Buscar

Atividade2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Na UML existem diferentes tipos de diagramas na busca da definição de diferentes pontos de um projeto de software. Temos diagramas que demonstram a relação existente entre objetos e também os que demonstram o fluxo das atividades existentes. Sendo assim, analise o diagrama a seguir:
 
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o diagrama acima, assinale a alternativa correta que descreve seu tipo.
	
	
	Diagrama de sequência.
	
	
	Diagrama de atividades.
	
	
	Diagrama de objetos.
	
	
	Diagrama de classes.
	
	
	Diagrama de casos de uso.
1 pontos   
PERGUNTA 2
No diagrama de classes UML (Unified Modeling Language), ou linguagem de modelagem unificada, existem formas diferentes entre si de relacionar elementos como classes e objetos. Podemos citar formas de relacionamento como composição, herança e outros.
 
Considerando o exposto acima, a composição se difere da agregação porque:
	
	
	na agregação, o ciclo de vida dos objetos associados não depende do contêiner.
	
	
	na composição, os objetos associados compartilham seus métodos e atributos, formando um único objeto.
	
	
	na composição, os objetos associados são da mesma classe.
	
	
	somente a composição permite associação opcional entre as classes.
	
	
	a agregação não admite associação reflexiva sobre uma classe.
1 pontos   
PERGUNTA 3
A UML é uma linguagem de modelagem unificada e que possui diversos diagramas, cada um com uma finalidade diferente para uma modelagem mais adequada de um software. É preciso entender o funcionamento de cada um para que os diagramas possam ser construídos de forma adequada. Entre os diagramas da UML, um deles destaca-se pelas seguintes características:
 
Indica as comunicações dinâmicas dos objetos durante a execução de uma determinada tarefa. Além disso, mostra o momento em que as mensagens são trocadas para executar essa tarefa. Pode-se utilizar o diagrama para mostrar as interações em um caso de uso ou em um cenário de um sistema de Software.
 
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que contenha o diagrama UML que apresenta as características apresentadas.
	
	
	Diagrama de Estado.
	
	
	Diagrama de Objetos. 
	
	
	Diagrama de Sequência.
	
	
	Diagrama de Casos de Uso.
	
	
	Diagrama de Classes.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Um diagrama de classe pode representar a forma como um sistema vai se comportar através de métodos, atributos e relacionamentos. A verificação de cada método ou atributo deve ser rigoroso para que estes não fiquem repetitivos, fazendo com que o intuito da orientação a objetos seja desconfigurado. Considere a figura a seguir.
 
   
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima e os fundamentos da Orientação a Objetos, assinale a alternativa correta.
	
	
	O método aplicarValor() é o mesmo na superclasse Conta e nas subclasses ContaCorrente e ContaPoupança, mas sua implementação e seu comportamento nas subclasses são diferentes. A diferença encontra-se no processo de cálculo dos juros e de rendimentos das respectivas aplicações.
 
 
	
	
	Polimorfismo ou ocultação de informações é uma técnica que consiste em separar aspectos externos dos internos da implementação de um objeto, isto é, determinados detalhes ficam ocultos aos demais objetos e dizem respeito apenas ao próprio objeto.
	
	
	Um objeto é uma propriedade de uma classe e é composto por nome, tipo de dado, visibilidade e valor inicial ou padrão, como o objeto-limite da classe ContaCorrente.
	
	
	Os atributos são funções (ações) ou comportamentos que podem ser aplicados a métodos em uma classe. Os atributos estão relacionados aos verbos como aplicarValor().
	
	
	A visibilidade de um objeto é definida pelos símbolos +, - e #. Assim, o objeto getSaldo() tem visibilidade protegida, indicada pelo sinal de adição (+), sinalizando que o objeto é acessível somente pela própria classe.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Sobre os conceitos de orientação a objetos, um elemento que se apresenta como um tipo especial de associação capaz de demonstrar as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisa ser complementado pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objetos-parte), que chamamos de todo-parte. Essa afirmação representa corretamente o que se encontra em:
	
	
	herança.
	
	
	dependência.
	
	
	polimorfismo.
	
	
	composição.
	
	
	agregação.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Entre os conceitos fundamentais existentes na Programação Orientada a Objetos (POO), temos a existência de elementos básicos, como o polimorfismo, a herança, o encapsulamento e a abstração. Um desses elementos da Orientação a Objetos é o polimorfismo. 
 
Considerando o exposto acima e relacionando ao conceito de polimorfismo, assinale a alternativa correta.
	
	
	Com o polimorfismo, é possível que uma variável de um tipo mais genérico (abstrato) referencie um objeto de um tipo mais específico na sua hierarquia de classes.
	
	
	O polimorfismo restringe que os tipos das variáveis que armazenam um determinado objeto sejam explicitamente do mesmo tipo do objeto, não permitindo generalizações.
	
	
	Permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas.
	
	
	Refere-se à propriedade de somente tornar visíveis as informações importantes para o contexto da aplicação, enquanto as demais ficam disponíveis somente no escopo da classe.
 
 
 
	
	
	Com o polimorfismo, é possível a criação de métodos em que os parâmetros são sempre passados por cópia, independentemente de serem tipos primitivos ou objetos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Um diagrama de classes faz parte da linguagem de modelagem unificada, conhecida mais popularmente como UML. Esse diagrama possui diversas características importantes, como a indicação de atributos, métodos, relacionamentos e outros. Sobre diagrama de classes e o conceito de herança em orientação a objetos, analise a figura a seguir:
 
 
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima, a respeito do diagrama apresentado, assinale a alternativa correta.
	
	
	O atributo altura da classe Quadrilátero possui nível de acesso protegido.
	
	
	A classe Retângulo não possui um método getLargura.
	
	
	O atributo área é protegido (protected). 
	
	
	A classe Quadrilátero é uma classe derivada da classe Retângulo.
	
	
	O método área da classe Retângulo é privado.
1 pontos   
PERGUNTA 8
A orientação a objetos é um paradigma que possui diversas características, e uma delas é conhecida como polimorfismo. No polimorfismo, temos um grande envolvimento em relação à comunicação entre os objetos, o comportamento do método e algumas outras características. Dessa forma, analise o diagrama de classes a seguir:
 
 
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando o exposto acima, assinale a opção correta acerca do método 
calcularSalario().
	
	
	O comportamento desse método, quando da sua chamada, já será definido em sua programação.
	
	
	Uma única chamada a esse método pode proporcionar a ocorrência de diferentes comportamentos.
	
	
	Diferentes mensagens para esse método serão interpretadas de maneira única.
	
	
	O referido método na classe contratado-CLT é uma generalização desse mesmo método na classe funcionário.
	
	
	
	
	
	O programador escolhe polimorficamente a forma de calcular o salário de um funcionário, de acordo com a forma de contratação deste.
 
 
 
1 pontos   
PERGUNTA 9
O paradigma orientado a objetos se tornou um dos mais utilizados. Quando se refere à Programação Orientada a Abjetos (POO), ele possui uma estrutura com pelo menos três elementos-base, quatro para alguns autores. Esses elementos possuem características diferentes e essenciais para a composição da orientação a objetos.
 
Considerando o exposto acima, os quatro pilares do paradigma de Orientação a Objetos são:
	
	
	Classes, Objetos, Herança e Método.
  
 
 
	
	
	Herança, Polimorfismo, Classes e Objetos.
	
	
	Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.
	
	
	Sequenciamento, Procedimentos, Bibliotecas e Herança.
	
	
	Classes, Atributos, Métodos e Abstração.
1 pontos   
PERGUNTA 10
A UML (Unified Modeling Language) possui diversos tipos de diagramas que visam definir pontos de um projeto de software. Cada diagrama possui características específicas e que devem ser compreendidas. Podemos citar o diagrama utilizado para representar a interação entre os objetos por meio dos seus métodos e sua ordem de execução.
 
Considerando o exposto acima, podemos afirmar corretamente que esse diagrama é chamado de:
	
	
	Diagrama de Atividades.
	
	
	Diagrama de Classes.
	
	
	Diagrama de Sequência.
	
	
	Diagrama de Máquina de Estados.
 
	
	
	Diagrama de Objetos.
1 pontos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando