Buscar

2 prova de metalurgia dos ferros ligas

Prévia do material em texto

1) Por meio das microestruturas abaixo. Identifique qual trata-se um fofo maleável e explique como é o processo de obtenção deste metal. Quais caracteristicas devem esse ferro-fundido dos demais fofos?
R: O ferro fundido maleável é o da microestrutura B’’. Pois a partir do ferro fundido branco, passando posteriormente pelo tratamento térmico de nucleabilização, originou assim, grafita em nódulos. Estes ferro fundidos tem boa usinabilidade, fluidez e é resistente a corrosão. 
2) Qual a fração de austenita e de cementita na ledeburita primaria para uma composição com 5,0% C?qual é a a razao de perlita e cementita na ledeburita secundaria?
5,0% á 1148°C inicio de formação.
% γ=
%Fe3C=
5%C á 728°C fim de formação
% γ=
% γ=
Ledeburita secundaria
5% á 726°C
% α=
% Fe3C=
3) Qual e a importância da adição de C e da taxa de resfriamento ( elevada e baixa taxa) na produção dos ferros-fundidos?
A adição de C nos ferros fundidos, influenciam na temperabilidade dos ferros fundidos, pois quanto maior for o teor de C, mais próximo da direita, aumentando assim a área da formação direta da martensita e quanto menor for o teor de C, mas próximo da esquerda, dificultando a formação de uma estrutura totalmente martensítica.uma taxa elevada de resfriamneto, faz com que o material fique mais duro e quebradiço, que é o que ocorre no tratamento térmico de têmpera. Já uma taxa baixa de resfriamento, proporciona um material mais macio,fazendo assim, que ele tenha um maior limite de escoamento, favorecendo a formação da grafita.
4) Por meio do auxilio dos diagramas de dilatação e da segunda derivada, durante aquecimento de um aço hipo-euttoide, determne as temperaturas de inicio, 50% e final de transformação de fase.
T ínicio=750°C			T final = 900°C		T de 50%=800°C
Pois a transformação de fase faz com que o material se dilate e analisando o gráfico pode-se obervar que a medida que se aumenta a temperatura mais o material se dilata.
5) Explique como e o procedimento para a construção de uma curva CCT a partir de ensaios dilatométricos ou de analises metalograficas?
R: Através dos ensaios dilatométricos, pode-se avaliar a qual temperatura o material transforma de fase, fazendo assim, com as temperaturas de inicio, meio e final de transformação construa-se um diagrama. 
6) Qual e o propósito das curvas de tempo-temperatura-transformação (TTT) e de transformação em resfriamento contínuo(TRC ou CCT).
Curva TTT= É uma curva para tratamento térmico, onde nos permite visualizar as transformações que ocorrem a cada temperatura podendo depender do tempo. As curvas TTT são para resfriamentos isotérmicos.	Curva TRC ou CCT= É uma curva para processamento, onde é possível medir o nível de transformação em função do tempo para temperatura decrescente, estas curvas são para resfriamento continuo.
7) O diagrama TTT mostrado a seguir refere-se a que tipo de aço?Explique por que este material apresenta uma baixa temperabilidade?Qual e a taxa critica para ocorrência de uma microestrutura realmente martensitica? Determine a microestrutura final quando da realização do tratamento térmico mostrado no diagrama. 
R: O diagrama mostrado, refere-se a um aço hipoeutetoide, pois nota-se que acima da temperatura de 727%, existe austenita+ferrita,entre as linhas A2 e A3, conforme o diagrama Fe-C.Este material possui baixa temperabilidade pois ele tem baixo teor de carbono e elementos de liga, fazendo assim, com que a curva fique mais próxima esquerda, diminuindo a área da formação da martensita diretamente.
8) 30% ProEutetoide 
0,3 = (0,77 – C)/(0,77-0,022) achar o valor de C
15% PreEutetoide
0,15 = (0,77-C)/(0,77-0,022) achar o valor de C
100% de Perlita
1= (6,69 – C)/(6,69 – 0,088) achar o valor de C
5% de Cementita
0,05= ( C – 0,77)/(6,67 – 0,77) achar o valor de C
9) Qual é a diferença entre curvas CCT de aços com alta e baixa temperabilidade? O que podemos fazer para aumentar a temperabilidade dos aços ?
0R: As curvas de tranformação de fase dos aços com alta temperabilidade são localizadas à direita, tem um tempo maior para se transformar. O aço de baixa temporabilidade é o contrario. A adição de ligas como o Carbono faz essa curva se deslocar para a direita, aumentando a temperabilidade.
10) Defina se a curva TTT trata se de um aço hipo, hiper, ou eutetóide?
Trata se de um aço hipo eutetóide pois o ponto de equilibrio esta em cima de 727º (ponto eutetico)
11) Num diagrama Fe-C, considere o teor de C 45% descreva: 
 a)Qual a temperatura que a liga deve atingir para obtenção de 100% austenita? No minimo 805ºC
 b) Se aquecida a 950ºC descreva a microestrutura resfriada em equilibrio ate 25ºC? Forma perlita 93,3% e 6,6%FeC
 C) Caso ela seja resfriada lentamente ( ainda nos 950ºC) ? Não forma martensita, e sim ferrita e cementita. 
12) Determine a taxa crítica para ocorrencia de uma microestrutura martensítica? Qual a temperatura inicial para transformação?
800º/200t = 4º/s (PEGAR A TEMPERATURA MAXIMA E DIVIDI LA PELO TEMPO QUE INICIA A T.FASE)

Continue navegando