Buscar

PROVA CONSTRUÇÃO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cite 3 condições de ensaio que influenciam no valor da resistência à compressão do concreto e as formas de preparação das bases dos corpos de prova cilíndricos para o ensaio de compressão.
RESPOSTA:
As condições de ensaio são:
*Avaliação da resistência à compressão uniaxial.
Os ensaios de resistência à compressão uniaxial no sentido axial são executados por meio de um sistema de carregamento, o qual procura introduzir carga ao material, de modo centralizada, distribuída sobre a superfície do corpo de prova, e é aplicada de modo crescente à uma taxa de crescimento constante.
*Ensaios para a avaliação da resistência à tração.
Para se identificar valores da resistência à tração do concreto pode se recorrer à três dos seus modos: ensaio direto de tração; ensaio de compressão diametral, e o ensaio de flexão.
-Ensaios de tração diretos.
Os ensaios resistência à tração de modo direto são executados por meio a solicitação de materiais ao ensaio de tração. Normalmente os materiais assumem a forma cúbica ou prismática, e são fixados à máquina por meio de colagem com resinas especiais. Os ensaios de tração direta são pouco utilizados no meio técnico em face de suas complexidades de execução e da simplicidade de outros métodos para a aplicação corrente.
Os ensaios de determinação do valor da resistência à tração por meio indireto podem ser realizados por meio do ensaio de resistência à compressão diametral e por meio de ensaio em flexão em vigas.
-Ensaio de tração por compressão diametral.
O ensaio de resistência à compressão diametral é executado a partir da aplicação de um carregamento segundo a geratriz do corpo de prova, como resultado obtém-se facilmente o corpo de prova dividido em duas partes.
-Ensaio de tração por flexão em vigas.
Para a execução do ensaio um aparato é realizado onde o carregamento é aplicado em duas seções simétrica, situadas em terços do material.
*Avaliação do módulo de elasticidade.
O módulo de elasticidade exprime a relação entre a tensão e a deformação do concreto. Sabe-se que o concreto está sujeito a variação da sua capacidade de deformação com o nível de carregamento, distinguindo-se o módulo tangente inicial, o módulo tangente o módulo secante. Para a determinação do módulo de elasticidade se requer o conhecimento do valor da tensão de ruptura do material, e a determinação de dois pontos do corpo de prova para a fixação dos acessórios a avaliação da deformação deste. Normalmente estes são fixados em posições que com distância com relação às extremidades que representam terços do material.
O que se entende por segregação de uma mistura de concreto. Cite 5 fatores que influenciam a ocorrência da segregação do concreto.
RESPOSTA:
É a perda da uniformidade da distribuição dos componentes do concreto fresco, é uma tendência natural do concreto, principalmente nas etapas de transporte, lançamento e adensamento. Ocorre quando principalmente devido a diferença de massa especifica e dos tamanhos de seus constituintes.
Os fatores são:
*Quantidade excessiva de água.
*Concretos muitos secos ou úmidos, facilitam a segregação.
*Aditivos e adiçoes.
*Adição de pozolanas, particularmente em misturas pobres reduz a segregação.
*Incorporação de ar tem efeito análogo: as bolhas de ar funcionam como material fino.
Defina “cura” do concreto, qual a sua relação com a resistência final. Cite ainda dois tipos de cura.
RESPOSTA:
A cura do concreto, é o conjunto de medidas que devem ser tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada no concreto aplicado. Esta água é essencial para a hidratação do cimento. 
O processo de cura do concreto é fundamental para evitar o aparecimento de fissuras, geralmente devido a retração plástica do concreto, à medida que o mesmo perde água para o ambiente pelo processo de evaporação. Fissuras além de diminuir a resistência final da peça, possibilita a entrada de agentes patológicos, como umidade, fungos e plantas. 
Os tipo de cura são:
*Manta úmida.
*Molhagem constante.
Explique a forma de moldagem de corpos de prova cilíndricos 10 x 20 cm e 15 x 30 cm utilizados no ensaio de resistência à compressão do concreto.
RESPOSTA:
Os moldes devem ser de aço ou material não absorvente e que não reaja com o cimento Portland, suficientemente resistentes para manter sua forma durante a operação de moldagem. Deve ser aberto na face superior, o fundo e a lateral devem ser estanques quando fechados e de fácil desmoldagem, para não danificar o corpo de prova. A base do molde deve ser plana, com uma tolerância de 0,05 mm. Os moldes devem ser posicionados em uma base plana e seca, em local definido para permanecer durante as próximas 24 horas, longe de circulação e protegido do sol, respingo d’água e vibrações ou contatos. Para a moldagem dos corpos de prova, se faz uma prévia mistura do concreto já amostrado para garantir a sua uniformidade. Posteriormente, o concreto é introduzido dentro do molde, tendo a quantidade de camadas e golpes para adensamento definidos de acordo com a NBR 5738:2015.
A quantidade de camadas e golpes de adensamento são definidos de acordo com as dimensões dos corpos de prova e o tipo de adensamento (manual ou mecânico). No caso de corpos de prova de 10 cm de diâmetro por 20 cm de altura e adensamento manual, são necessárias duas camadas, sendo cada uma delas adensadas a partir da aplicação de 12 golpes com haste metálica. Os golpes devem ser distribuídos uniformemente na seção transversal do corpo de prova, na primeira camada deve-se tomar o cuidado de não golpear a base do molde. Já nas demais camadas o adensamento deve ocorrer em toda sua espessura e a haste deve penetrar aproximadamente 2 cm da camada anterior.
Deve-se bater levemente na face externa do molde para que os vazios ocasionados pelo adensamento sejam fechados. A última camada deve ser moldada com uma quantidade de concreto de forma que exceda o volume do molde, para que seja possível realizar o rasamento com uma colher de pedreiro ou régua metálica, sem adicionar material após o adensamento. Após a moldagem, os corpos de prova devem ser cobertos por material impermeável não reativo e não absorvente com a finalidade de evitar a perda de água do concreto (membrana plástica).
Descreva os procedimentos para se executar o ensaio de consistência pelo abatimento do tronco de cone.
RESPOSTA:
*  Passar a colher de pedreiro sobre a superfície do concreto fresco.
* Introduzir a colher de pedreiro no concreto e retirar uma parte do mesmo, levantando-o. Com o material na posição correta, verificar se há desprendimento do agregado graúdo da massa, o que indica falta de argamassa. Soltar então o concreto que está sobre a colher e verificar se o mesma cai de modo compacto e homogêneo, o que indica o teor de argamassa adequado.
* Observar, no tronco de cone, se a superfície lateral está compacta, sem apresentar vazios, indicando bom teor de argamassa. 
* Após o ensaio de abatimento, com o concreto no formato de tronco de cone, bater na lateral inferior do mesmo com o a haste de socamento, objetivando sua queda. Se ocorrer de modo homogêneo, sem desprendimento de porções, indica que o concreto está com o teor de argamassa considerado bom.
O que se entende por exsudação do concreto. Cite 2 procedimentos para evitar a exsudação.
RESPOSTA:
É o fenômeno migratório da água para supérficie na composição do material, levando consigo uma nata de cimento. Isto provoca no concreto uma fraca ligação entre seus materiais, deixando-o suscetível a uma segregação que tenderá a fazer com que seus agregados fiquem soltos ou faceis de remoção. A exudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos.
Os procedimentos são:
*O aumento da relação cimento/agragado reduz a velocidade da exsudação, mas aumenta a água exsudada.
*Aditivos retardados ampliam a duração e intensidade de exsudação. O contrario ocorre com aditivos aceleradores.

Continue navegando