Buscar

Avaliação II - Individual FLEX

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Povo, Cultura e Religião (HID18)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649530) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23943044
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O mundo possui uma grande diversidade de expressões institucionalizadas da experiência religiosa. Existem várias formas de relação entre as diferentes religiões, desde uma rivalidade que pode ser causa de guerras e demais tipos de ações violentas, até um convívio de influência mútua entre as instituições. Dentre os conceitos utilizados para a compreensão da relação entre as diferentes religiões, pergunta-se: Qual a diferença entre ecumenismo e o diálogo inter-religioso?
	 a)
	Ecumenismo e diálogo inter-religioso são sinônimos, pois são conceitos que desejam explicar as formas semelhantes de relacionamento entre as diferentes igrejas cristãs e o ecumenismo católico.
	 b)
	O ecumenismo é um tipo de relação na qual as religiões verdadeiras, de base Abraâmica, impõem às religiões orientais as formas corretas de fé. O diálogo inter-religioso é a forma de a Igreja Católica impor sua verdade aos países protestantes.
	 c)
	O ecumenismo surge no mundo após a Segunda Guerra Mundial, simbolizado pelo concílio de Trento, conclamado pelo papa João Paulo II.
	 d)
	O ecumenismo é o congraçamento entre as diferentes denominações cristãs. O diálogo inter-religioso ocorre entre as diferentes religiões, como os cristãos, os budistas, os maometanos e os confucionistas.
	2.
	A Hermenêutica é uma das disciplinas do conhecimento de grande relevância para a compreensão das fontes históricas. Também é utilizada no direito, como forma de melhor interpretar as ordenações jurídicas. Sobre o conceito de hermenêutica, analise as sentenças a seguir:
I- Foi desenvolvida por Friedrich Schleiermacher.
II- Surge como uma das possibilidades de compreensão das sagradas escrituras.
III- Foi desenvolvida por Karl Marx.
IV- Surge como possibilidade de compreensão materialista dialética da história humana. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Um dos principais pensadores do ocidente foi Santo Agostinho. Seus escritos formam uma interessante fonte histórica sobre a decadência do mundo romano e o advento da Idade Média. Sobre as influências intelectuais deste pensador cristão, analise as opções a seguir:
I- A Bíblia.
II- O platonismo.
III- O positivismo.
IV- O cientificismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	4.
	Em diversos meios de imprensa, como jornais e sites de notícias, por vezes, são relatadas manifestações políticas de lideranças religiosas que buscam o diálogo ecumênico. O ecumenismo é tido como uma das melhores formas de convívio entre os diferentes credos religiosos existentes no mundo. Trata-se de uma postura não violenta de convívio entre diversas crenças. Com relação ao movimento ecumênico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O movimento ecumênico do século XX é de origem cristão-ortodoxa. 
(    ) O movimento ecumênico é um sinônimo para sincretismo religioso. 
(    ) O movimento ecumênico contemporâneo é de origem protestante.
(    ) O movimento ecumênico ganhou a adesão da Igreja Católica em um processo ao longo do século XX. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	As explicações agostinianas ainda servem de inspiração para a teologia, em sua explicação sobre as questões metafísicas. No entanto, não são mais levadas em consideração quando se trata de compreender a natureza. Sobre os eventos históricos que se relacionam ao declínio do modelo agostiniano de explicação da natureza, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revolução Técnico-científica do século XVI.
(    ) Grandes Navegações.
(    ) Guerra Franco-Prussiana.
(    ) Reforma Protestante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	No livro "A Origem das Espécies", Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, em que os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida. A primeira edição, publicada pela editora de John Murray em Londres no dia 24 de Novembro de 1859 com tiragem de 1250 exemplares, esgotou-se no mesmo dia, criando uma controvérsia que ultrapassou o âmbito acadêmico. A proposta de Darwin que as espécies se originam por processos inteiramente naturais se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história. Com relação ao livro de Charles Darwin, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O livro questiona os pressupostos religiosos da origem da vida.
(    ) O livro é próximo aos ideais budistas de reencarnação.
(    ) O livro apresentou uma forma de explicação do mundo na qual os ideais religiosos são relativizados através de uma explicação racional, na qual os seres evoluem de um ancestral comum.
(    ) O livro apresentou uma forma de explicação do mundo na qual temos a ideia que todos os seres humanos descendem diretamente dos anjos, como expresso no livro dos Vedas, na tradição hindu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	7.
	A imprensa e as lideranças religiosas, por muitas vezes, nas últimas décadas, apontaram o ecumenismo não apenas como uma ação social relevante, mas até mesmo como um valor moral. O que podemos compreender por ecumenismo?
	 a)
	Separação entre a Igreja e o Estado.
	 b)
	Compromissos políticos entre a Igreja e o Estado.
	 c)
	Tentativa de união entre as igrejas cristãs.
	 d)
	Busca por diálogo entre as religiões politeístas e monoteístas.
	8.
	A relação dos Estados Nacionais com as religiões é variada e segue princípios distintos. Temos exemplos de países que alguns cargos só podem ser ocupados por integrantes de determinadas religiões. Outros afirmam-se sem qualquer vinculação religiosa. Sobre a relação entre Estados Nacionais e as expressões de fé religiosa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Na Argentina, a partir de 1994, a Presidência da República deixou de ser um cargo exclusivo aos católicos. 
(    ) No Brasil, apenas cristãos podem se candidatar a Presidência da República. 
(    ) Na Bolívia, o catolicismo é a religião oficial.
(    ) Na Dinamarca, a religião oficial é o luteranismo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A origem do termo "teologia" remete-se à Grécia Antiga. O termo aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. Platão o aplica aos mitos interpretando-os à luz crítica da filosofia, considerando seu valor para a educação política. Nessa passagem do mito ao logos, trata-se de descobrir a verdade oculta nos mitos. Aristóteles, por sua vez, chama de "teólogos" os criadores dos mitos (Hesíodo, Homero, poetas que narraram os feitos dos deuses e heróis, suas origens, suas virtudes e também seus vícios e erros), e de "teologia" o estudo metafísico do ente em seu ser (considerando a metafísica ou "filosofia primeira", a mais elevada de todas as ciências). A incorporação do termo"teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus. O termo pode também referir-se a um estudo de uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã e a teologia islâmica, teologia umbandista e outras. Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes do cristianismo. Em obras como a "Cidade de Deus", "Confissões" e "Sobre a Trindade", Santo Agostinho expôs grande parte de sua concepção de História, que era fortemente ancorada na doutrina da Igreja, mas também influenciada pela filosofia neoplatônica de Plotino. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Sua teologia influenciou o catolicismo.
II- Sua teologia influenciou o protestantismo.
III- Sua teologia influenciou o cientificismo.
IV- Sua teologia influenciou o positivismo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	É a adesão, de forma incondicional, a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. Ela acompanha absoluta ausência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e acredita ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora esses três últimos não necessariamente exprimam o mesmo sentimento, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação desse termo com os outros verbos consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Sobre a denominação desse fenômeno, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dogma.
	 b)
	Fé.
	 c)
	Sincretismo.
	 d)
	Religiosidade.

Continue navegando