Buscar

ETICA DOL3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

25563 . 5 - Ética e Cidadania - 20202.AB
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. No que tange à ética profissional, observe a seguinte orientação deontológico dos servidores públicos federais: “a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”.
A partir do comando ético anterior pode-se concluir que:
1. 
O servidor público deve ser leal à instituição pública a que serve, devendo, por exemplo, abster-se de comentar fatos internos da repartição nas redes sociais.
2. 
O preceito ético apresentado no enunciado está equivocado porque a função pública não é uma profissão e sim um meio de o servidor obter estabilidade financeira.
3. 
A lei e as normas do governo não são válidas como fatores ampliadores de problemas éticos, pois elas impedem determinar o que é ou não aceitável na organização.
4. 
Um agente público que cumpre sua missão no trabalho não pode ser questionado quanto a atividades ilícitas ou imorais que exerce fora do horário de expediente.
5. 
O servidor pode agir como quiser na sua vida pessoal, já que a imagem individual jamais afetará a sua imagem pública.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Observe a imagem abaixo e considere que o indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. O bom relacionamento com colegas de setor e no atendimento ao público depende muito de habilidades comportamentais, que são posturas e comportamentos positivos importantes em qualquer tipo de relação humana.
ETICA E CIDADANIA_BQ2 QST16.jpg
Fonte: http://www.sindipublicos.com.br/wp-content/uploads/2018/03/assedio2.jpeg
Dentre as características abaixo, a única que não pode ser considerada um comportamento positivo no ambiente de trabalho é:
1. 
Respeito às Normas.
2. 
Responsabilidade.
3. 
Individualismo.
4. 
Organização.
5. 
Trabalho em Equipe.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Heemann (1993) informa que devemos pensar nas atitudes, envolvendo o que é certo, o que é errado, os padrões de discernimento dos indivíduos, sejam privados ou sociais. Após a leitura do texto abaixo, avalie as asserções abaixo e identifique a opção que atende corretamente a questão ética e da Bioética no trabalho de cientistas:
ETICA E CIDADANIA_BQ2 QST13.jpg
I) Os dilemas morais são influenciados por fatos sociais e históricos.
II) Essa pesquisa só representará prejuízo, se os usuários tomarem conhecimento de que suas informações foram utilizadas sem sua prévia autorização.
III) A ética deve ser levada em consideração nas pesquisas científicas e na aplicação dos seus resultados.
Opção correta:
1. 
Apenas II.
2. 
Apenas I.
3. 
Apenas III.
4. 
Apenas I e III.
5. 
I, II e III.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão. Nesse sentido, analise as três situações que ocorrem no mundo profissional e enumere de forma correta a segunda coluna de acordo com a primeira.
1.O motorista de ônibus estava atrasado para cumprir mais uma jornada, se ele adiantasse seu trajeto em 20 minutos conseguiria dar conta do fato de ter se atrasado naquele dia, então ele resolveu avançar alguns semáforos. 
2.Kátia sai às 17 horas de seu trabalho todos os dias. Às quinze horas, ela já havia terminado seus relatórios do dia, deixando para amanhã muitas tarefas, que provavelmente ficariam para depois de amanhã, assim, ela foi “fazer hora” navegando no Facebook e a todo o momento olhava o relógio.
3.A Caixa de um Supermercado, já avisada e autorizada sobre a promoção de um biscoito, avisou a cliente que o preço de um biscoito não era aquele que estava aparecendo e, que portanto, embora ainda não remarcado, já poderia ser registrado pelo preço promocional que viria em breve.
(   ) atitude ética
(   )atitude não ética
(   ) problema ético na profissão.
Escolha a opção correta:
1. 
1,2,3.
2. 
1,3,2.
3. 
2,3,1.
4. 
3,2,1.
5. 
3, 1,2.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
A ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente de trabalho. O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
Observe a imagem abaixo e, em seguida, analise as proposições abaixo para responder corretamente ao que se pede sobre ética no trabalho:
ETICA E CIDADANIA_BQ2 QST11.jpg
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-UUOCs7kAOMI/UG5dHIx7-1I/AAAAAAAAAGI/ZGF6ubGD37Q/s1600/1274315142312_f.jpg
I-Nessa conduta, não se registra falha alguma, ainda que o médico tenha agido de acordo com sua interpretação subjetiva sobre a paciente.
II-Essa conduta só representará prejuízo, se os usuários tomarem conhecimento de como esse médico age.
III-Ele está cometendo uma falta ética: antes de iniciar a consulta, ele teria obrigação de respeitar a paciente e procurar saber quem era a paciente sem julgar com seu interesse e desejo pessoal. 
Opção correta:
1. 
Apenas I e III.
2. 
I, II e III.
3. 
Apenas II.
4. 
Apenas I.
5. 
Apenas III.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Nas últimas décadas, produziu-se um verdadeiro movimento sísmico no processo de produção global. Centenas de grandes empresas americanas e algumas europeias deslocaram parte ou grande parte de sua cadeia de produção e distribuição para a China, a Índia e outros países asiáticos, induzidas pelas vantagens comparativas proporcionadas por baixos salários, recursos humanos de aceitável qualidade em nível técnico e gerencial, e um dos mercados internos em franca expansão nos países receptores. Isso gerou uma fragmentação e dispersão geográfica do processo capitalista de produção, o qual se converteu em um processo “desnacionalizado” que aliena e fragmenta os conceitos de “nação” e “indústria”; transforma-se a categoria que dominou a análise do capitalismo industrial, a tomada de decisões e a geração de políticas durante décadas: “a indústria nacional”. Essa profunda mudança estrutural forma um novo paradigma que se consolidará à medida que a internacionalização industrial e sua fragmentação se vejam facilitadas pela experiência acumulada, a tecnologia e os avanços em matéria de comunicação, transporte e logística.
GARRAMÓN, C. Paradigmas que condicionam o curso da economia global. Opinion Sur, nº117, maio de 2013
A globalização tem o mérito de aproximar e distanciar culturas e mundos diferentes. Com a globalização surgem desafios que suscitam o conceito de ética. Sobre este olhar e a partir da leitura do texto acima, é possível afirmar que:
1. 
A ética e a moral caracterizam-se pela expansão das empresas globais do mundo desenvolvido em direção, preferencialmente, a países emergentes, assinalando uma concentração industrial exclusiva de nações com economia em desenvolvimento.
2. 
A questão ética associada a globalização demonstra a importância da coesão da maquinofatura, caracterizada pela produção em massa e pela manutenção das formas tecnológicas de uma mesma época.
3. 
A questão ética em consonância com a globalização acontece pela dinamização e consolidação
da social democracia, um modelo econômico pautado pela mínima intervenção do Estado e pelo predomínio da iniciativa privada.
4. 
A ética deve estar presente na mundialização, nas etapas das operações fabris, em que as diferentes parcelas de uma mesma produção se descentralizam para além das fronteiras nacionais e dos limites continentais, pois deve sempre estar presente.
5. 
A questão ética não possui uma relação direta com a globalização, uma vez que os instrumentos estruturais e as técnicas empregadas são de baixo custo e atingem regiões não globalizadas.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Existem profissões que não possuem regulamentação por Conselhos e Órgão oficiais do governo, mas não deixam de existir por isso e não podem deixar de lado a questão ética em suas ações. Sendo assim, no que diz respeito à conduta ética junto à clientela profissional, analise as afirmativas a seguir.
I.O segredo profissional, ou seja, o que se vem a conhecer de íntimo e pessoal no exercício da profissão, somente pode ser utilizado para melhor prestação do serviço, sem qualquer outra exceção.
II.Nada impede que se preste o serviço a preço menor do que o usualmente praticado pelo mercado ou mesmo gratuitamente, caso haja necessidade financeira do usuário do serviço.
III.Se o serviço solicitado pelo usuário é, do ponto de vista técnico, menos seguro que uma alternativa, é dever do profissional esclarecer o cliente sobre as inconveniências existentes e os procedimentos para melhor execução.
Está correto o que se afirma em:
1. 
I e III, apenas.
2. 
II e III, apenas.
3. 
III, apenas.
4. 
I, apenas.
5. 
I, II e III.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Carlos é um funcionário da empresa Águia de Ouro, ele ocupa um cargo de Coordenação, de forma que costuma denegrir bruscamente a imagem da empresa diariamente, tanto para os funcionários mais antigos, quanto para os funcionários recém contratados inclusive estagiários, causando constrangimento e desânimo aos mesmos e tornando o clima organizacional extremamente insuportável. Sobre seus conhecimentos de ética profissional e analisando a situação de Carlos, não é possível admitir que:
1. 
No ambiente de trabalho, deve prevalecer o princípio da tomada de consciência para práticas e atitudes éticas.
2. 
Todo e qualquer profissional deve estar atento a manter sua integridade ética em qualquer ambiente de trabalho.
3. 
A chamada “boa ética” nos mostra que, no mundo do trabalho, é preciso ser honestamente íntegro e um fiel seguidor das regras de conduta expressas nas leis documentos de seu ambiente de trabalho.
4. 
No ambiente de trabalho não é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios.
5. 
Um problema ético é um problema de desvio de conduta. O caso de Carlos se encaixa nessa situação.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Ética refere-se a princípios que têm como propósito a universalidade. O código de ética tem como propósito garantir aos colaboradores a possibilidade de ser decentes no exercício da profissão. Diante de conflitos de valores no ambiente de trabalho, quais posições morais devem adotar as organizações? 
Assinale a opção correta.
1. 
Analisar as relações de interdependência do grupo, porém defender aquilo que, depois de uma avaliação responsável, se considera certo, justo e verdadeiro, e apresentar aos colaboradores através de um mecanismo de conscientização.
2. 
Entender que é necessária a interdependência do grupo, prevalecendo sobre as normas da organização.
3. 
Aguardar que o grupo por si só perceba a importância da integração entre o grupo de trabalho e estabeleça a ordem.
4. 
Deixar que o grupo estabeleça aleatoriamente normas de comportamentos para as atividades de trabalho.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Nos mais diversos níveis, servidores públicos e da iniciativa privada, em suas variadas funções, devem pautar suas condutas pelas normas vigentes e pelo respeito aos valores éticos e morais da instituição.
Considere os casos hipotéticos relacionados ao funcionário público Martins, sua repartição pública e suas reações, independentes e apresentados a seguir.
I.A repartição celebrou um contrato cuja empresa X é a contratada direta para determinado fornecimento. A empresa X convida Martins para elaborar, remuneradamente, o cronograma físico financeiro da empresa X, dentre outras atividades, para o fornecimento do serviço. Consultando o regimento interno da repartição, Martins viu que não havia impedimento legal e aceita a proposta.
II.Martins verificou que seu chefe imediato tomou uma série de atitudes que beneficia a si (chefe) com potencial prejuízo para a repartição pública à qual está funcionalmente vinculado. Por se tratar de um conhecido de trabalho e de seu chefe, decidiu não denunciar o chefe e colega.
III. Um colega de trabalho, ouvindo de terceiros que Martins terá uma reunião fora da sede, ao saber o endereço, a data e o horário de sua reunião, oferece-lhe uma carona em veículo oficial que será utilizado pelo primeiro para desempenho de outra atividade profissional da repartição. Martins aceita a oferta feita pelo colega.
Com base nas informações contidas em cada caso, está(ão) de acordo com a ética:
1. 
I, II e III.
2. 
Apenas I.
3. 
Apenas I e III.
4. 
Apenas II.
5. 
Apenas III.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?