A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
59 pág.
SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 50 QUESTÕES

Pré-visualização | Página 1 de 22

Questão 1/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Analise o seguinte excerto de texto: 
“A bossa nova foi um movimento musical que surgiu no Rio em 1958 [...]. [O] momento era de mudança [...]. No governo JK [Juscelino Kubitschek], o país viveu a euforia desenvolvimentista, de crescimento espetacular (10% ao ano), de consumo desenfreado, e novos produtos das multinacionais invadiram nosso mercado. O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ, A. e CUNHA, D. A república cantada: Do choro ao funk a história do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. e-book. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o governo de Juscelino Kubitschek, marque a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O apelido de “presidente bossa nova” dado a JK refere-se aos incentivos culturais que o Plano de Metas garantiu, ajudando a explodir a bossa nova no Brasil. 
	
	B
	A frase “O automóvel era o símbolo de um ‘governo bossa nova’” refere-se à inflação que consumia a classe média, impedindo-a de alcançar o sonho de ter um carro.
	
	C
	A euforia com sucesso inicial do Plano de Metas coincidiu com o estouro da bossa nova, fazendo com que JK recebesse o apelido de “presidente bossa nova”.
A alternativa correta é a letra c), pois,  de modo geral, a candidatura de Juscelino Kubitschek “foi fortalecida pela herança varguista, que conseguia alinhar um perfil moderno sem perder o apoio das classes populares. Ele era, afinal, o ‘presidente bossa nova’, como ficou conhecido em referência ao estilo musical carioca que se tornou uma coqueluche nos anos 1960” (livro-base, p. 77). “O historiador descreve os resultados do programa como ‘impressionantes’, especialmente no campo da indústria, cujo valor de produção subiu 80% entre 1955 e 1961. As altas porcentagens seguiram no campo das comunicações, do material de transporte e da energia” (livro-base, p. 93). Foi por meio do BNDE que a infraestrutura de rodovias se tornou possível. De olho nas empresas automotivas que vieram para o país, o governo precisava garantir que haveria estradas boas o suficiente para que o mercado brasileiro se tornasse atraente” (livro-base p. 97). “As ações no campo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek fizeram o país entrar em uma série de pequenas crises monetárias e políticas. A inflação, apesar de ter sido controlada nos primeiros anos do quinquênio, acabou aumentando conforme os gastos cresciam” (livro-base, p. 98).
	
	D
	O governo de JK garantiu crescimento econômico e controle da inflação, impedindo que as classes trabalhadoras fossem oneradas e por isso recebeu o apelido de “presidente bossa nova”.
	
	E
	JK recebeu o apelido de “presidente bossa nova” devido à sua simpatia e ao seu carisma, mesmo tendo a inflação impedido o sucesso de sua política desenvolvimentista.
Questão 2/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto: 
“As principais entidades empresariais, representadas nas declarações e nas ações de suas lideranças mais expressivas, mantiveram o apoio à agenda governamental. O êxito do Plano Real garantiu a unidade do conjunto da classe em torno da estabilidade econômica, a despeito do sacrifício imposto a alguns setores, desencorajando manifestações de dissidência e isolando os mais descontentes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DINIZ. L. Empresariado e projeto neoliberal na América Latina: Uma avaliação dos anos 80. In: SZWAKO, J.; MOURA, R.; FILHO, D. P. (Org.). Estado e Sociedade no Brasil. p. 181-202, 1. ed. Rio de Janeiro: IdeiaD, 2016. p. 192. 
Considerando as informações acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o Plano Real, analise as seguintes afirmativas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O Plano Real era a décima terceira tentativa de equilibrar a economia desde 1979, mas também falhou no seu objetivo de conter a inflação.
II. (  ) O Plano Real, diferentemente dos planos anteriores, teve sucesso em conter a inflação, pois rompeu com a lógica neoliberal iniciada por Collor.
III. (  ) O sucesso inicial do Plano Real garantiu a Fernando Henrique, seu idealizador, uma vitória tranquila no primeiro turno das eleições de 1994. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	F – F – V
Você acertou!
As afirmativas I e II são falsas, e a afirmativa III é verdadeira. “Sob o comando do Ministério da Fazenda, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso apresentou o Plano Real como uma estratégia para reverter o drástico quadro econômico nacional. O projeto, resultado do esforço de diversos economistas, consistia na troca do novo cruzado pela unidade real de valor, cujos preços estariam vinculados a uma única moeda, o Real. Além de combater a inflação inercial, o plano evitava medidas como o congelamento de preços, poupanças e salários, recorridas por propostas de ajustes financeiros em anos anteriores (Bresser-Pereira, [...]). O Plano Real seria a décima terceira tentativa de estabilizar a economia desde a crise do petróleo, por volta de 1979.
[...] Parte da estratégia do time de FHC incluía o controle desses gastos, com tributos como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) e o Fundo Social de Emergência (FSE). A iniciativa deu início a uma ampla reforma tributária e previdenciária no país. Durante o período de implantação, o governo de Itamar Franco aumentou impostos e promoveu cortes orçamentários de diversas naturezas, afetando setores como a saúde e a educação. Em certa medida, essas políticas seriam determinantes para a entrada definitiva do Brasil no neoliberalismo até o fim da década de 1990. Uma meta de crescimento modesta para os primeiros anos garantir ia ao plano algum sucesso, ainda que as medidas resultassem em perdas salariais. De 2.708,5%, a inflação caiu para 23,3% em dois anos” (livro-base, p. 193,194). “O programa ainda previa ações de privatização de empresas públicas. A ideia era usar os recursos para equilibrar as contas do Estado e aprimorar os serviços prestados à população [...]. Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso se tornou um candidato natural ao cargo de presidente da República para as eleições de 1994. Em sua campanha, ele enfatizou as qualidades de seu ajuste econômico e se mostrou uma saída possível para os conservadores e neoliberais, que ainda temiam a chegada de Lula ao poder. Essa divisão, em um cenário pós-Guerra Fria, marcou o PSDB como urna legenda de direita e o PT como de esquerda [...]. Quando a corrida eleitoral de 1994 começou, o Plano Real não apresentava evidências de que daria errado. O resultado nas urnas apontou a vitória da nova direita já no primeiro turno, com Fernando Henrique alcançando 55% dos votos válidos” (livro-base, p 195,196).
	
	E
	V – V – V
Questão 3/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Examine o seguinte fragmento de uma notícia: 
“Foi julgado [...] o caso do cancelamento do registro do PCB [Partido Comunista Brasileiro] [...]. O julgamento despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará [...]. O Judiciário iria dispor [...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB [...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz ardoroso intérprete”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 1947. <https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19470508&printsec=frontpage&hl=pt-BR>. Acesso em 2 jan. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.