Buscar

Estudo Transversal IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal IV 
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line 
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sabe-se que até a década de 1990, os pesquisadores consideravam as pessoas "mais inteligentes" as que apresentavam os melhores resultados nos testes de QI, que se destacavam no desempenho acadêmico, que "sabiam" sobre mais conteúdos geralmente vistos na escola. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as pesquisas recentes sobre a inteligência global das pessoas:
	 a)
	Pesquisas recentes reiteram a percepção dos pesquisadores antes da década de 1990, de que não importa se as pessoas possuem capacidades de gerir as próprias emoções ou não, o que vale é as dimensões cognitivas/intelectuais.
	 b)
	Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas pode resultar da junção de dimensões cognitivas/intelectuais e emocionais, e que essa somatória pode contribuir para o desenvolvimento intelectual da pessoa (dentre outros desenvolvimentos).
	 c)
	Pesquisas recentes abordam que a inteligência global das pessoas resulta na junção de dimensões intelectuais e emocionais, sendo que essa somatória contribui exclusivamente para o desenvolvimento intelectual da pessoa.
	 d)
	Pesquisas recentes apontam para a validação dos testes de QI como melhores indicadores para se medir a inteligência de um indivíduo.
	2.
	Embora sejamos seres relacionais em nossa essência, a conivência humana apresenta um certo grau de complexidade. Para que possamos aperfeiçoar os nossos relacionamentos interpessoais, são necessárias duas competências muito importantes: as habilidades sociais e a empatia. Sobre a empatia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a capacidade de reparar nas outras pessoas suas emoções para poder julgá-las do melhor modo possível. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, com o objetivo de humilhá-lo.
	 b)
	É a capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas. Para desenvolver essa competência social, é essencial saber ouvir e ter capacidade para observar outrem atentamente.
	 c)
	São capacidades melindrosas formadas por vários elementos e aspectos que permitem ao sujeito a emissão de comportamentos interpessoais relativos à expressão adequada de sentimentos.
	 d)
	É a capacidade para induzir respostas desejáveis nos outros. É a habilidade em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	3.
	A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Nesse sentido, há pouca serventia em ter habilidade refinada de compreender as emoções de outras pessoas, se não souber manobrá-las ou usá-las. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as habilidades sociais:
	 a)
	Representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros. Revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias, coerentemente. Englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	 b)
	Representam as capacidades de poder manipular as decisões das pessoas. Corresponde à sensibilidade em compreender o que está passando na cabeça das pessoas para poder solucionar problemas.
	 c)
	Diz respeito à capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas.
	 d)
	É imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal (íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica. Corresponde à sensibilidade para detectar os sinais externos que mostram o que os outros querem ou precisam.
	4.
	Para que as pessoas sejam competentes socialmente, é necessário que as habilidades sejam praticadas e desenvolvidas nos contextos sociais em que estão inseridas. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que contempla as áreas de conhecimento que têm como objeto de estudo o relacionamento interpessoal:
	 a)
	Arqueologia e Serviço Social.
	 b)
	Psicologia e Sociologia.
	 c)
	Pedagogia e Ciências Sociais.
	 d)
	Filosofia e Teologia.
	5.
	A inteligência emocional pode ser proveitosa para o crescimento pessoal ou intelectual de uma pessoa. No entanto, para isso acontecer é necessário um trabalho sobre si. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atividades necessárias para o desenvolvimento da competência emocional:
	 a)
	Faça exercícios físicos. Tenha uma alimentação saudável. Acredita no poder da mente. Faça boas escolhas e se esforce ao máximo para ser uma boa pessoa.
	 b)
	Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você. Produza, suscite motivação para si mesmo. Levante-se. Persevere. Siga adiante. Pratique a empatia e tente transformar positivamente o ambiente em que está.
	 c)
	Compreenda os seus defeitos. Julgue as pessoas que estão ao seu lado. Faça exercícios físicos e mostre que você é autossuficiente.
	 d)
	Tenha paciência para lidar com as pessoas. Aproveite ao máximo o seu dia. Não durma regularmente. Tenha assiduidade em todo os seus compromissos. Confiança em si mesmo.
	6.
	No ano de 1995, o professor e psicólogo Daniel Goleman publicou o livro intitulado Inteligência Emocional. Entretanto, ele não foi o pioneiro a pesquisar sobre essa temática. Em 1990, na primeira vez que utilizaram o termo "Inteligência Emocional", Peter Salovey e John Mayer partiam dos estudos do psicólogo Howard Gardner acerca das "Inteligências Múltiplas", com o intuito de questionar a supremacia da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência. Sobre a supremacia da inteligência cognitiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O psicólogo israelita Reuvem Baron, em 1985, foi o pesquisador que criou a denominação "quociente emocional", questionando a supremacia da inteligência cognitiva.
	 b)
	Até os estudos de Daniel Goleman, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 c)
	Até os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 d)
	Até 1985, com os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
	7.
	A Inteligência Emocional não é uma habilidade exclusivamente mental/intelectual, mas refere-se ao autocontrole e à gestão das próprias emoções, buscando adaptar-se às circunstâncias do dia a dia. No mercado de trabalho, ser emocionalmente inteligente está se tornando requisito imprescindível para todo profissional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que expressa as vantagens de um profissional emocionalmente inteligente:
	 a)
	Os profissionais emocionalmente inteligentes conseguem compreender como se efetuam os mecanismos de manejo relacionados ao controle, estabilização e utilização das emoções.
	 b)
	Os profissionais com inteligência emocional elevada são mais proativos e tem maiores chances de ganhar gratificações, entretanto são mais propícios à manipulação.
	 c)
	Os profissionais emocionalmente inteligentes conseguem discernir e calcular com maior precisão as tarefas e metas de uma empresa; são autossuficientes.
	 d)
	Os profissionais com inteligência emocional elevada são capazes de gerir a própria empresa, sem a colaboração de outros profissionais.
	8.
	Não somente de ideias vive uma pessoa. As emoções são parte significativa do que é ser humano. E muito do sucesso obtido nos mais diversos âmbitos (pessoal, profissional, estudantil, entre outros)se deve à conseguir lidar com essas emoções. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Com treinamento mental constante, é possível dominar completamente as emoções, a partir do momento que surgem até seu desfecho.
(    ) Quando somos repentinamente afetados por uma emoção, não conseguimos antever o que pode acontecer, reduzindo assim nosso poderio sobre ela.
(    ) O autoconhecimento, a percepção e o entendimento das próprias emoções, ânimos e ponderações são qualidades que definem as pessoas que possuem a intrínseca inteligência emocional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	Pessoas que tem suas habilidades sociais bem desenvolvidas, geralmente também possuem empatia, portanto se importam com os outros e possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções deles. Diante disso, assinale a alternativa  CORRETA que expressa as consequências de uma pessoa que tem um repertório muito rico de habilidades sociais:
	 a)
	Pessoas com excesso de repertório de habilidades sociais podem facilmente afastar-se das pessoas com quem estabelece conflitos.
	 b)
	Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais não se importam com os problemas alheios, nem se aplica sobremaneira em tentar resolvê-los - por isso, menos estressada e menos sobrecarregada.
	 c)
	Pessoas com mais habilidades sociais dificilmente se satisfarão em simplesmente afastar-se de quem discorda delas, entretanto, causam maiores problemas ao impor suas ideias sobre os outros.
	 d)
	Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais tendem a se preocupar excessivamente com o bem-estar alheio, contribuindo para a elevação do estresse e para a sobrecarga.
	10.
	O sistema límbico é uma unidade corporal que tem relação com as emoções. Esse sistema é composto por diversas partes. Sobre as partes que fazem parte do sistema límbico, analise as opções a seguir:
I- Amígdala.
II- Coração.
III- Corpo mamilar.
IV- Núcleo septal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais