Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
59 pág.
SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 50 QUESTÕES

Pré-visualização | Página 7 de 22

iria dispor [...] se o partido [...] chocava-se com normas [...] do regime democrático [...]. [O] PCB [...] não poderá funcionar nem difundir a [...] doutrina cosmopolita, de que se faz ardoroso intérprete”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: As Comunismo e democracia, Jornal do Brasil, 8 de maio de 1947. <https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19470508&printsec=frontpage&hl=pt-BR>. Acesso em 2 jan. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a democratização do Brasil após o Estado Novo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O fragmento da notícia acima mostra os limites da redemocratização do período após 1945, os quais forma impostos, também, pela nova configuração geopolítica mundial caracterizada pela Guerra Fria.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a), pois, para “o historiador Carlos Fico [...], a realização da Constituinte de 1946 não poderia perder de vista os limites da expressão redemocratização. [...] O Partido Comunista Brasileiro (PCB), com o fim do Estado Novo, chegou a sair da ilegalidade e a conquistar diversas cadeiras na eleição de 1945 [...]. A conjuntura internacional, porém, não favorecia o lado dos comunistas no Brasil. Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo estava dividido novamente [...]. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética buscavam abraçar o mundo com suas opções políticas [...]. A chamada Doutrina Truman [...] propagava o temor pelo crescimento da influência socialista nos países derrotados durante a guerra. A acirrada disputa por uma Alemanha dividida só agravou o conflito, que passou a polarizar o mundo até o fim da década de 1980 (Magnoli, [...]). No Brasil, a preocupação das elites era a de que os comunistas crescessem a ponto de determinar mudanças bruscas na guinada liberal que o país tomara com o alinhamento com os Estados Unidos. Após denúncias de parlamentares, Dutra decidiu encerrar as atividades do PCB, com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF). Para impedir que a ‘ameaça vermelha’ voltasse definitivamente ao país, o presidente também rompeu relações diplomáticas com a URSS” (livro-base, p. 62-64).
	
	B
	A cassação do registro do PCB aconteceu pelo apoio que o partido havia dado a Getúlio Vargas no movimento Queremista, ligando-o ao Estado Novo.
	
	C
	O PCB foi posto na ilegalidade, o que não representou grande alteração no cenário político, devido ao seu tamanho ínfimo e nenhum representante parlamentar.
	
	D
	O trecho “despertou [...] interesse [...] nos países continentais, que estavam em busca de uma orientação, que se uniformizará” mostra o alinhamento da América do Sul com a União Soviética no cenário de Guerra Fria.
	
	E
	O trecho “não poderá [...] difundir a [...] doutrina cosmopolita” refere-se ao comunismo, que se caracteriza pelo nacionalismo e, por isso, é também chamado de cosmopolita.
Questão 5/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Observe a seguinte capa do jornal Última Hora:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARQUIVO ESTADO. Os canhões da legalidade livraram a nação do caos, 5 de set. de 1961. <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/uh_digital/index/76>. Acesso em 4 de jan. 2018. 
Considerando as informações contidas na capa do jornal Última Hora acima e conforme os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre a sucessão presidencial de 1961 após a renúncia de Jânio Quadros, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pela manchete do Última Hora de 1961, percebe-se mais uma articulação contra a posse de um presidente, isso porque João Goulart era visto como sucessor natural de Jânio Quadros, que havia acabado de renunciar.
	
	B
	A solução para mediar a crise sucessória está indicada no jornal Última Hora na frase “PTB: Auro Para 1º Ministro”, mostrando que o congresso decidiu pela realização de novas eleições presidenciais, em que o candidato do PTB seria o deputado Auro.
	
	C
	Mais uma vez militares e oposicionistas temerosos de uma guinada da esquerda tentaram impedir a posse de um presidente em 1961. A tentativa de golpe fracassou novamente e João Goulart assumiu a cadeira de presidente sem restrições. 
	
	D
	A crise desencadeada pela tentativa de impedimento da posse do vice-presidente João Goulart não teve mediação possível e se estendeu até 1964, quando os militares deram o golpe definitivo, pondo fim ao período democrático iniciado em 1945.
	
	E
	A capa do jornal Última Hora indica mais uma tentativa de golpe no Brasil, dessa vez, para impedir a posse de João Goulart, conforme previa a constituição, pois esse era visto como identificado com as ideias varguistas e de esquerda.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). “Os temores de uma guinada comunista no Brasil eram grandes quando Jânio Quadros apresentou sua carta de renúncia, em agosto de 1961. Na ocasião, o Vice-Presidente João Goulart, sucessor imediato ao cargo de chefe de Estado, estava na China comunista, o que aumentava a insegurança dos udenistas e dos militares. Os conservadores não admitiriam que Jango assumisse o cargo, apesar de a Constituição de 1946 estabelecer, sem questionamentos, que, na ausência do presidente da República, o vice deveria assumir. Insatisfeitos com a resolução da Carta Magna, eles começaram a articular um novo golpe. [...] O historiador Thomas Skidmore, no entanto, cita que o Congresso estava disposto a fazer um acordo. A comissão responsável pela conciliação sugeria a criação de um sistema parlamentarista para acalmar os ânimos do Exército. Quando retornou ao Brasil, no Início de setembro, Goulart assumiu a presidência com limitações em seus poderes. No sistema político parlamentarista, os ministros do governo eram indicados pelo presidente, mas respondiam ao Congresso, representado por um primeiro-ministro nomeado pelos deputados” (livro-base, p. 103 e 104).
Questão 6/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Aparentemente, a LOPP [Lei Orgânica dos Partidos Políticos] de 1979 significava um avanço na democratização do sistema político-eleitoral brasileiro, ao liberar a formação dos partidos políticos. Porém, ela expressou a tentativa calculada do governo de fragmentar e enfraquecer a frente de oposição unificada no MDB [...]. Da oposição [...], Leonel Brizola [...] deu origem ao [...] [Partido Democrático Trabalhista] (PDT) [...]. Em 1980, surgiu ainda o [...] [Partido dos Trabalhadores] (PT)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAPTISTA, L. Entre a ilegalidade e a luta institucional: A atuação do PCB no Espírito Santo no contexto de abertura política (1978-1985). Dissertação de Mestrado em História. Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. p. 167. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre o processo de abertura da ditadura civil e militar, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apesar da tentativa de manter o controle sobre a abertura política, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) não conseguiu criar um novo partido para seus aliados devido ao desgaste do regime.
	
	B
	A Lei Orgânica dos Partidos de 1979 foi mais um passo na lenta e controlada abertura política, em que os apoiadores do regime estiveram abrigados no novo Partido Democrático Social (PDS).
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b), pois, em “novembro de 1979, foi aprovada uma nova legislação partidária pelo governo. Os dois partidos vigentes — Arena [Aliança Renovadora nacional] e MDB [Movimento Democrático Brasileiro] — precisavam se reinventar para as próximas eleições. Segundo Villa [...], as primeiras legendas que surgiram no período reuniram quadros dos dois lados. Foi o que aconteceu com o Partido Progressista (PP) e o Partido Democrático Social (PDS). Grande parte da
Página1...34567891011...22