Buscar

APOL DE ÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (Corrigida)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A
Questão 1/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Os números são alarmantes. De acordo com o relatório Planeta Vivo 2012: biodiversidade, biocapacidade e melhores escolhas, produzido pelo World Wide Fund for Nature (WWF, 2012), entidade sediada em Gland (Suíça) que acompanha anualmente o “estado do mundo”, trata-se de uma situação de passivo ecológico, ou seja, são necessários 1,5 anos para que a Terra regenere totalmente os recursos renováveis consumidos pelos seres humanos em um ano. A demanda de consumo da humanidade está aumentando a pressão acumulada sobre o planeta e acelerando o declínio da saúde de florestas, rios e oceanos que dão sustentação à vida. Utiliza-se hoje 50% a mais de recursos do que a Terra pode fornecer, e esse índice demonstra que, se não houver uma mudança de rumo, em 2030 serão necessários mais dois planetas para sustentar a humanidade. É importante ressaltar que as pessoas que vivem na pobreza e até mesmo na miséria evidentemente precisam elevar seu nível de consumo. Entretanto, aquelas instaladas na opulência consomem muito mais do que necessitam. Portanto, há uma concentração de consumo. Um relatório apresentado pelas organizações Sustainable Europe Research Institute, Global 2000 e Friends of the Earth Europe (2009) informa que, em 2006, os 65 países de mais alto poder aquisitivo respondiam por 78% dos gastos em consumo - representando, porém, apenas 16% da população mundial”. 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Consumo consciente). 
Vimos na disciplina, “Ética e Desenvolvimento Sustentável” que existe uma diferença conceitual entre consumo e consumismo. Com base nessa informação, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a definição de consumismo.
 
Nota: 10.0
	
	A
	Consumismo significa adquirir e utilizar bens e serviços para atender a necessidades básicas.
	
	B
	Consumismo refere-se à atitude de tentar satisfazer carências emocionais e sociais através de compras e demonstrar o valor pessoal por meio do que se possui.
Você acertou!
A alternativa correta é: (Consumismo refere-se à atitude de tentar satisfazer carências emocionais e sociais através de compras e demonstrar o valor pessoal por meio do que se possui). De acordo com o livro base da disciplina, “O consumo desenfreado é uma das principais características das sociedades atuais, especialmente das mais ricas. Mais do que um fator econômico, é um estilo de vida segundo o qual os que têm condições consomem desenfreadamente; os que não podem, sonham poder fazê-lo algum dia. O lema “consumir é existir" se transformou numa máxima que orienta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, há uma diferença entre consumo e consumismo. De acordo com Annie Leonard (2011, p. 158-159), o "[...] consumismo refere-se à atitude de tentar satisfazer carências emocionais e sociais através de compras e demonstrar o valor pessoal por meio do que se possui". Erich Fromm faz uma distinção entre consumo funcional (racional) - o consumo propriamente dito - e não funcional (irracional) - o consumismo. Se uma pessoa se alimenta, é porque sua fome indica que o corpo necessita de comida. Entretanto, se ela come demais, por gula, depressão ou ansiedade, essa disfunção representa uma fome que é irracional, que não lhe favorece. "Isso é verdadeiro para todo consumo enraizado na gula, ou consumismo de hoje" (Fromm, 1992, p. 163)” (Adaptado). As demais alternativas estão, portanto, incorreta.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Consumo consciente).
	
	C
	Consumismo envolve manter hábitos de consumo eticamente corretos, compras éticas ou aquisições morais envolvem compreender o efeito de uma compra, isto é, seus efeitos em todos os seres vivos, desde o ponto de extração até o eventual ponto de distribuição do produto.
	
	D
	Consumismo significa, por exemplo, adquirir produtos a partir de uma avaliação prévia sob o ponto de vista ético, ou seja, produtos cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
 
	
	E
	Consumismo é aquele que tem a capacidade de decidir o que e como vai consumir e qual será a origem do produto e/ou serviço a ser consumido. Cabe a ele buscar, em termos aristotélicos, a justa medida entre sua satisfação pessoal e os ditames da sustentabilidade.
 
Questão 2/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Atribuir puramente à tecnologia o poder de resolver os problemas que ela mesma criou é incorrer numa argumentação falaciosa, um pensamento circular, que se traduz na tentativa de usar a repetição ou a reiteração como evidência ou prova numa discussão de relação entre causa e efeito. Como escapar da falácia petitio principii sedutoramente tecida pelos sacerdotes do culto da tecnologia? A saída certamente está na incorporação de um novo elemento: a dimensão ética na análise crítica de qualquer promessa tecnológica. A vida é mais complexa do que a tecnologia”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Para concluir).
Considerando o conteúdo discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, examine as assertivas abaixo e assinale a afirmativa que faz uma análise correta da concepção de ética ambiental.
I. A ética do ambiente e da vida é uma ética de natureza antropocêntrica. Se traduz numa posição utilitarista que defende o cuidado com a natureza em função da sua utilidade.
II. Uma ética do ambiente é uma ética da vida, da "vontade de viver, além da necessidade de conservação da biodiversidade e do princípio de sobrevivência da espécie humana.
III. A problemática ambiental expande a ideia de grupo social, pois os problemas ambientais afetam a humanidade como um todo. Hoje, mais do que nunca, cogita-se encontrar soluções que permitam conciliar os homens com o planeta.
IV. A ética da vida se traduz na busca da harmonização de perspectivas diferenciadas e da inclusão do ethos de diferentes culturas em uma visão maior e consensual, que visa, sempre, ao bem comum e a permanência e sustentabilidade da vida no planeta.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
 
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
 
	
	E
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
A alternativa correta é: (As afirmativas II, III e IV estão corretas). As afirmativas II (Uma ética do ambiente é uma ética da vida, da "vontade de viver, além da necessidade de conservação da biodiversidade e do princípio de sobrevivência da espécie humana), III (A problemática ambiental expande a ideia de grupo social, pois os problemas ambientais afetam a humanidade como um todo. Hoje, mais do que nunca, cogita-se encontrar soluções que permitam conciliar os homens com o planeta) e IV (A ética da vida se traduz na busca da harmonização de perspectivas diferenciadas e da inclusão do ethos de diferentes culturas em uma visão maior e consensual, que visa, sempre, ao bem comum e a permanência e sustentabilidade da vida no planeta) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Uma ética do ambiente é uma ética da vida, da "vontade de viver, além da necessidade de conservação da biodiversidade e do princípio de sobrevivência da espécie humana. A ética da vida é dirigida à vontade de poder viver, de poder desejar a vida" (Leff, 2001, p. 446), e se traduz na busca da harmonização de perspectivas diferenciadas e da inclusão do ethos de diferentes culturas em uma visão maior e consensual, que visa, sempre, ao bem comum e à permanência e sustentabilidade da vida no planeta. A problemática ambiental expande a ideia de grupo social, pois os problemas ambientais afetam a humanidade como um todo.
Hoje, mais do que nunca, cogita-se encontrar soluções que permitam conciliar os homens com o planeta, possibilitando a coexistência de soberanias autônomas em um espaço coletivo, ou seja, um poder político supremo e independente, relativo à fração territorial de cada Estado-nação e partilhado no que diz respeito ás partes comuns”.
A alternativa I (A ética do ambiente e da vida é uma ética de natureza antropocêntrica. Se traduz numa posição utilitarista que defende o cuidado com a natureza em função da sua utilidade) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Para concluir).
 
Questão 3/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Existem situações nas quais uma intervenção no ambiente natural apresenta potencial de risco ambiental - mas nas quais, mesmo assim, todos os envolvidos (população, governo, empresários, comunidades locais etc.) concordam por razões de interesses voltados a objetivos mais urgentes - tais como sobrevivência econômica - capazes de superar as expectativas de risco. Essa anuência implica um grande debate democrático envolvendo todos os setores da sociedade, o que, na prática, tem se mostrado muitas vezes inexequível”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
Examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta das condições para se referendar, sob o ponto de vista ético, uma intervenção sobre o meio ambiente que apresente risco de dano às pessoas ou à natureza.
I. Que não exista qualquer alternativa viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes.
II. Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer.
III. Que os fins almejados sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção.
IV. Que os meios a serem utilizados sejam adequados (ou ainda, moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências.
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa correta é: (As afirmativas I, II, III e IV estão corretas). As afirmativas I (Que não exista qualquer alternativa viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes), II (Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer), III (Que os fins almejados sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção) e IV (Que os meios a serem utilizados sejam adequados (ou ainda, moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Quais seriam, as condições para se referendar, sob o ponto vista ético, uma intervenção sobre o meio ambiente que apresente risco de dano às pessoas ou à natureza? Tais condições, segundo León Olivé (2003, p. 197-198), seriam as seguintes:
a. Que os fins que se buscam sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção.
b. Que os meios a serem utilizados sejam adequados (moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências.
c. Que não exista qualquer opção viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes.
d. Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer (aceitação social do risco)”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Questão 4/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“A ética da responsabilidade surge para lidar com demandas até então inéditas na filosofia tradicional e que se coloca como uma nova reflexão para lidar com as possíveis mazelas trazidas com o avanço de novas tecnologias. A abordagem da responsabilidade compartilhada por sua vez, busca verificar o alcance dessas demandas e identificar os agentes envolvidos nessa nova reflexão”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 6 (Tema: Responsabilidade compartilhada).
Considerando o conteúdo discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, responda a seguinte questão: quais são as dimensões das decisões éticas segundo a perspectiva sistêmica?
 
Nota: 10.0
	
	A
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: estrutural, física, biótica e antrópica.
	
	B
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: parcimônia, respeito, igualdade e equidade.
	
	C
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: publicidade, eficiência, eficácia e legalidade.
	
	D
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: organização, planejamento, coordenação e reflexão.
	
	E
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência.
 
Você acertou!
A alternativa correta é: (As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência). De acordo com o livro base da disciplina, “Uma resposta possível pode estar na perspectiva sistêmica, teoria desenvolvida por Hugo Fjelsted Alroe (2000), segundo a qual as decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Responsabilidade compartilhada).
Questão 5/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Leia o trecho a seguir:
“À medida que nosso novo século se desdobra, um dos nossos maiores desafios é o de construir e manter comunidades sustentáveis. Como tem havido muita confusão a respeito do conceito de sustentabilidade ecológica, acho que vale a pena refletir por um momento a respeito do verdadeiro significado da palavra “sustentabilidade”. O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Worldwatch Instituto, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. Anos depois, o chamado Relatório Brundtland, encomendado pelas Nações Unidas, usou a mesma definição para apresentar o conceito de “desenvolvimento sustentável”: “A Humanidade tem a capacidade de atingir o desenvolvimento sustentável, ou seja, de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às próprias necessidades.””
Fonte: Alfabetização Ecológica: um desafio para a educação no século XXI, de Fritjof Capra, disponível em: http://www.smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Formação%20Continuada/Educação%20Ambiental/ALFABETIZAÇÃO%20ECOLÓGICA.pdf
 
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Ética e Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o que seria a alfabetização
ecológica:
Nota: 0.0
	
	A
	A criação de uma cultura do cultivo para subsistência.
	
	B
	A formulação de um ethos alinhado aos princípios do capitalismo.
	
	C
	A formulação de um desenvolvimento pautado em competição e consumo.
	
	D
	A formulação de um modelo de produção híbrido, com aspectos diversificados.
	
