Buscar

Exercício de Auditoria e Perícia Contábil Exercício de Fixação 2

Prévia do material em texto

Exercício de Auditoria e Perícia Contábil - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Estudamos que são vários os requisitos necessários para o desempenho da atividade pericial independente da área em que ela esteja sendo solicitada; todavia, procuramos relacionar alguns fatores preponderantes na formação do perfil, desmembrando-os em pessoais e profissionais.
____ A honestidade, a ética e o caráter irretocável deverão acompanhar a trajetória do perito em todas as fases de sua vida, pois, a ele, será confiada a possibilidade de iluminar os juízes na melhor decisão de uma sentença.
____ O registro no CRC é condição básica para o exercício da perícia contábil, todavia, não obstante essa obrigação da categoria, o indivíduo deve estar ciente de que a agregação do conhecimento por meio do estudo é fundamental para quem desejar militar nessa área.
____ Se o indivíduo desejar assumir a nobre missão da perícia, deve estar convicto de que as virtudes descritas são essenciais para que seja exercido um trabalho com o máximo de zelo e dedicação.
___ Particularmente para a consecução da perícia contábil, o indivíduo deverá ter a formação em curso superior de Ciências Contábeis, com registro ativo junto ao órgão regulador da profissão, no caso, o Conselho Regional de Contabilidade.
____ Naturalmente, por ter o foco voltado à contabilidade, deve ser um profundo conhecedor dessa ciência e de como ela pode provar fatos ocorridos, pois sabemos que é na escrituração contábil que existe o maior banco de informações.
____ Certamente, honestidade, ética e caráter deveriam ser virtudes presentes em qualquer pessoa, ou profissão. Todavia, nos dias em que vivemos, cada vez mais as pessoas estão perdendo esses atributos.
Após a análise das afirmações acima, assinale a alternativa correta, sendo:
Pe – Requisitos Pessoais
Pr – Requisitos Profissionais
A - Pe, Pe, Pr, Pe, Pr, Pr.
B - Pe, Pe, Pr, Pr, Pr, Pe.
C - Pe, Pr, Pe, Pr, Pr, Pe.check_circleResposta correta
D - Pr, Pe, Pe, Pe, Pr, Pr.
E - Pr, Pr, Pe, Pr, Pe, Pe.
Questão 2 de 10
Entende-se que as pessoas ingressam na justiça para resolver polêmicas e controvérsias. De um lado, o autor da reclamação, aquele que julga ter seu direito lesado, e do outro, o réu, aquele que, em tese, lesou o direito de outrem. Para solucionar esse conflito, o juiz tem a missão de decidir qual partes tem razão. Sempre alguém irá ganhar. Dentro desse assunto, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação à importância de se fazer perícia.
O objetivo é demonstrar a verdade, de maneira irrefutável e incontestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena certeza de estar praticando a justiça, isento de favorecimentos.
É importante para descobrir fraudes e averiguar a dimensão da fraude descoberta.
É importante como auxílio da justiça, a fim que a decisão proferida pelos magistrados esteja amparada por documentação produzida por pessoa especializada, no caso, pelo perito.
Um procedimento de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério, ou seja, a comparação entre um fato ocorrido e o que deveria ocorrer.
É um dos meios de prova utilizados pelo juiz para proferir a sentença, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo integral ou parcialmente.
A - F, F, V, V, V.
B - F, V, V, F, V.
C - V, F, F, V, V.
D - V, F, V, F, V.check_circleResposta correta
E - V, V, V, F, F.cancelRespondida
Parte superior do formulário
Questão 3 de 10
Quanto à origem da perícia, estudamos que o acúmulo de riquezas sempre foi um dos fatores que impulsionaram a humanidade desde os primórdios. Inicialmente, por uma questão de sobrevivência da própria espécie, e posteriormente por ambição, vaidade e, até mesmo, ganância. Na idade primitiva, os homens acumulavam riquezas estocando a caça para os tempos mais difíceis, tendo uma provisão de alimentos para enfrentar condições climáticas desfavoráveis. Com o passar dos anos e com a criação da moeda, o acúmulo da riqueza e seu controle incorporaram-se à contabilidade, que passou a ser uma técnica extremamente importante de registro do patrimônio das pessoas. O conceito clássico de patrimônio, segundo a visão da contabilidade, é o conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica. Esse patrimônio formado pelas pessoas ao longo dos anos sempre foi alvo de disputas, brigas e desavenças. Assim podemos afirmar que:
A - Devido à formação de patrimônios coletivos, com o passar do tempo, houve a necessidade da codificação dos direitos e das obrigações por meio de regulamentos e leis, destacando-se o direito romano, que, em grande parte, era voltado para distribuir a riqueza formada pelos cidadãos junto aos reis por meio dos impostos e das taxas.
B - O juiz, entendendo que a documentação acostada aos autos pelas partes envolvidas nunca é o suficiente para uma justa e honesta decisão, não poderá determinar a produção de novas provas, através de perícia.
C - O objetivo da prova pericial é demonstrar a verdade, de maneira irrefutável e incontestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena certeza de estar praticando a justiça, isento de favorecimentos.check_circleResposta correta
D - Para solucionar esse conflito, é necessário ter em mente que, ainda que o juiz tenha dificuldade de decidir sobre qual das partes tem razão, em uma demanda judicial é impossível que todos os envolvidos estejam certos. Em resumo: sempre alguém irá ganhar e outro irá perder.
E - Todavia, em razão de uma ambição subestimada, muitas vezes formando o seu patrimônio em detrimento da honestidade e legalidade, cada vez mais as pessoas passaram a buscar seus direitos na justiça para resolver polêmicas e controvérsias do réu, aquele que, em tese, lesou o direito de outrem.
Questão 4 de 10
Estudamos que a perícia judicial poderá ser requerida como meio de prova, considerando ser este um dos fatores que motivam a realização do trabalho pericial quando o magistrado julga de suma importância para formar a sua convicção. Sendo necessária a perícia em uma demanda, além das funções do juiz e dos advogados das partes, temos ainda o perito do juiz e, possivelmente, o assistente técnico. Assim, podemos afirmar:
I - O perito do juiz, ou perito judicial, é aquele que é nomeado pelo juiz para auxiliá-lo durante uma demanda judicial em que seja requerido o trabalho de um especialista.
II - O perito do juiz, embora preste um serviço para o poder judiciário, não é um funcionário público concursado, e sim um profissional liberal, devidamente habilitado para essa atividade, sendo escolhido livremente pelo juiz, que a este transmite confiança e conhecimento.
III - O juiz procede com a nomeação de um perito, pois julga que determinada ação demandará conhecimentos específicos de uma área, no caso a da contabilidade, e, assim, esse profissional (perito) estará vinculado a um determinado processo em particular.
IV - Em que pese à enorme honra que é ser indicado para auxiliar o magistrado em uma demanda judicial na função de perito, devemos ter claramente evidenciadas as nossas eventuais limitações para o aceite do trabalho, motivadas por fatores pessoais ou situações externas alheias à nossa vontade.
Assinale a alternativa correta:
A - I e II.
B - I e IV.
C - I, II, III e IV.check_circleResposta correta
D - II e III.
E - III e IV.
Questão 5 de 10
O acúmulo de riquezas sempre foi um dos fatores que impulsionaram a humanidade. Inicialmente, por uma questão de sobrevivência da própria espécie; posteriormente, por ambição, vaidade e até mesmo ganância. Com o passar dos anos e a criação da moeda, esse acúmulo foi sendo incorporado pela contabilidade, que passou a ser uma técnica importante de registro do patrimônio das pessoas. Com isso, podemos definir patrimônio da seguinte maneira:
A - É a parte negativa do patrimônio e identifica a origem dos recursos aplicados.
B - É composto pelas contas onde são registrados todos os desembolsos realizados pela empresa.
C - É o conjunto de bens e direitos, possuindo valores econômicos e podendo ser convertidoem dinheiro.
D - É o conjunto de bens, direitos e obrigações, suscetíveis de avaliação econômica.check_circleResposta correta
E - Formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa
Questão 6 de 10
Estudamos que a perícia é uma atividade relativamente nova apesar de o Brasil ser um país com muitas demandas judiciais, tendo vagas citações a partir de 1939. O fato que marcou definitivamente a perícia como uma atribuição do contador se deu no ano de 1946, em que, no dia 27 de maio, houve a publicação do Decreto-Lei 9.295, que criou o Conselho Federal de Contabilidade, deixando claramente descrito que a perícia contábil é prerrogativa da pessoa com formação em nível de terceiro grau na função de contador. Portanto, podemos afirmar que:
A - A profissão do contador foi a primeira no Brasil a atribuir a atividade da perícia como sendo de sua competência, motivo pelo qual existam resoluções específicas que tratam detalhadamente essa função. Existem outros regramentos legais que favorecem o desenvolvimento e a busca por definições e procedimentos da perícia, como a Lei 4.983/66, que alterou uma parte da Lei 7.661/45, inerente à legislação falimentar, que atribui que o processo de falência deve ser acompanhado por um perito.check_circleResposta correta
B - A profissão do contador foi a primeira no Brasil a atribuir a atividade da perícia como sendo de sua competência, motivo pelo qual existam resoluções específicas que tratam superficialmente essa função. Existem outros regramentos legais que favorecem o desenvolvimento e a busca por definições e procedimentos da perícia, como a Lei 4.983/66, que alterou uma parte da Lei 7.661/45, inerente à legislação falimentar, que atribui que o processo de falência deve ser acompanhado por um perito.
C - A profissão do contador foi a primeira no Brasil a atribuir a atividade da perícia como sendo de sua incompetência, motivo pelo qual existam resoluções específicas que tratam detalhadamente essa função. Existem outros regramentos legais que favorecem o desenvolvimento e a busca por definições e procedimentos da perícia, como a Lei 4.983/66, que alterou uma parte da Lei 7.661/45, inerente à legislação falimentar, em que atribui que o processo de falência deve ser acompanhado por um perito.cancelRespondida
D - A profissão do contador foi a segunda no Brasil a atribuir a atividade da perícia como sendo de sua competência, motivo pelo qual existam resoluções específicas que tratam detalhadamente essa função. Existem outros regramentos legais que favorecem o desenvolvimento e a busca por definições e procedimentos da perícia, como a Lei 4.983/66, que alterou uma parte da Lei 7.661/45, inerente à legislação falimentar, que atribui que o processo de falência deve ser acompanhado por um perito.
E - A profissão do contador foi a segunda no Brasil a atribuir a atividade da perícia como sendo de sua incompetência, motivo pelo qual existam resoluções específicas que tratam detalhadamente dessa função. Existem outros regramentos ilegais que favorecem o desenvolvimento e a busca por definições e procedimentos da perícia, como a Lei 4.983/66, que alterou uma parte da Lei 7.661/45, inerente à legislação falimentar, que atribui que o processo de falência deve ser acompanhado por um perito.
Questão 7 de 10
Nas Normas Brasileiras de Contabilidade, mais precisamente na NBC TP 01 – Perícia Contábil, há uma regulamentação rigorosa sobre apresentação, terminologia, estrutura, entre outros temas, que trata especificamente sobre o laudo e o parecer pericial, mais especificamente dos itens 57 a 88. Assim, podemos afirmar que:
A - Em conformidade com o item 60 da NBC TP 01 – Perícia Contábil: O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil são orientados e conduzidos pelo perito-contador e pelo perito-contador assistente, respectivamente, que adotarão padrão próprio, respeitada a estrutura prevista nesta Norma.check_circleResposta correta
B - Neles, nunca devem ser registrados de forma circunstanciada, clara e objetiva, sequencial e lógica, o objeto da perícia, os estudos e observações realizados, as diligências não executadas para a busca de elementos de prova desnecessários, a metodologia e critérios desejados, os resultados devidamente fundamentados e as suas reclusões.
C - No que se refere à forma de escrita que deve ser seguida por quem elabora laudos e pareceres periciais, a NBC TP 01 determina no seu item 62: que não podemos observar que a normativa proíbe que os peritos se utilizem de termos técnicos para a elaboração dos laudos e pareceres, pois, de fato, esses documentos são destinados a decisões desnecessárias, que têm como base a contabilidade, em que muitos termos e jargões específicos inexistem.
D - Percebemos claramente que não há a necessidade de padronização do laudo e parecer pericial, contendo uma desestruturação que leve quem deles se inutiliza a saber como foi conduzida a tarefa, além dos resultados a que o perito ou assistente técnico não chegaram.
E - Podemos nos esquecer de que tanto o laudo como o parecer pericial são destinados a pessoas conhecedoras de contabilidade, portanto, o desafio do perito consiste em redigir uma peça com conteúdo simples, entretanto, que seja plenamente compreendido por aqueles que vierem a se utilizar desse documento.
Questão 8 de 10
Sobre o impedimento e a suspeição, estudamos que, normalmente, ocorrem por fatores externos e de terceiros, os quais podem vir a tirar a imparcialidade que deve balizar o trabalho executado pelo perito, sendo que, nesse caso, deverá manifestar-se ao juiz por meio de petição fundamentada, alegando tal situação. Vários podem ser os fatores que motivam o impedimento e a suspeição, dos quais destacamos:
( ) relação profissional mantida, pelo perito, com qualquer das partes dentro dos últimos cinco anos;
( ) possuir relação de amizade ou inimizade com os litigantes;
( ) possuir interesse direto ou indireto com o julgamento da causa;
( ) inexistência de parentesco próximo com uma das partes;
( ) quando o perito não for parte do processo;
( ) quando o perito nunca prestou depoimento como testemunha;
( ) quando, no processo, tiver postulado como advogado de uma das partes, do seu cônjuge ou de parentes deste, ou de qualquer parente seu, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou linha colateral até o segundo grau.
Assim, após a análise das afirmações acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, F, V, F, V, V.
B - F, V, F, V, F, V.
C - V, F, V, F, V, F.
D - V, V, F, V, F, F.
E - V, V, V, F, F, F.check_circleResposta correta
Questão 9 de 10
Vários são os requisitos necessários para o desempenho da atividade pericial, dentre eles, temos os fatores preponderantes pessoais e profissionais no perfil do perito contábil.  Avalie os itens abaixo em relação aos fatores preponderantes, pessoais e profissionais, no perfil do perito contábil:
I. Honestidade, ética e o caráter irretocável.
II. Clareza e facilidade da utilização da escrita.
III. Formação em curso superior de Ciências Contábeis.
IV. Conhecimento de finanças, matemática financeira, sistemas de informações e legislação tributária.
Assinale a alternativa correta:
A - Os itens I, II, III e IV estão corretos.check_circleResposta correta
B - Somente os itens I, e IV estão corretos.
C - Somente os itens I, II e III estão corretos.cancelRespondida
D - Somente os itens III e IV estão corretos.
E - Somente o item I está correto.
Questão 10 de 10
Eventualmente, na história da humanidade surgiram os patrimônios individualizados e com o passar do tempo, houve a necessidade de leis para regular os potenciais conflitos patrimoniais. Além disso, para fundamentar uma decisão razoável do juiz a documentação acostada aos autos pelas partes envolvidas não é suficiente. Para suprir essa insuficiência o juiz pode determinar a produção de novas provas, através de perícia. 
Com base no texto acima, qual é o objetivo da prova pericial?
A - Demonstrar a verdade, de maneira irrefutável e incontestável, a qual fará comque o magistrado tenha a plena certeza de estar praticando a justiça, isenta de favorecimentos.check_circleResposta correta
B - Auxílio da justiça, a fim de que a decisão proferida pelos magistrados esteja amparada por documentação produzida por pessoa que recebeu favorecimentos de alguma das partes.
C - Demonstrar a verdade, de maneira refutável e contestável, a qual fará com que o magistrado tenha a plena incerteza de estar praticando a justiça.
D - Para fundamentar uma decisão razoável do juiz com provas enviesadas.
E - Auxílio da justiça, a fim de que a decisão proferida pelos magistrados esteja amparada por documentação produzida por pessoa sem conhecimento ou experiência na área periciada.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais