Buscar

Ética, Política e Sociedade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na democracia direta, o povo decide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
	 b)
	A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
	 c)
	A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
	 d)
	Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.
	2.
	A cultura ocidental tem suas fontes nas tradições greco-romana e judaico-cristã. Nossos costumes e ideias são grandemente influenciados por essas duas correntes do passado. Durante o período medieval, podemos identificar traços das tradições greco-romana e judaico-cristã na prática política no período. Quanto ao papel, à influência e às características das tradições mencionadas nas práticas políticas durante a Idade Média, analise as seguintes afirmativas:
I- Os hebreus eram ilegalistas, não seguiam leis, só a tradição.
II- Na visão romana era papel do Imperador promover a guerra.
III- No período medieval, os filósofos baseavam a política somente na Bíblia.
IV- No período medieval, o poder era hierárquico por inspiração platônica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	No início da Idade Média, o Império Romano oficializou o cristianismo como religião oficial do império e, durante toda a Idade Média, a cultura do cristianismo dominou os povos ocidentais europeus. O cristianismo influenciou o pensamento político medieval e continua influenciando até hoje. Acerca do pensamento político cristão, analise as afirmativas a seguir:
I- Os governantes devem seguir as leis divinas para governar, pois é esta que deve conduzir o povo.
II- As virtudes cristãs devem ser cultivadas pelos governantes, tais como fé, esperança, lucro e desenvolvimento econômico.
III- A hierarquia política se justifica na ideia de uma ordem social eclesiástica, baseada na ideia de Direito Natural.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Durante a Idade Média, ética e política estavam imbricadas, se na antiguidade esperava-se do governante que esse fundamentasse suas ações no exercício ético baseado na razão, na Idade Média era a ética cristã que deveria conduzir a prática política. Na Modernidade isso tudo se apresenta de maneira muito diferente. Entre um período e outro assistimos as contribuições originais de Maquiavel, que já antecipavam algumas das características que a política viria a assumir a Modernidade. Com relação ao pensamento maquiavélico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Maquiavel vinculava o poder político ao poder da Igreja católica.
(    ) Maquiavel defendia o Direito Romano como fundamento da política.
(    ) Para Maquiavel, a lógica da política é a lógica racional da justiça.
(    ) Para Maquiavel, a lógica política desvincula-se da vida do governante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	No Ocidente, não podemos dissociar a prática política da tradição cristã. Desta maneira, a visão cristã peculiar da ética teve grande papel na evolução do pensamento político. Assim, a conduta política idealmente deveria seguir a ética do cristianismo entre nós. Quanto à ética cristã e seus reflexos na política no Ocidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No cristianismo, o indivíduo sozinho deve e pode realizar o bem.
(    ) No cristianismo, a correção da conduta é dada somente pela ação.
(    ) Na concepção cristã, o indivíduo é autônomo na ação ética.
(    ) O cristianismo introduz uma concepção ética do trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A supremacia da técnica.
II- A morte do Homem.
III- A sobrevivência planetária.
(    ) A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
(    ) Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera.
(    ) O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.
	7.
	Com a contemporaneidade, somos chamados a pensar nossas perspectivas éticas como uma condição para conferirmos sentido a nossa existência. Atualmente, nos é imposta a necessidade de termos aqueles princípios éticos que possibilitam ao sujeito estar situado no mundo e dar finalidade a sua existência. Assim, diante de um conjunto de prerrogativas colocadas pelo período atual, devemos nos colocar e estabelecer nossas perspectivas éticas. Com isso, somos levados a questionar muitas das premissas anteriores no que diz respeito à construção da ética. Quanto aos questionamentos atuais no campo da ética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Hoje, vemos a própria sobrevivência planetária sob ameaça.
	 b)
	Hoje, temos cada vez mais confianças nas promessas modernas da realização da História.
	 c)
	Hoje, o consumismo e o individualismo têm levado a ações políticas solidárias.
	 d)
	Hoje, depositamos nossa confiança na razão mais que tudo.
	8.
	Para garantir o alcance da virtude, os princípios estabelecidos pelo divino devem ser seguidos. Por isso, a ideia de dever, introduzida pelo cristianismo na política, busca garantir segurança para a vontade, dividida sempre entre o bem e o mal. Neste sentido, temos uma ética coercitiva, determinada por um poder externo. Acerca das soluções para esta coercitividade, analise as sentenças a seguir:
I- Rousseau indica que o homem nasce bondoso, pois sua consciência moral e a noção de dever são a manifestação divina no indivíduo. A sociedade corrompe o homem e o dever nos auxilia a retornar à posição inicial, aceitando a imposição externa.
II- Kant teoriza que, por natureza, o homem é desprovido de bondade, e o dever é que o controla e permite que haja uma ordem social. É assim que o ser egoísta, destrutivo, e que cobiça muitos prazeres é controlado.
III- A consciência moral e o dever permitem aos humanos conter sua maldade inata e, conforme Rousseau, esta maldade acompanha-os desde o nascimento. O controle moral é exercido pela sociedade, neste caso.
IV- Para Kant, o homem é bom por natureza, ou seja, nasce bondoso. No entanto, à medida que se desenvolve, a sociedade o torna um ser destrutivo,
desordenando a sociedade e corrompendo suas virtudes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Ao pensarmos os problemas éticos que dizem respeito ao Estado, nos deparamos com uma grande complexidade, decorrente da própria dificuldade que há em se compreender os ideais políticos, notadamente quanto à questão da liberdade. No que tange a essa, podemos afirmar que as garantias democráticas são imprescindíveis para uma ação ética por parte do Estado. Assim, é necessária uma visão clara do papel do Estado, para a verificação de sua conduta segundo a ética. Quanto ao papel do Estado e sua relação com a ética, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Estado tem o dever de garantir a liberdade de consciência.
	 b)
	O papel do Estado está em garantir a desigualdade social.
	 c)
	A liberdade do indivíduo não se relaciona com a cidadania.
	 d)
	O Estado deve favorecer um único lado nos conflitos de classes.
	10.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
	 b)
	Entre os hebreus, por tradição, os governos eram repúblicas democráticas e de caráter legalista.
	 c)
	No período medieval predominaram as teorias de poder teológico-políticas, nas quais o poder é favor divino.
	 d)
	Os filósofos do período medieval fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando