Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografi1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639223) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19952976
	Nota da Prova:
	9,55
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete. Em diversos lugares há museus com exposições de maquetes. São excelentes para representar edifícios e ótimo para usar na arquitetura, nas aulas de Geografia. Podem ser representações realistas ou virtuais, como maquete física e maquete eletrônica. Disserte sobre as maquetes geográficas táteis.
	Resposta Esperada:
O conceito de espaço é um dos mais utilizados e discutidos dentro do ensino da Geografia. No entanto, para os deficientes visuais e cegos, isto se torna ainda mais complexo, uma vez que eles são capazes de reconhecer a sua inserção em um espaço geográfico, mas não têm a noção da estrutura como um todo. Sendo assim, devido à dificuldade de observação do seu entorno, o estudo da Geografia se torna superficial. Um dos mecanismos já desenvolvidos para o auxílio do ensino de pessoas com deficiência é o sistema Braille. Apesar de eficaz na tradução de informações para a forma verbal, ele se torna insuficiente na transmissão de noções amplas sobre o espaço. Portanto, para transformá-lo em um aprendizado consistente, faz-se necessário o uso de novas ferramentas para o ensino especial, como as maquetes táteis. As maquetes são representações em 3D de recortes do espaço, como aquelas referentes às bacias hidrográficas e ao perfil de inundação de rios, confeccionadas em uma escala reduzida. Acredita-se que tanto o uso dos mapas como das maquetes táteis possibilitam apresentar um mundo novo para o deficiente visual, já que a representação tridimensional pode auxiliar as representações bidimensionais dos mapas, em que as maquetes aproximam a tridimensionalidade da realidade.
	2.
	La Blache passou a estudar as relações entre o homem e o meio físico, admitindo que o meio exercia algum tipo de influência sobre o homem, e que este, dependendo das condições técnicas e financeiras disponíveis, poderia influenciar o meio. Assim surgiu o possibilismo, apontado como a principal característica da escola francesa. Diante do exposto, disserte sobre o uso da água por meio do ser humano e a possibilidade ou não de sua conservação pelo uso racional.
	Resposta Esperada:
O constante aumento da população mundial e as maiores exigências estão associadas a uma progressiva melhoria das condições de vida da humanidade, isto tem vindo colocar sobre recursos da água uma pressão e uma preocupação crescente. A água constitui para o homem um recurso vital, pois sem ela o homem não existiria nem mesmo as plantas e os animais. A água é utilizada para consumo dos seres vivos, higiene e limpeza, na agricultura através da irrigação, na indústria, e também para facilitar o trabalho humano, como nos casos da roda d'água, do monjolo, das máquinas a vapor, além da produção de energia elétrica. Em geral, nos países em desenvolvimento, o maior problema que causa a contaminação é a falta de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos, o que deixa a água em total contaminação.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais