Buscar

avaliando administrativo

Prévia do material em texto

5
	4
	3
	2
	1
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A respeito da administração pública, marque a opção correta:
	
	
	
	As sociedades de economia mista são pessoas jurídicas de direito privado e executam atividade típica de Estado.
	 Errado
	Uma autarquia é uma pessoa jurídica de direito público criada por meio de autorização legislativa.
	 Certo
	A criação de ministérios pela União constitui exemplo de desconcentração administrativa.
	
	A Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro compõe a estrutura da administração indireta.
	
	A criação de ministérios pela União constitui exemplo de descentralização administrativa.
	Respondido em 05/06/2020 19:52:09
	
Compare com a sua resposta: a) Sim, pois diante do risco de saúde pública no caso em tela e da urgência em evitar danos à população, o fiscal poderá destruir os produtos impróprios com base no poder de polícia da administração pública e no atributo da autoexecutoriedade do poder de policia. b) Não, haja vista que a conduta arbitraria do fiscal caracteriza-se abuso de poder e extrapola os limites da razoabilidade e proporcionalidade que devem informar a administração pública e seus agentes ao praticar atos que constituam poder de policia.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	É certo que as autarquias:
	
	
	 Certo
	são pessoas jurídicas de Direito Público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio;
	
	são pessoas jurídicas de Direito Privado, sujeitas ao controle finalístico de sua administração, pelo órgão instituidor;
	
	têm por finalidade a exploração de atividade econômica por força de contingêncla ou de conveniência administrativa, com subordinação hierárquica ao órgão da administração indireta que a criou;
	
	são constituídas sob a forma de sociedade anônima e sob o controle majoritário União ou de outra entidade da administração direta ou indireta Federal.
	
	integram a administração direta da União, não estando sujeitas ao controle hierárquico do órgáo que as criou;
	Respondido em 05/06/2020 19:50:54
	
Compare com a sua resposta: O prefeito agiu com abuso de poder na modalidade desvio de finalidade. Segundo este princípio, houve uma violação ideológica da lei, visto que não haveria problema ocorrer a exoneração por insatisfação do prefeito, nesse caso a finalidade do ato seria o interesse publico. Ocorre que o ato de exoneração teve como fim, de fato, um motivo pessoa, o que é vedado pela lei.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Adaptação OAB/FGV) Pelo sistema constitucional brasileiro, a categoria das agências reguladoras apresentam competência de natureza:
	
	
	
	administrativa e jurisdicional.
	 Certo
	exclusivamente administrativa.
	
	legislativa, administrativa e jurisdicional.
	
	legislativa e administrativa.
	
	exclusivamente legislativa.
	Respondido em 05/06/2020 19:50:05
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida Trata-se de violação ao devido processo legal, contraditório e ampla defesa ( art. 5º, LIV e LV ), bem como pela violação das regras principiológicas dos processos administrativos contidas no artigo 3º da Lei 9784/99, sendo passível de desconstituição em sede de Mandado de Segurança, baseado no artigo 5º , LXIX da CF/88, e regulamentado pela Lei 12016/2009 que revogou as Lei 1533/51 e 4348/64, caso não tenha configurado a prescrição do remédio constitucional. sustentando no mérito a violação do Devido Processo Legal, Contraditório e Ampla Defesa, culminando com a configuração do abuso de poder na forma do artigo 2º, parágrafo único ¿ e¿ da Lei 4717/65, afetando inclusive violação aos princípios dos artigo 37, caput, da CF/88, além da violação do Princípio da Segurança Jurídica e da Proteção da Confiança e Confiança Legítima. E finalmente, caso não seja cabível o presente writ, é cediço que é possível a propositura de uma ação de conhecimento de rito ordinário na forma do artigo 274 do CPC, baseado no Direito de Ação - art. 5º, XXXV da Lei Maior.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
	
	
	
	c) As autarquias em regime especial possuem essa denominação por exigir Lei Complementar para sua criação, adquirem personalidade jurídica com a vigência da Lei Complementar e possuem regime jurídico público.
	
	b) As sociedades de economia mista possuem natureza jurídica de direito privada, são criadas por lei ou autorização legislativa, e adquirem personalidade jurídica com o depósito dos atos constitutivos.
	
	d) As empresas públicas possuem natureza jurídica de direito privado, são criadas por autorização legislativa, sua modalidade empresarial é de sociedade anônima e sua competência de julgamento é na Justiça Federal ou na Justiça Estadual.
	
	a) As agências reguladoras são criadas por lei, são consideradas autarquias de serviço e admitem, segundo o STF, recurso hierárquico próprio e impróprio.
	 Certo
	e) As subsidiárias são criadas por autorização legislativa geral, possuem regime jurídico privado, regime de pessoal celetista e também são obrigadas a licitar e prestar concurso.
	Respondido em 05/06/2020 19:49:03
	
Compare com a sua resposta: Está certo. Apesar de ser necessária lei para criar e extinguir entidades da Administração Indireta, a criação e extinção ocorrem em razão do poder discricionário da Administração Pública. Ou seja, a proposta de projeto de lei deve partir sempre do Poder Executivo, nunca do Poder Legislativo. Assim, no caso em tela é inconstitucional todo o procedimento ocorrido na Assembleia Legislativa.
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
	
	
	 Errado
	I e II;
	
	II e III;
	
	III e IV
	 Certo
	I e V;
	
	IV e V

Continue navegando