	E
	Uma forma de criação de um novo ethos, mais alinhado aos ciclos da natureza, capaz de superar comportamentos irresponsáveis de consumo, desperdício e poluição.
A alfabetização ecológica seria uma forma de criação de um novo ethos, mais alinhado aos ciclos da natureza, capaz de superar comportamentos irresponsáveis de consumo, desperdício e poluição. Seu propósito tem por base a possibilidade de nutrir uma afinidade pelo mundo natural (biofilia), possibilitando, assim, o desenvolvimento da capacidade de perceber as conexões contidas na teia da vida, didaticamente manifestadas nas relações ecológicas. David Orr (1992), um de seus defensores, ressalta a necessidade da experiência direta com a natureza – uma educação ao ar livre, estratégia na qual se aprende por meio do contato com a natureza.
 
Referência: ALENCASTRO, Mario S. C. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015, capítulo 4.
Questão 6/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Paulatinamente, a partir da década de 1980, o termo sustentabilidade foi substituído pela expressão desenvolvimento sustentável, conceito que foi apresentado como um novo paradigma na Conferência Mundial sobre Conservação e Desenvolvimento da União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), realizada no ano de 1986 em Ottawa (Canadá). No ano seguinte, a Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, sob o título "Nosso futuro comum" (Relatório Brundtland), ratificou o conceito de desenvolvimento sustentável. É claro que a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável deu-se por meio de um complexo processo histórico que, ao longo do tempo, incorporou vários novos atores. Inicialmente fruto do pensamento de cientistas e ONGs, logo passou a ter entre seus defensores governos e empresários” (Adaptado).
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Sustentabilidade).
Considerando o conceito de desenvolvimento sustentável abordado pelo professor Mario Alencastro, assinale a alternativa que faz uma análise correta.
Nota: 0.0
	
	A
	O conceito de desenvolvimento sustentável está relacionado com incertezas, com a ideia de ameaça, no sentido de que algo danoso venha a acontecer
	
	B
	O conceito de desenvolvimento sustentável tem por finalidade a mensuração das alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente.
	
	C
	O conceito de desenvolvimento sustentável considera a possibilidade de ocorrências indesejáveis e causadoras de danos para a saúde, para os sistemas econômicos e para o meio ambiente.
	
	D
	O conceito de desenvolvimento sustentável se refere a um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
 
A alternativa correta é: (O conceito de desenvolvimento sustentável se refere a um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas). De acordo com o livro base da disciplina, “[...] o conceito de desenvolvimento sustentável, é um desenvolvimento capaz de "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas" (CMMAD, 1991, p. 9). Nunca é demais lembrar que foi essa a concepção de desenvolvimento sustentável consagrada na Rio-92 e ratificada na Agenda 21” (Adaptado). As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Sustentabilidade).
	
	E
	O conceito de desenvolvimento sustentável é utilizado para definir aqueles que colocam o interesse humano imediatista acima de tudo, mesmo nas ações que envolvem o meio ambiente.
 
Questão 7/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“O Protocolo de Montreal, criado em 1987, e o de Kyoto, de 1997, são tratados internacionais de grande porte. O primeiro, com 191 signatários, e o segundo, 174. Ambos dizem respeito à defesa do meio ambiente, evitando que atividades humanas (antrópicas) inviabilizem a vida sobre a Terra, poluindo-a e degradando-a. Eles representam uma resposta internacional às consequências do modelo adotado de desenvolvimento industrial. Crescimento acelerado do setor produtivo e que, mesmo sob forma de ciclos de expansão ou desaceleração da atividade econômica, faz uso intensivo de matérias-primas fósseis para gerar energia e insumos para as plantas industriais”.
Fonte: SILVA, Darly Henriques da. Protocolos de Montreal e Kyoto: pontos em comum e diferenças fundamentais. Revista Brasileira de Política Internacional., Brasília, v. 52, n. 2, p. 155-172, Dec.  2009. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003473292009000200009&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Sept. 2019.
Partindo da contextualização acima, e dos conteúdos trabalhados na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável” assinale a alternativa que descreve, corretamente, os objetivos do Protocolo de Montreal.
Nota: 0.0
	
	A
	O Protocolo de Montreal teve por objetivo a erradicação gradual da emissão das substâncias nocivas à camada de ozônio.
A alternativa correta é: (O Protocolo de Montreal teve por objetivo a erradicação gradual da emissão das substâncias nocivas à camada de ozônio). De acordo com o livro base da disciplina, “Apesar dos frequentes insucessos para o estabelecimento de um regime de proteção ambiental global — como é o caso do fracasso dos acordos para conter a emissão de gases de efeito estufa, relacionados ao fenômeno do aquecimento global -, é possível identificar ações bastante positivas aderentes à lógica do desenvolvimento sustentável. Destaque para o sucesso obtido com o Protocolo de Montreal, assinado em 1987, que teve por objetivo a erradicação gradual da emissão das substâncias nocivas à camada de ozônio”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Sustentabilidade).
	
	B
	O Protocolo de Montreal foi criado para monitorar as movimentações transfronteiriças de resíduos perigosos, considerados tóxicos.
	
	C
	O Protocolo de Montreal teve por objetivo ratificar o conceito de desenvolvimento sustentável e agregar a comunidade empresarial mundial numa tarefa de criar um futuro igualitário.
	
	D
	O Protocolo de Montreal congrega diversas organizações não governamentais do mundo num esforço de disseminar que o desenvolvimento sustentável é um mito. O que devemos buscar é a menor insustentabilidade possível.
	
	E
	O Protocolo de Montreal estabeleceu as bases da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Tem por finalidade criar parâmetros jurídicos para os países membros da Organização das Nações Unidas, sobre os direitos animais.
 
Questão 8/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Entretanto, de acordo como Vesilind e Morgan (2011, p. 392), quando se executa uma análise técnica, frequentemente não se dispõe de todas as informações necessárias para a tomada de decisão. Recorre-se, então, a suposições, construídas a partir dos melhores dados disponíveis, mas também com base no “ bom senso” de quem decide. Uma fragilidade desse tipo de análise está nas exigências para que as decisões técnicas não apenas funcionem (efetividade), mas que também atendam ao quesito "economia”, ou seja, que funcionem a um custo mínimo. Ao se considerar que a análise econômica (custo-benefício) - nem sempre a melhor solução técnica - é valorizada,
há sempre a possibilidade de se ampliar o potencial de risco de um empreendimento”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Considerando o conteúdo trabalhado na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, examine os enunciados abaixo e selecione a assertiva que faz uma análise correta da abordagem tecnicista.
I. Entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos.
II. Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente.
III. O ponto de vista tecnicista considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência.
IV. A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas). As afirmativas I (Entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos), II (Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente) e IV (A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Grosso modo, entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos. Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente. A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos (engenheiros, técnicos); por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto - o qual, se necessário, ainda pode ser submetido ao crivo de outros profissionais competentes”.
A alternativa III (O ponto de vista tecnicista considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência) está incorreta porque apresenta uma visão equivocada da abordagem tecnicista.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Questão 9/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“A tendência crítica, transformadora e emancipatória de educação ambiental deve se caracterizar por uma atitude crítica com relação aos desafios que a crise civilizatória apresenta, bem como pelo reconhecimento de que é preciso criar novos caminhos. Para tanto, deve partir do princípio de que a participação social e o exercício pleno da cidadania são práticas indispensáveis à democracia e à emancipação socioambiental e, dessa forma, propor a ruptura e a transformação dos valores e das práticas sociais contrários ao bem-estar público e à equidade (Loureiro, 2004)”. 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Educação e ética ambiental). 
Considerando a perspectiva crítica e emancipatória da educação ambiental, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
( ) I. Certeza de que somos seres naturais e de que realizamos e redefinimos culturalmente o modo de existir na natureza pela própria dinâmica societária.
( ) II. Entendimento de que somos constituídos por mediações múltiplas, sujeito social cujas liberdade e individualidade se definem na existência coletiva.
( ) III. Educação como processo instrumental, comportamentalista, de adequação dos sujeitos a uma natureza vista como harmônica e como processo facilitador da inserção funcional destes na sociedade.
( ) IV. Busca por transformação social, o que engloba indivíduos, grupos e classes sociais, culturas e estruturas como base para a construção democrática de "sociedades sustentáveis" e novos modos de se viver na natureza.
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, F, V
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, F, V). As afirmativas I (Certeza de que somos seres naturais e de que realizamos e redefinimos culturalmente o modo de existir na natureza pela própria dinâmica societária), II (Entendimento de que somos constituídos por mediações múltiplas, sujeito social cujas liberdade e individualidade se definem na existência coletiva) e IV (Busca por transformação social, o que engloba indivíduos, grupos e classes sociais, culturas e estruturas como base para a construção democrática de "sociedades sustentáveis" e novos modos de se viver na natureza) são verdadeiras. Esse conteúdo pode ser verificado no Quadro 4.1 – Abordagens para a educação ambiental, do livro base da disciplina. As características da visão emancipatória são: " Quanto à condição de ser natureza: Certeza de que somos seres naturais e de que realizamos e redefinimos culturalmente o modo de existir na natureza pela própria dinâmica societária; Quanto à condição existencial: Entendimento de que somos constituídos por mediações múltiplas - sujeito social cujas liberdade e individualidade se definem na existência coletiva; Quanto ao entendimento de o que é educar: Educação como práxis e processo dialógico, crítico, problematizador e transformador das condições objetivas e subjetivas que formam a realidade.  Quanto à finalidade do processo educativo ambiental: Busca por transformação social, o que engloba indivíduos, grupos e classes sociais, culturas e estruturas como base para a construção democrática de "sociedades sustentáveis" e novos modos de se viver na natureza” (Adaptado).
A alternativa III (Educação como processo instrumental, comportamentalista, de adequação dos sujeitos a uma natureza vista como harmônica e como processo facilitador da inserção funcional destes na sociedade) é, portanto, falsa.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Educação e ética ambiental).
 
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, F, V, V
Questão 10/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Pelo exposto, conclui-se que as decisões são sempre tomadas em função dos conhecimentos do momento, o que as torna virtualmente arriscadas, visto que o alcance das ações de risco remete a um domínio espaço temporal fora da previsibilidade usual. Nesse sentido, Acselrad (2004, p. 29-30) cita Beck para reforçar a tese de que nas sociedades de risco existem momentos em que os riscos se desconectam dos fundamentos da "calculabilidade” e da segurança, que são elementos característicos das sociedades industriais do século XX. Atualmente, a complexidade e os efeitos inesperados do uso das tecnologias, tal como assinalado por Hans Jonas (2006), permitem que o conceito de segurança absoluta ("risco zero"), tal como "vendido” pelos desenvolvedores de artefatos tecnológicos, seja visto com muita cautela e desconfiança”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Partindo
do material discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, examine os enunciados abaixo e selecione a assertiva que faz uma análise correta das etapas do gerenciamento de risco.
I. A análise dos riscos associados faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
II. A perspectiva do materialismo dialético faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
III. Implementação de um plano de controle faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
IV. Monitoração do plano e reavaliações periódicas do plano fazem parte das etapas do gerenciamento de risco.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas). As afirmativas I (A análise dos riscos associados faz parte das etapas do gerenciamento de risco), III (Implementação de um plano de controle faz parte das etapas do gerenciamento de risco) e IV (Monitoração do plano e reavaliações periódicas do plano fazem parte das etapas do gerenciamento de risco) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “De modo geral, o gerenciamento de riscos é um procedimento que respeita algumas etapas, tais como: identificação dos perigos; análise dos riscos associados; implementação de um plano de controle/redução dos riscos; monitoração do plano; e reavaliações periódicas do plano”.
A alternativa II (A perspectiva do materialismo dialético faz parte das etapas do gerenciamento de risco) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais