Buscar

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Sobre a ¿linha do tempo¿ do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:
		
	
	Até a década de 1960 a geografia clássica era predominante nas salas de aula brasileiras, servindo aos interesses das grandes empresas capitalistas mundiais, com ênfase ao estudo crítico das relações entre as regiões que formavam o país.
	
	Nas primeiras décadas do Século XX a geografia clássica no Brasil foi utilizada pela política para enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro com o único objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
	
	Após a Segunda Guerra Mundial aumentaram as desigualdades entre países polos (potências mundiais) e países chamados periféricos ou de terceiro mundo (sem desenvolvimento próprio). A circulação de capitais e empresas em diferentes partes do globo tornou impossível a continuidade de uma geográfica compartimentada em regiões, sem considerar as interações entre as diferentes partes do globo. O conceito de Espaço passou a ser adotado, e desde este momento, a geografia escolar passou a questionar as desigualdades existentes.
	 
	Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.
	
	Na história do ensino de geografia no Brasil, a geografia crítica chegou às escolas na década de 1960.
	Respondido em 24/08/2020 11:22:23
	
Explicação:
A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica à sociedade pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza. Nesse sentido, defende a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Esta vertente da geografia tinha por objetivo denunciar o caráter apolítico ou reacionário, sobretudo da ¿geografia tradicional¿ e ¿nova geografia¿, além de propor novas agendas de pesquisa, formas de pensar as questões epistemológicas, a prática dos geógrafos e uma maneira particular de contar a própria história da geografia. Ganhava forma, então, uma geografia engajada, interessada nos problemas sociais e inspirada numa tradição de pensamento que já havia adquirido contorno em vários campos das ciências sociais.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e por em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	Respondido em 24/08/2020 11:23:59
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER. Essa frase de Yves Lacoste representa uma linha de pensamento da Geografia chamada:
		
	
	Positivista
	
	Possibilista
	 
	Marxista
	
	Quantitativa
	
	Determinista
	Respondido em 24/08/2020 11:24:23
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	Respondido em 24/08/2020 11:25:16
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Uma das características dessa doutrina é a:
		
	
	importância dada aos fenômenos sociais;
	
	explicação da realidade por intermédio da religião;
	
	delimitação dos ¿porquês¿ dos fenômenos;
	
	pouca neutralidade dos pesquisadores;
	 
	redução dos fenômenos a um conteúdo físico;
	Respondido em 24/08/2020 11:26:01
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	Respondido em 24/08/2020 11:28:21
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Relacione os itens abaixo numerados, com seus respectivos conceitos históricos:
1- Sujeito 2- Objeto 3- Tempo 4- Fato histórico 5- Documento histórico
(  ) É o momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize; período no qual acontecem os fatos históricos (realizações humanas).
(   ) É aquilo que está em estudo; que encontra-se em pesquisa, análise. Pode ser o fato histórico, ou documento histórico.
(   ) É o resultado da ação do sujeito no tempo e no espaço. É aquilo que aconteceu; são as realizações humanas.
(   ) É considerado o portador da ação. É aquele que constrói a história; aquele que vive; aquele que analisa, enquanto transforma e, ao mesmo tempo, transforma enquanto analisa.
(   ) É o instrumento que permite analisar o fato. Podem ser peças de vestuário, peças de artes, monumentos, construções, registros escritos (livros, revistas,jornais, certidões, fotografias etc).
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
		
	 
	3, 2, 4, 1, 5
	
	4, 1, 5, 2, 3
	
	1, 3, 4, 2, 1
	
	2, 5, 3, 1, 4
	
	3, 4, 2, 1, 5
	Respondido em 24/08/2020 11:28:46
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(   ) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem produzidas pelo homem. 
(  ) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.
(   ) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia Tradicional.
(   ) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada pelo poder e sem conteúdo social.
(   ) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.
Marque a sequência correta:
		
	
	V,F,V,F,V
	 
	F,V,V,V,F.
	
	V,V,V,F,F.
	
	V,V,V,V,V
	
	F,F,V,V,V.

Outros materiais