Buscar

Estrutura da BNCC para a Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura da BNCC para a Educação Infantil
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A estrutura da BNCC para a Educação Infantil parte das competências gerais, que devem ser trabalhadas ao longo de toda a Educação Básica. É a partir dessas competências que os objetivos de aprendizagem para esta etapa do ensino são definidos.
1 )Direitos de aprendizagem e desenvolvimento –
Para os anos iniciais da Educação Básica, a BNCC determina seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que devem ser assegurados às crianças para que tenham condições de aprender e se desenvolver.
 Conviver- Brincar- Participar –Explorar- Expressar- Conhecer-se
2)Campos de experiências- Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser garantidos por meio de atividades e práticas pedagógicas que trabalham cinco campos de experiências
• O eu, o outro e o nós • Corpo, gestos e movimentos • Traços, sons, cores e formas • Escuta, fala, pensamento e imaginação • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
3)Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento-Cada campo de experiência compreende diferentes objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que indicam o que se espera da criança e que são divididos em três grupos de acordo com a faixa etária.
Bebês (0-1a6m) Crianças bem pequenas (1a7m-3a11m) Crianças pequenas (4a–5a11m)
Exemplo: Campo de experiências “traços, sons, cores e formas” 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)- (EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.´
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas
Obs: Código usado para identificar o objetivo de aprendizagem
Como é possível observar no exemplo apresentado, cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico cuja composição é explicada a seguir: Segundo esse critério, o código EI02TS01 refere-se ao primeiro objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” para as crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Cumpre destacar que a numeração sequencial dos códigos alfanuméricos não sugere ordem ou hierarquia entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. EI02TS01 
O primeiro par de letras indica a etapa de Educação Infantil. O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária. O primeiro par de números indica o grupo por faixa etária: 01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) 02 = Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) 03 = Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) O segundo par de letras indica o campo de experiências: EO = O eu, o outro e o nós CG = Corpo, gestos e movimentos TS = Traços, sons, cores e formas EF = Escuta, fala, pensamento e imaginação ET = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Conclusão
Nesse post, você viu quais são os novos focos da BNCC na Educação Infantil a partir dos conceitos de direitos de aprendizagem e campos de experiências, os quais estão ligados com os eixos estruturais desse segmento – interagir e brincar.
Nas outras etapas da educação básica, como o Ensino Fundamental, as orientações propostas pela BNCC também começam a valer a partir de 2019. Aqui, é fundamental entender que a organização da base é diferente em cada segmento.
Enquanto na Educação Infantil a BNCC apresenta os direitos de aprendizagem, campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, no Ensino Fundamental a estrutura se dá pelas áreas do conhecimento, objetivos específicos de cada componente curricular e as habilidades que o aluno deve desenvolver ao longo desta etapa.
Outro ponto importante para ficar atento é a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, pois, como aponta a BNCC, é preciso que haja uma continuidade em seu percurso educativo e “equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa.”

Continue navegando