Buscar

Contabilidade Comercial: Indústria, Comércio e Serviços; Demonstração do Resultado do Exercício; Ética Profissional

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Contabilidade Comercial (CON72)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As empresas podem ser separadas em três segmentos distintos: indústria, comércio e/ou prestadoras de serviços. As indústrias em geral são responsáveis pela operação que modifica a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo. Sobre esses aspectos, segundo o Regulamento do IPI aprovado pelo Decreto 7.212/2010, analise as sentenças a seguir:
I- Transformação: a que, exercida sobre matéria-prima ou produto intermediário, importe na obtenção de espécie nova.
II- Beneficiamento: a que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. No beneficiamento sempre ocorre a fabricação de um novo produto, pois há inovação e tecnologia agregada.
III- Montagem: a que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal.
IV- Acondicionamento ou reacondicionamento: a que importe em alterar a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2010/Decreto/D7212.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	A Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que rege as Sociedades por Ações e, por conseguinte, as demais sociedades. As Sociedades Limitadas, alterada pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, estabelece em seu art. 187 a ordem em que a Demonstração de Resultado do Exercício deve ser apresentada, para fins de publicação, além de outras providências. Para que a Demonstração do Resultado do Exercício forneça aos seus usuários dados básicos sobre o resultado econômico da empresa, lucro ou prejuízo, o art. 187 da Lei das Sociedades por Ações dispõe sobre a sua correta apresentação. Com relação ao artigo 187 da referida lei, sobre o quê a Demonstração do Resultado do Exercício deverá discriminar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
(    ) A receita operacional líquida das vendas e serviços, o custo operacional das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
(    ) O resultado operacional, as outras receitas e outras despesas financeiras e de investimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 11.638 de 28 de dezembro de nº 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	As empresas prestadoras de serviços contábeis atingiram o nível da Receita Federal do Brasil, ao ter em suas mãos toda a escrituração contábil de uma empresa, com o uso de uma declaração acessória conhecida por ECD, não permitindo mais a ninguém gerar dois Diários, a fim de que se comprove uma informação contábil para um usuário e outra informação contábil para outro usuário. A Escrituração Contábil Digital facilmente incriminará o ato. Assim, o profissional da contabilidade precisa ser ético, cultivar a integridade profissional e colocar em prática o código de ética profissional do contador cada vez mais. Quanto ao desempenho de suas funções, sobre o que é vedado ao contabilista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
(    ) Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe. 
(    ) Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita. 
(    ) Não assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem. Deve assinar e promover a agilidade nas informações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	O contador deve respeitar e seguir todas as normas exigidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Caso contrário, poderá sofrer punições financeiras ou até mesmo perder seu registro como contador. O Código Civil, aprovado pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, comenta nos artigos 1177 e 1178, Seção III, em que trata da responsabilidade civil dos contadores, que caso o contabilista venha a provocar qualquer dano à empresa ou à sociedade, este será responsável solidariamente junto ao empresário pelos seus atos. Com relação aos serviços e ao exercício das funções do contador, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	No exercício de suas funções, os prepostos não são responsáveis perante os preponentes, pelos atos culposos; e perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.
	 b)
	No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis perante os preponentes, pelos atos culposos; e perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.
	 c)
	No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis perante os preponentes, pelos atos culposos; e perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos fatos culposos.
	 d)
	No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis perante os preponentes, pelos atos dolosos; e perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.
	5.
	É natural que as profissões legalmente regulamentadas possuam um código de ética profissional para orientar as atitudes de seus profissionais. Para o profissional de contabilidade, o desempenho de suas funções é regulamentado através do CEPC - Código de Ética do Profissional Contábil. O CEPC dita as normativas que devem ser seguidas pelo profissional contábil. Considerando as vedações que o CEPC impõe ao contabilista, analise as sentenças a seguir:
I- Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe.
II- Comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.
III- Concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.
IV- Reter abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados a sua guarda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentençasI, II e III estão corretas.
	6.
	As empresas podem ser separadas em três segmentos distintos: indústria, comércio e/ou prestadoras de serviços. As indústrias em geral são responsáveis pela operação que modifica a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo. Com relação ao Regulamento do IPI aprovado pelo Decreto 7.212/2010, sobre o que se considera industrialização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Transformação: a que, exercida sobre o serviço, importe na obtenção de espécie nova de serviço a realizar.
(    ) Montagem: a que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou serviço prestado, e obrigatoriamente deverá estar classificada em nova classificação fiscal.
(    ) Renovação ou recondicionamento: a que, exercida sobre produto novo remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o serviço para utilização.
(    ) Beneficiamento: a que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. No beneficiamento não há a fabricação de um produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2010/Decreto/D7212.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	O contador é a pessoa responsável por todas as informações contábeis, ou seja, responde diretamente pela veracidade dessas informações, indiferente se este alegar estar ciente ou não do que ocorreu ou está ocorrendo na sociedade. É preciso ficar atento a todas as exigências legais, uma vez que, a partir do momento em que o contador assume a contabilidade da sociedade, esta então passa a ser de sua responsabilidade. Quais são os deveres do contabilista, de acordo com o Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC, instituído pela Resolução nº 803/1996 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, define em seu Capítulo II, artigo 2º?
FONTE: CFC. Resolução nº 803, de 10 de outubro de 1996. Aprova o Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC. Disponível em: http://www. portaldecontabilidade.com.br/nbc/res803.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.
	 b)
	Inteirar-se de todas as circunstâncias, após emitir opinião sobre qualquer caso.
	 c)
	Zelar pela sua competência exclusiva na orientação básica dos serviços periciais.
	 d)
	Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, apenas no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em normas internas da empresa ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
	8.
	A sociedade tem como início a ideia de uma ou mais pessoas físicas que no decorrer do tempo é colocada em prática por uma nova pessoa, a Jurídica, que pode ser caracterizada pela diversidade de pessoas, pelo patrimônio próprio e com finalidade lucrativa. A partir do momento em que a sociedade é constituída e registrada, assume personalidade jurídica própria, ou seja, personalidade independente dos sócios. Com base na personalidade jurídica própria que a empresa assume, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Empresa de sociedade Ltda, com patrimônio particular, deverá agir em defesa dos interesses coletivos e sociais da comunidade.
(    ) Possuir seu patrimônio.
(    ) Assumir única e exclusivamente riscos no mercado financeiro.
(    ) Assumir em juízo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	O princípio do Confronto com as Despesas está intimamente ligado ao princípio da Realização da Receita, ou seja, as despesas devem ser reconhecidas contabilmente a partir do momento ou do período em que gerarem receitas. Nesse caso, todas as despesas e perdas ocorridas em determinado período deverão ser confrontadas com as receitas reconhecidas nesse mesmo período. Sobre como a Contabilidade procede nesses tipos de registros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ponto em que ocorre a transferência é, usualmente, aquele em que ocorre a menor parte do esforço em obter a receita, pois já foi desenvolvida pelos investimentos realizados.
(    ) O ponto de transferência é o ideal para estabelecer um valor objetivo de mercado para a transação.
(    ) No ponto de transferência, normalmente se conhece todo o custo de produção do produto ou serviço vendido e outras despesas diretamente associáveis, embora os desembolsos com tais despesas possam ocorrer após a venda (por exemplo: devedores duvidosos, comissão sobre a venda, gastos com consertos derivados de concessão de garantia etc).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	O contador é a pessoa responsável por todas as informações contábeis, ou seja, responde diretamente pela veracidade dessas informações, indiferente se este alegar estar ciente ou não do que ocorreu ou está ocorrendo na sociedade. É preciso ficar atento a todas as exigências legais, uma vez que, a partir do momento em que o contador assume a contabilidade da sociedade, esta então passa a ser de sua responsabilidade. O Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC, instituído pela Resolução nº 803/1996 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, define em seu Capítulo II, artigo 2º, os deveres do contabilista, os quais devem ser observados. Com relação ao Código de Ética do Contabilista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Zelar pela sua competência exclusiva na deliberação dos seus cargos e funções administrativas.
(    ) Comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.
(    ) Eximir-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
(    ) Assumir as funções que exerce, logo que se determina falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os seus interesses não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. CFC. Resolução nº 803, de 10 de outubro de 1996. Aprova o Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC. Disponível em: http://www. portaldecontabilidade.com.br/nbc/res803.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando