Buscar

Abordagem Comportamentalista teoria de ensino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Abordagem Comportamentalista
A Abordagem Comportamentalista do Ensino é caracterizada pela ênfase dada ao objeto. O aluno, ao ser encarado como um simples produto do meio, passa a ser passível de manipulação. Esta se dá por meio da educação , executada pelo professor. Sendo assim, o professor utiliza-se de toda uma "engenharia comportamental e social" para moldar o comportamento do aluno através da moldagem do meio.
Com um modelo de ensino dirigido e programado, a abordagem comportamentalista apenas leva em consideração eventos observáveis, ou seja, quanto mais padronizada a escola, por meio de apostilas, laboratórios, e aplicações de testes, melhor será a aprendizagem.
O Aluno é visto com resultado das contigências de seu meio, por tanto, toda sua tragetória em busca do conhecimento sera controlada pelo professor , até que o indivíduo , após ter tido sucesso na aprendizagem, torne-se controlador de sua própria vida.
Tal aprendizagem é mensurada através de testes que se repetem até que o aluno atinga o nivel que lhe é esperado.
O caminho para que o aluno passe a atuar como controlador e mediador de sua vida, dá-se através da comprovação de que ele aprendeu, isso quer dizer que o que acontece em sua mente durante esse processo nao importa nessa essa abordagem, o que importa é o resultado que apresenta.
A educação está diretamente ligada com a transmissão cultural e, segundo Skinner, é quase improvável ao estudante descobrir por si mesmo quaisquer parte substancial da sabedoria de sua cultura. A partir desse pensamento, o papel de educar e “preencher” o estudante, estende-se à familia e aos grupos sociais da criança. 
Esta educação se dá por meio do controle do professor sobre o estudante e tem como finalidade, promover mudanças nos indivíduos, para que o aluno repita os mesmos comportamentos aprendidos, mesmo quando estiver sozinho, no seu papel de controlador. 
A relação professor - aluno nesta abordagem pode ser vista como unilateral, já que cabe ao professor aplicar estratégias de ensino para fortalecer a relação com seus alunos e assim conhecer melhor suas competencias atraves de uma aproximação suscessiva.
Esta abordagem psicológica de ensino, também é diretiva e impirista, porém difere-se da abordagem tradicional por ser baseada em uma teoria e medir seus resultados por meio da experimentação. 
Esta abordagem enfatiza a primazia do objeto, ou seja, leva-se em consideração que todo o conhecimento já é existente e cabe ao aluno, através das contingencias de seu meio, busca-lo .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais