Buscar

Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais - Avaliação I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
	Prova:
	24242267
	1.
	A linguagem também é formada pela língua. Ela é composta por algumas partes que são: os signos, os significantes e os significados. Os signos são os símbolos gráficos que utilizamos; os significantes são grupos de signos organizados mediante o qual se expressa. Sobre os significados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o alfabeto que conhecemos.
	 b)
	São as palavras, as frases, as orações e outras reuniões de signos que conhecemos.
	 c)
	São apenas as palavras que conhecemos.
	 d)
	São os sons que conhecemos.
	2.
	A comunicação é essencial para a vida humana. Ela perpassa o mundo e suas relações, e ter uma boa comunicação é sinônimo de sucesso ou fracasso em vários setores da vida. Por isso, não é de se admirar a quantidade de empresas que buscam especializar-se nesta arte para ampliar sua clientela. Sobre a comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Para que a comunicação possa ser exata, o emissor deve transmitir com clareza a mensagem para garantir que ela possa chegar sem distorções ao receptor. 
(    ) Existem três canais que são considerados os canais básicos da comunicação: o auditivo, o assindético e o uso do tato. 
(    ) Conforme a neolinguística, existem três canais básicos de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico. 
(    ) Derivada do latim, communicatio de communis, o sentido da palavra comunicação é tornar algo comum a muitos, ter a função de informar, transmitir conhecimento. Também significa a troca de informações entre um emissor e um receptor. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	A linguagem, de um modo geral, funciona como uma roupagem que irá revestir e dar forma aos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. É através da linguagem que nós nos fazemos entendidos pelos outros. Todas as linguagens são importantes e precisam ser valorizadas. As linguagens mais conhecidas são a linguagem verbal e a não verbal. Sobre as outras formas e usos da linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A linguagem mista se refere à junção das linguagens verbal e não verbal ao mesmo tempo. Podemos tomar como um exemplo disto uma peça de teatro, pois neste formato são usados ao mesmo tempo diálogos (linguagem verbal), símbolos e gestos (linguagem não verbal).
(    ) A linguagem formal é usada em reuniões de trabalho ou em produção de textos acadêmicos, que exigem o uso da linguagem padrão; ou da informal, usada quando existe intimidade entre os sujeitos falantes, recorrendo a expressões coloquiais. 
(    ) A linguagem mista se refere à junção das linguagens formal e informal ao mesmo tempo. Normalmente, faz-se uso deste tipo de linguagem em comerciais de televisão e propagandas pela internet. 
(    ) A linguagem artificial é criada por sujeitos humanos e usada para comunicação entre máquinas. Por exemplo, a linguagem utilizada na informática é criada para servir a um fim específico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Dentro do estudo da linguagem aprende-se que ela é formada também pela língua. Esta é formada pelas seguintes partes: o signo, significado e significante como um desdobramento do signo. Avançado um pouco adiante no estudo da linguagem nos deparamos com uma divisão que é estabelecida dentro da linguagem: linguagem conceitual e linguagem simbólica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    )  Na linguagem simbólica, os aspectos que se sobressaem são a emoção e a afetividade, pois estas oferecem ao cérebro uma imagem imediata daquilo que se quer passar. 
(    ) Na linguagem conceitual os aspectos que sobressaem estão ligados aos aspectos da emoção e dos afetos, normalmente utilizando palavras com sentidos diferentes que podem levar a diferentes interpretações.
(    ) A linguagem conceitual normalmente está associada às ciências. Para esta forma de linguagem, o mais importante é que os signos e o que deles deriva tenha sentido restrito, o que faz com que a interpretação tenha um sentido apenas.
(    ) Na linguagem simbólica utilizam-se palavras com sentidos variados que podem levar a diferentes interpretações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	Muitos autores estabelecem uma distinção entre os termos fonêmica e fonologia, mostrando que este último é utilizado eminentemente para os modelos pós-estruturalistas de análise do componente fonológico. Sobre as premissas da fonêmica, analise as sentenças a seguir: 
I- Os sons tendem a flutuar. 
II- Os sons não se modificam pelos ambientes em que se encontram. 
III- Os sistemas sonoros tendem a ser foneticamente simétricos. 
IV- Os sons tendem a ser modificados pelo ambiente em que se encontram. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A noção que temos de sujeito é atravessada pela linguagem, o que faz com que sejamos sujeitos dentro de um contexto histórico, político, ideológico e cultural. A linguagem é fundamental no contexto histórico, sem a linguagem não teríamos nem mesmo a história. Existem vários filósofos da linguagem e outros demais pensadores que nos fazem refletir sobre a linguagem. A respeito destes filósofos e pensadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) John Austin - filósofo inglês. Defendia o estudo sobre a maneira como as palavras são usadas para obter seus significados. 
(    ) Ludwig Wittgenstein - filósofo austríaco. Wittgenstein se dedicou à construção de uma estrutura lógica que pudesse definir, organizar e solucionar os problemas da linguagem.
(    ) Martin Heidegger - filósofo alemão. Heidegger defendia o estudo da linguagem nas mais variadas formas que ela surge e nos mais variados contextos que aparece.
(    )  Bertrand Russel - filósofo britânico. Filósofo, lógico e matemático, suas ideias sobre linguagem refletiam um pouco de cada uma dessas áreas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Um dos objetivos de uma análise fonêmica é definir quais são os sons de uma língua que têm valor distintivo (servem para distinguir palavras). Sons que estejam em oposição - por exemplo [f] e [v] em "faca" e "vaca" - são caracterizados como unidades fonêmicas distintas e são denominados fonemas. Por isso, os fonemas são importantes para entendermos o significado não apenas dos sons, mas também para entendermos a escrita e o sentido das palavras. Com base nos conceitos básicos sobre a fonêmica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A unidade que se relaciona à manifestação fonética de um fonema é chamada de alofone. Alofones de um mesmo fonema ocorrem em contextos exclusivos. Para se descobrir o alofone usa-se o método de identificação de distribuição complementar.
(    ) A unidade que representa um grupo de cinco sons que apresentam  características fonológicas totalmente antagônicos e diferentes são chamados de pares suspeitos, pois deixam em dúvida aquilo a que pertencem. 
(    ) A unidade sonora atestada na produção da fala que precede qualquer análise é chamada de fone. Os fones são segmentos vocálicos e consonantais encontrados na transcrição fonética.
(    )  A unidade sonora que se distingue funcionalmente das outras unidades da língua é chamada de fonema. Para se identificar um fonema,
usa-se o método chamado de par mínimo ou análogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	O ser humano se comunica o tempo todo. Desde o nascimento os seres vivos já se comunicam de várias formas. Há duas formas de linguagem bem conhecidas: linguagem verbal e linguagem não verbal. No dia a dia, o ser humano faz uso destas duas formas, pois todos nós precisamos da linguagem para nos fazer entender e para entendermos os outros. Com relação a estas duas formas de linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A linguagem verbal faz uso de imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, a linguagem corporal, a linguagem gestual etc. 
(    ) A linguagem verbal é a forma mais elementar de comunicação. Este tipo de linguagem faz uso da oralidade e da escrita, e se apresenta de diversas formas.
(    ) A linguagem não verbal faz uso de: jornal impresso ou televisivo, rádio e televisão, conversa entre amigos, escrita de cartas, mensagens de textos através de diversos canais de comunicação etc.
(    ) A linguagem não verbal é caracterizada por ser feita através da ausência dos recursos da fala ou da escrita. Este tipo de linguagem faz uso de todos os outros recursos de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Uma das áreas que pertencem aos estudos da linguagem é a fonética. Esta tem a preocupação de analisar em detalhes os sons que uma língua produz. Existem quatro áreas que são as principais áreas de interesse da fonética: fonética articulatória; fonética auditiva; fonética acústica; e fonética instrumental. Sobre essas áreas, analise as sentenças a seguir: 
I- A fonética articulatória é aquela que envolve os estudos da fala, observando o aspecto articulatório e fisiológico. 
II- A fonética acústica é aquela que envolve a compreensão das propriedades físicas dos sons daquilo que se fala desde sua transmissão do falante ao ouvinte. 
III- A fonética instrumental é aquela que envolve os estudos de determinados instrumentos corporais e musicais para facilitar a fala. 
IV- A fonética auditiva é aquela que envolve e procura compreender os estudos da percepção da fala.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	No estudo da fonologia é essencial saber diferenciar "fonema" de "letra". Cada qual tem o seu lugar e importância, mas é necessário saber separá-los para não confundir as coisas. Sobre o que diferencia fonema de letra, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Letras são imagens palpáveis de gráficos; fonemas são sons de sinais.
	 b)
	Fonemas são sons mais estridentes; letras são imagens palpáveis de símbolos.
	 c)
	Letras são sinais gráficos, símbolos; fonemas são sons que representam estes sinais.
	 d)
	Letras são sons audíveis; fonemas são sinais gráficos que representam estes sons.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais