos, a fim de possibilitar o acesso por softwares de leitura de tela.
Feedback
Sua resposta está correta.
O card costuma apresentar fotos e informações, utilizando cores para dar destaque ao texto. Sendo ele veiculado em imagem, o software de leitura de tela não consegue ter acesso ao conteúdo. Normalmente, os cards são inseridos em redes sociais e/ou enviados pelo WhatsApp, de modo que a versão acessível costuma ser sinalizada com as hashtags #Pracegover ou #Descriçãodaimagem.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A logomarca é uma imagem que representa e identifica uma empresa. Sobre a audiodescrição de logomarcas, marque a alternativa mais adequada:
a. As informações de cores não devem ser consideradas na descrição das logomarcas, visto que pouco influenciam seu significado.
b. As informações de forma, embora possam ter significado para a composição da logomarca, não possui valor informativo e, por isso, não deve fazer parte da descrição.
c. Quando algum elemento da logomarca não puder ser identificado com clareza, deve ser descartado pela descrição, a fim de não confundir as pessoas com deficiência visual.
d. No caso de assinatura conjunta, quando há várias logomarcas, deve-se descrever com detalhes os elementos visuais que compõem cada uma das logomarcas.
e. A descrição das logomarcas deve destacar os elementos mais significativos, mencionando cores que exprimem significados ligados à missão e aos valores da empresa. 
Feedback
Sua resposta está correta.
As recomendações para descrição de logomarcas são:
· Iniciar a descrição com o nome do órgão/empresa, já mencionando o fundo: a logomarca da xxxxx, com fundo xxxxx, é composta por xxxxx.
· Destacar os elementos mais significativos, mencionando cores que exprimem significados ligados à missão e aos valores da empresa.
· Quando não houver uma identificação muito clara dos elementos, pode-se utilizar na descrição os verbos parecer/lembrar/assemelhar.
· Descrever os desenhos, ícones e outros elementos visuais que compõem a logomarca.
· No caso de assinatura conjunta, é inviável descrever os elementos de cada logomarca. A melhor solução em barra de logos e descrever apenas o nome e atuação (apoio, realização, patrocínio).
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Exercício Avaliativo 5
	Avaliar
	15,00 de um máximo de 20,00(75%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
As pessoas com deficiência visual acessam as mídias sociais com o auxílio de softwares de leitura de tela. Diante disso, assinale a alternativa mais adequada sobre a descrição de imagens nas mídias sociais.
a. Os softwares de leitura de tela são capazes de identificar o conteúdo das imagens postadas em mídias sociais como Facebook e Instagram. (errada)
b. As mídias sociais não costumam apresentar funcionalidades voltadas à descrição de imagens, como é o caso do Linkedin e do Facebook.
c. A hashtag #PraCegoVer aparece em mídias sociais para sinalizar que haverá uma descrição de imagem. Essa hashtag, no entanto, não pode ser utilizada na rede social corporativa Linkedin. (errada)
d. Considerando o uso de leitores de tela por pessoas com deficiência visual, as imagens publicadas em mídias sociais devem ser descritas pelos usuários para serem acessíveis.
e. As pessoas devem evitar o uso de emojis em textos publicados em mídias sociais, pois eles são completamente inacessíveis para as pessoas com deficiência visual.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Os softwares de leitura de tela reconhecem textos, mas não reconhecem arquivos em formatos de imagem, como JPEG e PNG. Por essa razão, para que os softwares de leitura de tela reconheçam o conteúdo de imagens publicadas em mídias sociais, é necessário que elas tenham descrição. Algumas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin já possuem funcionalidades que permitem adicionar descrição para imagens, inclusive com a hashtag #PraCegoVer.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Os documentos acessíveis contribuem para que o maior número de pessoas tenha acesso ao conteúdo. Nesse sentido, assinale a alternativa mais adequada sobre os formatos acessíveis para os documentos:
a. A acessibilidade em documentos PDF não possui relação com as tags e marcações utilizadas para definir a estrutura do documento.
b. As tags e marcações fornecem aos documentos uma ordem lógica de leitura, mas não contemplam textos alternativos para imagens.
c. É possível criar documentos PDF acessíveis a partir de dados enviados para a impressora, preservando as marcações do documento.
d. O formato .txt é menos acessível que os formatos de texto .doc e PDF.
e. Os documentos PDF acessíveis podem ser obtidos ao salvar um documento como PDF em editores de texto ou quando se utiliza o editor de PDF Adobe Acrobat. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Os documentos PDF acessíveis, portanto, podem ser criados a partir das tags ou marcações utilizadas para definir a estrutura do documento. Existem duas maneiras de realizar essa marcação:
a) Criar um documento nos editores de texto, apresentações de slide e planilhas, tomando-se os cuidados para garantir a acessibilidade, e salvando-o como PDF.
b) Criar um documento acessível utilizando o editor de PDF da Adobe, o Adobe Acrobat.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo dados do IBGE, mais de 45 milhões de pessoas declaram ter alguma deficiência no Brasil. Sobre a relação dessas pessoas com o mercado audiovisual, assinale a alternativa mais adequada:
 
a. Se o mercado audiovisual não oferecer acessibilidade, uma grande parcela do mercado consumidor não conseguirá entender as mensagens dos produtos culturais e publicidades colocados em circulação.
b. Não há qualquer perda para o mercado audiovisual ao não se comunicar com as pessoas com deficiência.
c. Os produtos e serviços acessíveis às pessoas com deficiência visual poderiam ser comercializados sem qualquer apoio de profissionais de audiodescrição, pois esse serviço não contribui para o acesso.
d. No ambiente digital, as estratégias de marketing e publicidade voltadas ao público com deficiência são amplamente difundidas, alcançando quase a totalidade das pessoas.
e. O uso da hashtag #PraCegoVer vem sendo utilizado com frequência nas campanhas publicitárias, mas ainda não pode ser considerada um símbolo expressivo de acessibilidade nas redes sociais.
Feedback
Sua resposta está correta.
Se não houver acessibilidade, uma grande parcela do mercado consumidor não conseguirá entender as mensagens dos produtos culturais e publicidades colocados em circulação. Permitir que a pessoa com deficiência visual ou auditiva tenha acesso a essas mensagens pode ser a chave para despertar o desejo de consumir produtos, serviços e cultura.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O atendimento às pessoas com deficiência requer certos cuidados. Assinale a alternativa mais adequada sobre a comunicação com as pessoas:
a. Deve-se evitar fazer perguntas sobre a deficiência das pessoas, pois essa atitude sempre gera constrangimentos.
b. Quando uma pessoa com deficiência visual pede ajuda para ir a algum lugar, é correto guiá-la segurando suas mãos, lado a lado.
c. Os cães-guia são famosos por conseguir guiar as pessoas com deficiência visual corretamente, mesmo quando são distraídos por pessoas que enxergam.
d. Ao explicar direções para uma pessoa cega, é preciso ser o mais claro e específico possível, evitando fazer gestos, movimentos de cabeça ou apontar lugares. 
e. Como todas as pessoas Surdas sabem fazer leitura labial, é importante falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exageros, usando a velocidade e o tom de voz normalmente, sem gritar.
Feedback
Sua resposta está correta.
Ao explicar direções para uma pessoa cega, é importante ser o mais claro e específico possível, evitando fazer gestos, movimentos de cabeça ou apontar lugares, pois isso dificulta a compreensão pela pessoa com deficiência.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando