Buscar

Massofilaxia aplicada - Reflexologia APS 2

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
ALUNAS: FABIANA JORDÃO CORREA – 18200984
ISABELLE MARTINS DE OLIVEIRA PEREIRA – 18103747
JÉSSICA MOURA DOS SANTOS – 18201458 
JÚLIA ALVES GUSMÃO LAMENZA – 18201689
KETHELEN THALIA DA SILVA ABRANCHES – 18200425
MAYARA GONÇALVES FERREIRA DA SILVA – 18202743
MASSOFILAXIA APLICADA
Reflexologia
Rio de Janeiro
2020
ALUNAS: FABIANA JORDÃO CORREA – 18200984
ISABELLE MARTINS DE OLIVEIRA PEREIRA – 18103747
JÉSSICA MOURA DOS SANTOS – 18201458
JÚLIA ALVES GUSMÃO LAMENZA – 18201689
KETHELEN THALIA DA SILVA ABRANCHES – 18200425
MAYARA GONÇALVES FERREIRA DA SILVA – 18202743
MASSOFILAXIA APLICADA
Reflexologia
Apresentação de prática supervisionada do curso de estética e cosmética apresentada ao Centro Universitário Augusto Motta.
Professora: Dione da Silva Bento
Rio de Janeiro 
2020
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, as terapias complementares e/ou integrativas têm sido utilizadas no mundo todo. Consideradas pelos profissionais da área da saúde uma prática eficaz, de modo que colabora para a melhoria dos efeitos esperados do tratamento ocidental. Têm, ainda, visão holística do ser humano, a qual trata o ser como um todo e tende a buscar o equilíbrio do indivíduo nos aspectos físico, social, mental e espiritual. 
No início do século XX, um médico americano, especialista em otorrinolaringologista, iniciou as pesquisas sobre a terapia zonal, que utiliza a pressão de pontos para tratar órgãos, aliviando a dor. Em sua técnica dividiu o corpo em 10 zonas longitudinais que percorrem todo o corpo, cinco para cada pé e cinco para cada mão. 
A Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Associadas, caracterizam a reflexoterapia como uma terapia complementar, realizada através da estimulação da capacidade curativa do próprio organismo, classificada como uma técnica não invasiva e não medicamentosa, através de estímulos por pressão em terminais nervosos livres dos pés. 
Dentre as terapias complementares, a Reflexologia para é uma forma de terapia alternativa bastante difundida, além de ser conhecida como uma técnica de massagem terapêutica com grande aceitação. Uma vez que se trata de uma técnica utilizada para tratamento de todas as doenças e para a manutenção da saúde que permite diagnóstico precoce, detectando com mais agilidade os possíveis problemas e tratando-os para que não se agravem, bem como melhorar o bem estar corporal. 
A estimulação cutânea, quando exercida na superfície plantar, incita a vascularização do membro e proporciona oxigenação para as células responsáveis por manter a pele úmida, hidratada, com coloração, textura e espessura estróficas, o que faz a terapia reflexa em alguns indicadores relacionados à pele e pelos. 
 A dor além de considerada como um mecanismo de defesa, também é caracterizado por evitar danos teciduais ou possíveis lesões. Como indicadora e facilitadora do reconhecimento e percepção de desequilíbrios e doenças do corpo. A dor é identificada, avaliada, mensurada e reavaliada sistematicamente.
A pressão adequada nestes pontos atingira reflexamente os órgãos correspondentes, provocando mudanças fisiológicas no corpo, movimentando ou acelerando a capacidade natural de reequilíbrio do organismo humano em busca da homeostasia e consequentemente a correção de distúrbios físicos ou emocionais.
A reflexoterapia pode indicar com bastante antecedência pontos de desequilíbrio do organismo, e podem reagir por muito tempo ainda, geralmente buscado para alivio da dor, bem como na melhora do funcionamento do organismo. Portanto o objetivo deste estudo é fazer uma revisão de literatura sobre o efeito reflexoterapia podal como método auxiliar no tratamento de diversas patologias.
DESENVOLVIMENTO
A Reflexologia, também chamada de “terapia por zona”, é uma prática da Medicina Natural que consiste na aplicação de pressão rítmicas em pontos reflexos específicos, localizados nos pés, que correspondem à zonas diferentes do corpo. Essa técnica é usada para restaura e manter o equilíbrio natural do corpo e estimular a cura.
Figura 1 - Zonas reflexas do pé.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo, à medida que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado.
O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés mostra quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não funcionam eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a homeostase.
A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir doenças. Ela pode ser considerada uma “regulagem”, um ajuste do corpo, ajudando a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando a mais ativa.
 A Reflexologia Podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio sistema. Entre outras indicações comuns temos: Prisão de ventre, alteração de pressão arterial, constipação, dor na coluna, labirintite, inchaço nas pernas, cálculos renais, asma, hipertensão, colesterol, tireoide, inflamação, equilíbrio de cálcio.
As contraindicações da Reflexologia Podal se aplicam em casos de pessoas com diabetes que apresentam machucados nos pés, mulheres em gestação, pessoas que fazem uso de marca-passo, alergia na pele ou dermatite, varizes expostas, trombose ou fraturas.
CONCLUSÃO
Concluímos com o estudo de Reflexologia Podal que o tratamento por meio dessa técnica, é mais uma opção de terapia para o estresse, além de trazer benefícios para saúde. 
Diante disso, pode-se observar que a técnica de massagem reflexa nos pés tem grande contribuição para o cuidado com a saúde, tanto individualizado como recurso complementar importante junto ao tratamento da medicina convencional.
Percebemos também a importância da discussão de terapias que abordem o ser como um todo, para que haja melhor compressão do processo saúde-doença, de forma a amenizar o preconceito, para o melhor entendimento e para planejamento de forma de inserção destas terapias no sistema de saúde.
BIBLIOGRAFIA
1 FRANCISCO, S. Reflexologia. Portal São Francisco, 2018. Disponivel em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/bem-estar/reflexologia>. Acesso em: 23 Maio 2020.
2 REFLEXOLOGIA. Portal da Educação, 2001. Disponivel em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/tecnicas-basicas-para-tratamentos-em-reflexologia/16464>. Acesso em: 21 Maio 2020.
3 LEITE, F. E. Z. R. REFLEXOLOGIA. Uma técnica terapêutica alternativva, São Paulo, p. 4, 2003.
4 KLAUMANN, P.; AFPF; SILLAS. PATOFISIOLOGIA DA DOR. Archives of Veterinary Sience, v. 13, n. 1, p. 12, 2008.
5 HALL, N. M. Reflexologia: Um método para melhorar a saúde. Pensamento, São Paulo, 2013.
6 SILVA, A. L. . N. A. Q. . L. Reflexologia como técnica de relaxamento para profissionais em centro de terapia intensiva. Cienc Cuid Saude, v. 16, p. 4, Out-Dez 2017.
7 SILVA, N. C. M. et al. Reflexologia podal no comprometimento dos pés de pessoas com diabetes mellitus. Rev. Latino-AM Enfermagem, v. 23, p. 603, jul-ago 2015.
8 BORGES, F. D. S. Terapêutica em estética: Conceitos e técnicas. 1. ed. São Paulo: Flávia Acedo Scorza, 2016.

Continue navegando