Buscar

APOL de ÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (Corrigida)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Considere o trecho a seguir:  
“Hans Jonas, ao analisar o imenso poder tecnológico hoje à disposição da humanidade, poder que alterou completamente as dimensões espaço temporais do agir humano, projetando as consequências das ações tecnológicas na direção do futuro, preconizou a necessidade de uma inédita e radical responsabilidade. Qual seria o alcance e quem seriam os partícipes dessa responsabilidade quando decisões envolvendo a intervenção sobre o ambiente precisam ser tomadas?  Uma resposta possível pode estar na perspectiva sistêmica, teoria desenvolvida por Hugo Fjelsted Alroe (2000), segundo a qual as decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência.”
Fonte: ALENCASTRO, Mario S. C. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015, capítulo 5.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Ética e Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o que seria a consciência em um contexto de responsabilidade moral:
 
Nota: 0.0
	
	A
	O retorno sobre a abrangência da ação.
	
	B
	A exposição a respeito dos conteúdos da ação.
	
	C
	A preocupação com quem está submetido às consequências da ação.
	
	D
	A quantidade de pessoas que partilham a responsabilidade moral, podendo ser uma coletividade.
	
	E
	O feedback sobre as consequências da ação, pode ser intencional ou não, e cujas consequências podem ser previsíveis ou inesperadas para o agente moral.
Consciência seria o feedback sobre as consequências da ação e pode ser intencional ou não, cujas consequências podem ser previsíveis ou completamente inesperadas para o agente moral.
 
Referência: ALENCASTRO, Mario S. C. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015, capítulo 5.
Questão 2/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Entretanto, de acordo como Vesilind e Morgan (2011, p. 392), quando se executa uma análise técnica, frequentemente não se dispõe de todas as informações necessárias para a tomada de decisão. Recorre-se, então, a suposições, construídas a partir dos melhores dados disponíveis, mas também com base no “ bom senso” de quem decide. Uma fragilidade desse tipo de análise está nas exigências para que as decisões técnicas não apenas funcionem (efetividade), mas que também atendam ao quesito "economia”, ou seja, que funcionem a um custo mínimo. Ao se considerar que a análise econômica (custo-benefício) - nem sempre a melhor solução técnica - é valorizada, há sempre a possibilidade de se ampliar o potencial de risco de um empreendimento”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Considerando o conteúdo trabalhado na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, examine os enunciados abaixo e selecione a assertiva que faz uma análise correta da abordagem tecnicista.
I. Entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos.
II. Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente.
III. O ponto de vista tecnicista considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência.
IV. A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Você acertou!
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas). As afirmativas I (Entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos), II (Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente) e IV (A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Grosso modo, entende-se por tecnicismo a ideologia que supervaloriza a tecnologia e exalta a atuação dos técnicos. Em sociedades tecnicistas, como as que predominam atualmente, a última palavra é sempre dada pelo especialista, o perito ou o técnico competente. A decisão pela realização de projetos de intervenção sobre o meio ambiente é tradicionalmente atribuída a peritos (engenheiros, técnicos); por meio de cálculos meticulosamente executados e verificados várias vezes, eles atestam a confiabilidade e segurança do projeto - o qual, se necessário, ainda pode ser submetido ao crivo de outros profissionais competentes”.
A alternativa III (O ponto de vista tecnicista considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência) está incorreta porque apresenta uma visão equivocada da abordagem tecnicista.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Questão 3/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Nós, chefes de Estado e de Governo e altos representantes, reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York [...], decidimos hoje sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais” (ONU Brasil, 2019). Promulgada em setembro de 2015, a Agenda 2030 se propõe a substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), instituídos na Cúpula do Milênio das Nações Unidas no ano de 2000. A iniciativa é superar os obstáculos não atingidos pela ODMs, desta vez com 17 objetivos principais de alcance global, distribuídos sobre 169 metas distintas e interconectadas para atingir o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômicas, sociais e ambientais. Trata-se de um plano de ação para ocorrer entre 2015 a 2030, envolvendo indivíduos, governos e mercados para a preservação do meio ambiente”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 4 (Tema: Diretrizes para o desenvolvimento sustentável).
Considerando as diretrizes para o desenvolvimento sustentável, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
( ) I. Erradicar a fome e a pobreza, garantindo igualdade e dignidade a todos os seres humanos.
( ) II. Garantir crescimento econômico a partir do monitoramento do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
( ) III. Assegurar harmonia entre o progresso econômico, social e tecnológico com a natureza, garantindo uma vida plena e de realização pessoal.
( ) IV. Proteger o planeta Terra da degradação ambiental, otimizando os recursos de maneira sustentável de modo a garantir subsistência para as gerações futuras.
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	V, F, V, V
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, F, V, V). As afirmativas I (Erradicar a fome e a pobreza, garantindo igualdade e dignidade a todos os seres humanos) e III (Assegurar harmonia entre o progresso econômico, social e tecnológico com a natureza, garantindo uma vida plena e de realização pessoal) e IV (Proteger o planeta Terra da degradação ambiental, otimizando os recursos de maneira sustentável de modo a garantir subsistência para as gerações futuras) são verdadeiras. De acordo com a rota
de aprendizagem 4, “Note que são objetivos agora mais ambiciosos, como a erradicação da fome e o reforço pela paz mundial, entendendo que são questões necessárias e convergentes para o desenvolvimento sustentável e que deve contar com a colaboração de todos os países. De maneira geral, podemos sintetizar em cinco ‘p’s do desenvolvimento sustentável: Pessoas – erradicar a fome e a pobreza, garantindo igualdade e dignidade a todos os seres humanos; Planeta – proteger o planeta Terra da degradação ambiental, otimizando os recursos de maneira sustentável de modo a garantir subsistência para as gerações futuras; Prosperidade – assegurar harmonia entre o progresso econômico, social e tecnológico com a natureza, garantindo uma vida plena e de realização pessoal; Paz – promover a paz de maneira intrínseca com o desenvolvimento sustentável; Parceria – mobilizar uma agenda global sólida e solidária”.
A alternativa II (Garantir crescimento econômico a partir do monitoramento do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)) é, portanto, falsa.
 
Fonte: Rota de Aprendizagem 4 (Tema: Diretrizes para o desenvolvimento sustentável).
 
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	F, F, V, V
Questão 4/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Pelo exposto, conclui-se que as decisões são sempre tomadas em função dos conhecimentos do momento, o que as torna virtualmente arriscadas, visto que o alcance das ações de risco remete a um domínio espaço temporal fora da previsibilidade usual. Nesse sentido, Acselrad (2004, p. 29-30) cita Beck para reforçar a tese de que nas sociedades de risco existem momentos em que os riscos se desconectam dos fundamentos da "calculabilidade” e da segurança, que são elementos característicos das sociedades industriais do século XX. Atualmente, a complexidade e os efeitos inesperados do uso das tecnologias, tal como assinalado por Hans Jonas (2006), permitem que o conceito de segurança absoluta ("risco zero"), tal como "vendido” pelos desenvolvedores de artefatos tecnológicos, seja visto com muita cautela e desconfiança”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Partindo do material discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, examine os enunciados abaixo e selecione a assertiva que faz uma análise correta das etapas do gerenciamento de risco.
I. A análise dos riscos associados faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
II. A perspectiva do materialismo dialético faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
III. Implementação de um plano de controle faz parte das etapas do gerenciamento de risco.
IV. Monitoração do plano e reavaliações periódicas do plano fazem parte das etapas do gerenciamento de risco.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
A alternativa correta é: (Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas). As afirmativas I (A análise dos riscos associados faz parte das etapas do gerenciamento de risco), III (Implementação de um plano de controle faz parte das etapas do gerenciamento de risco) e IV (Monitoração do plano e reavaliações periódicas do plano fazem parte das etapas do gerenciamento de risco) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “De modo geral, o gerenciamento de riscos é um procedimento que respeita algumas etapas, tais como: identificação dos perigos; análise dos riscos associados; implementação de um plano de controle/redução dos riscos; monitoração do plano; e reavaliações periódicas do plano”.
A alternativa II (A perspectiva do materialismo dialético faz parte das etapas do gerenciamento de risco) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Questão 5/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Existem situações nas quais uma intervenção no ambiente natural apresenta potencial de risco ambiental - mas nas quais, mesmo assim, todos os envolvidos (população, governo, empresários, comunidades locais etc.) concordam por razões de interesses voltados a objetivos mais urgentes - tais como sobrevivência econômica - capazes de superar as expectativas de risco. Essa anuência implica um grande debate democrático envolvendo todos os setores da sociedade, o que, na prática, tem se mostrado muitas vezes inexequível”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
Examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta das condições para se referendar, sob o ponto de vista ético, uma intervenção sobre o meio ambiente que apresente risco de dano às pessoas ou à natureza.
I. Que não exista qualquer alternativa viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes.
II. Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer.
III. Que os fins almejados sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção.
IV. Que os meios a serem utilizados sejam adequados (ou ainda, moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências.
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A alternativa correta é: (As afirmativas I, II, III e IV estão corretas). As afirmativas I (Que não exista qualquer alternativa viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes), II (Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer), III (Que os fins almejados sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção) e IV (Que os meios a serem utilizados sejam adequados (ou ainda, moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “Quais seriam, as condições para se referendar, sob o ponto vista ético, uma intervenção sobre o meio ambiente que apresente risco de dano às pessoas ou à natureza? Tais condições, segundo León Olivé (2003, p. 197-198), seriam as seguintes:
a. Que os fins que se buscam sejam moralmente aceitáveis, tanto para os responsáveis pela ação quanto para os potencialmente afetados pelas consequências da intervenção.
b. Que os meios a serem utilizados sejam adequados (moralmente aceitáveis) aos fins que se deseja alcançar, tanto pela ótica dos responsáveis pela ação quanto dos afetados pelas suas consequências.
c. Que não exista qualquer opção viável que permita obter os mesmos fins sem produzir danos equivalentes.
d. Que os fins sejam desejáveis para os responsáveis pela ação e também para quem sofre suas consequências, a despeito dos danos que possam ocorrer (aceitação social do risco)”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Questão 6/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“De acordo com Brennan
(1992, p. 15-33), uma abordagem consensual permite a exploração da complexidade dos problemas de natureza ética em vez da imposição de uma única perspectiva sobre eles, o que é muito interessante quando se trata de questões ambientais, dada a diversidade dos posicionamentos envolvidos. Nesses casos, uma atitude dialogada e democrática é de extrema valia. Uma postura consensual poderá proporcionar as condições necessárias para o estabelecimento de uma base ética para os entendimentos e acordos normativos que darão sustentação, por exemplo, às necessárias políticas e legislações ambientais”.
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
Partindo do posicionamento consensual discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
( ) I. O posicionamento consensual implica uma abordagem na qual os complexos problemas ambientais exigem o estabelecimento do diálogo entre os diversos atores envolvidos.
( ) II. De acordo com essa perspectiva, os acordos normativos se sustentariam a partir de consensos ou, pelo menos, com base em compromissos racionais assumidos pelos interessados.
( ) III. De acordo com essa perspectiva, deve existir a conscientização das partes envolvidas da necessidade de tolerar e de consensualizar as decisões normativas, com vistas ao bem-estar da coletividade.
( ) IV. O posicionamento consensual denomina o processo de tomada de decisão viabilizada através dos representantes formais da população. Essa concepção considera importante a constituição de um espaço para a participação popular, desde que essa participação não interfira nas decisões tomadas pelos representantes escolhidos pelos eleitores.
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, V, F). As afirmativas I (O posicionamento consensual implica uma abordagem na qual os complexos problemas ambientais exigem o estabelecimento do diálogo entre os diversos atores envolvidos), II (De acordo com essa perspectiva, os acordos normativos se sustentariam a partir de consensos ou, pelo menos, com base em compromissos racionais assumidos pelos interessados) e III (De acordo com essa perspectiva, deve existir a conscientização das partes envolvidas da necessidade de tolerar e de consensualizar as decisões normativas, com vistas ao bem-estar da coletividade) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, “O posicionamento consensual implica uma abordagem na qual os complexos problemas ambientais exigem o estabelecimento do diálogo entre os diversos atores envolvidos. Dessa forma, os acordos normativos não seriam estabelecidos a partir de verdades absolutas, ou de premissas éticas imutáveis, mas em bases que respeitassem o conflito de ideias e interesses, contemplando interesses científicos e sociais respeitados de forma igualitária e regulados pelo diálogo. As decisões tomadas dessa forma teriam mais chance de obter o respaldo da sociedade, parte ativa no processo decisório. Os acordos normativos se sustentariam a partir de consensos ou, pelo menos, com base em compromissos racionais assumidos pelos interessados. Para tanto, deve existir a conscientização das partes envolvidas da necessidade de tolerar e de consensualizar as decisões normativas, com vistas ao bem-estar da coletividade”.
A alternativa IV (O posicionamento consensual denomina o processo de tomada de decisão viabilizada através dos representantes formais da população. Essa concepção considera importante a constituição de um espaço para a participação popular, desde que essa participação não interfira nas decisões tomadas pelos representantes escolhidos pelos eleitores) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Uma démarche de natureza ética).
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, F, V, V
Questão 7/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“Projetos de intervenção sobre o meio ambiente geralmente envolvem decisões tomadas por técnicos, cientistas, políticos e empresários, com base em análises técnicas e econômicas, bem como em riscos envolvidos e impactos ambientais. Entretanto, considerando que as consequências de uma intervenção podem afetar um número expressivo de envolvidos, o desenvolvimento desses projetos exige soluções que englobem um arsenal completo de conhecimentos que incorpore não apenas os aspectos econômicos, científicos e tecnológicos, mas também as dimensões sociais e éticas”. 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
Considerando que os eventos e seus respectivos riscos podem ser classificados em categorias, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
( ) I. Risco de acidente de alta frequência, mas com consequências desprezíveis. 
( ) II. Risco de acidente de baixa probabilidade, porém, de consequências catastróficas.
( ) III. Risco de acidente de alta frequência e graves impactos sobre a sociedade e o ambiente.
( ) IV. Risco de acidente de média probabilidade, mas sem impactos sobre o meio ambiente e antrópico.
Nota: 10.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (V, V, V, F). As afirmativas I (Risco de acidente de alta frequência, mas com consequências desprezíveis), II (Risco de acidente de baixa probabilidade, porém, de consequências catastróficas) e III (Risco de acidente de alta frequência e graves impactos sobre a sociedade e o ambiente) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, "De acordo com Moacir Duarte (2003, p. 251), a partir de estatísticas e cálculos de probabilidade, os eventos e seus respectivos riscos podem ser classificados nas seguintes categorias: a. risco de acidente de baixa probabilidade, porém, de consequências catastróficas; b. risco de acidente de alta frequência, mas com consequências desprezíveis; e c. risco de acidente de alta frequência e graves impactos sobre a sociedade e o ambiente”.
A alternativa IV (Risco de acidente de média probabilidade, mas sem impactos sobre o meio ambiente e antrópico) é, portanto, falsa.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Abordagem tecnicista).
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, F, V, V
Questão 8/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“A perspectiva comportamentalista se coaduna com aquela perspectiva romântica que exerceu grande influência no final do século XIX, talvez inspirada pelo pensamento rousseauniano em seu pessimismo profundo ante um mundo corrompido pela sociedade e pela civilização. Prevalece aqui um apelo sagrado e místico em relação à natureza”. 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Educação e ética ambiental). 
Considerando a perspectiva conservadora ou comportamentalista da educação ambiental, analise se os enunciados são verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
( ) I. Certeza de que somos seres naturais e de que realizamos e redefinimos culturalmente o modo de existir na natureza pela própria dinâmica societária.
( ) II. Sujeito definido numa individualidade abstrata, numa racionalidade livre de condicionantes sociais, cuja capacidade de mudança se centra na dimensão "interior”.
( ) III. Educação como processo instrumental, comportamentalista, de adequação dos sujeitos a uma natureza vista como
harmônica e como processo facilitador da inserção funcional destes na sociedade.
( ) IV. Busca por mudança cultural e individual como sendo o suficiente para gerar desdobramentos sobre a sociedade e como forma de aprimorar as relações sociais, tendo como parâmetro as relações vistas como naturais, adotando geralmente uma abordagem funcionalista de sociedade e organicista de ser humano.
Nota: 0.0
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	F, V, V, V
A alternativa correta é a que contém a seguinte sequência: (F, V, V, V). As afirmativas II (Sujeito definido numa individualidade abstrata, numa racionalidade livre de condicionantes sociais, cuja capacidade de mudança se centra na dimensão "interior”), III (Educação como processo instrumental, comportamentalista, de adequação dos sujeitos a uma natureza vista como harmônica e como processo facilitador da inserção funcional destes na sociedade) e IV (Busca por mudança cultural e individual como sendo o suficiente para gerar desdobramentos sobre a sociedade e como forma de aprimorar as relações sociais, tendo como parâmetro as relações vistas como naturais, adotando geralmente uma abordagem funcionalista de sociedade e organicista de ser humano) são verdadeiras. Esse conteúdo pode ser verificado no Quadro 4.1 – Abordagens para a educação ambiental, do livro base da disciplina. As características da visão conservadora ou comportamentalista são: "Quanto à condição de ser natureza: Convicção de que houve um afastamento, de nossa espécie, das relações adequadas, idealmente concebidas como inerentes aos sistemas ditos naturais, sendo necessário o retorno a essa condição natural pela cópia das relações ecológicas; Quanto à condição existencial: Sujeito definido numa individualidade abstrata, numa racionalidade livre de condicionantes sociais, cuja capacidade de mudança se centra na dimensão "interior”; Quanto ao entendimento de o que é educar: Educação como processo instrumental, comportamentalista, de adequação dos sujeitos a uma natureza vista como harmônica e como processo facilitador da inserção funcional destes na sociedade; Quanto à finalidade do processo educativo ambiental: Busca por mudança cultural e individual como sendo o suficiente para gerar desdobramentos sobre a sociedade e como forma de aprimorar as relações sociais, tendo como parâmetro as relações vistas como naturais, adotando geralmente uma abordagem funcionalista de sociedade e organicista de ser humano” (Adaptado).
A alternativa I (Certeza de que somos seres naturais e de que realizamos e redefinimos culturalmente o modo de existir na natureza pela própria dinâmica societária) é, portanto, falsa.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 4 – Tema: Educação e ética ambiental).
	
	D
	F, V, F, V
 
	
	E
	V, F, V, V
Questão 9/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
Leia o trecho a seguir:
“À medida que nosso novo século se desdobra, um dos nossos maiores desafios é o de construir e manter comunidades sustentáveis. Como tem havido muita confusão a respeito do conceito de sustentabilidade ecológica, acho que vale a pena refletir por um momento a respeito do verdadeiro significado da palavra “sustentabilidade”. O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Worldwatch Instituto, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. Anos depois, o chamado Relatório Brundtland, encomendado pelas Nações Unidas, usou a mesma definição para apresentar o conceito de “desenvolvimento sustentável”: “A Humanidade tem a capacidade de atingir o desenvolvimento sustentável, ou seja, de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às próprias necessidades.””
Fonte: Alfabetização Ecológica: um desafio para a educação no século XXI, de Fritjof Capra, disponível em: http://www.smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Formação%20Continuada/Educação%20Ambiental/ALFABETIZAÇÃO%20ECOLÓGICA.pdf
 
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Ética e Desenvolvimento Sustentável, assinale a alternativa que apresente, corretamente, o que seria a alfabetização ecológica:
Nota: 10.0
	
	A
	A criação de uma cultura do cultivo para subsistência.
	
	B
	A formulação de um ethos alinhado aos princípios do capitalismo.
	
	C
	A formulação de um desenvolvimento pautado em competição e consumo.
	
	D
	A formulação de um modelo de produção híbrido, com aspectos diversificados.
	
	E
	Uma forma de criação de um novo ethos, mais alinhado aos ciclos da natureza, capaz de superar comportamentos irresponsáveis de consumo, desperdício e poluição.
Você acertou!
A alfabetização ecológica seria uma forma de criação de um novo ethos, mais alinhado aos ciclos da natureza, capaz de superar comportamentos irresponsáveis de consumo, desperdício e poluição. Seu propósito tem por base a possibilidade de nutrir uma afinidade pelo mundo natural (biofilia), possibilitando, assim, o desenvolvimento da capacidade de perceber as conexões contidas na teia da vida, didaticamente manifestadas nas relações ecológicas. David Orr (1992), um de seus defensores, ressalta a necessidade da experiência direta com a natureza – uma educação ao ar livre, estratégia na qual se aprende por meio do contato com a natureza.
 
Referência: ALENCASTRO, Mario S. C. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015, capítulo 4.
Questão 10/10 - Ética e Desenvolvimento Sustentável
“A ética da responsabilidade surge para lidar com demandas até então inéditas na filosofia tradicional e que se coloca como uma nova reflexão para lidar com as possíveis mazelas trazidas com o avanço de novas tecnologias. A abordagem da responsabilidade compartilhada por sua vez, busca verificar o alcance dessas demandas e identificar os agentes envolvidos nessa nova reflexão”.
Fonte: Rota de Aprendizagem 6 (Tema: Responsabilidade compartilhada).
Considerando o conteúdo discutido na disciplina “Ética e Desenvolvimento Sustentável”, responda a seguinte questão: quais são as dimensões das decisões éticas segundo a perspectiva sistêmica?
 
Nota: 10.0
	
	A
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: estrutural, física, biótica e antrópica.
	
	B
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: parcimônia, respeito, igualdade e equidade.
	
	C
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: publicidade, eficiência, eficácia e legalidade.
	
	D
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: organização, planejamento, coordenação e reflexão.
	
	E
	As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência.
 
Você acertou!
A alternativa correta é: (As decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência). De acordo com o livro base da disciplina, “Uma resposta possível pode estar na perspectiva sistêmica, teoria desenvolvida por Hugo Fjelsted Alroe (2000), segundo a qual as decisões éticas se dão a partir de quatro dimensões fundamentais: responsabilidade, preocupação, capacidade de ação e consciência”. As demais alternativas estão, portanto, incorretas.
 
Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética e meio ambiente: construindo as bases para um futuro sustentável. Curitiba: Intersaberes, 2015 (Capítulo 5 – Tema: Responsabilidade compartilhada).
·

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais