Buscar

FMU MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ATV 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aglomerantes são materiais pulverulentos que, misturados com água, formam uma pasta resistente, capaz de aglutinar agregados (por exemplo, areias e britas), dando origem a argamassas e concretos (RIBEIRO, 2002). Em função da sua reatividade química os aglomerantes podem ser classificados em dois grupos: aglomerantes quimicamente inertes e aglomerantes quimicamente ativos. Aglomerantes ativos, por sua vez, podem ser classificados em hidráulicos e aéreos.
As aplicações dos aglomerantes não se restringem à confecção de argamassas e concretos, dependendo do tipo de aglomerante e suas propriedades, eles podem ser utilizados na estabilização química dos solos, impermeabilização de pavimentos, fundações e lajes, fabricação de blocos, divisórias e elementos decorativos. Entretanto, é necessário que o engenheiro ou tecnólogo em construção de edificações conheça as propriedades e particularidades de cada tipo de aglomerante para poder utilizá-lo corretamente, seguindo os critérios mínimos de aceitação, estabelecidos pelas normas técnicas. 
Diante o exposto, faça o que se pede a seguir: 
1. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados inertes e aglomerados ativos. 
2. Cite 2 aglomerantes inertes e 2 aglomerantes ativos usados na construção civil. 
3. Descreva quais são as principais diferenças entre os aglomerados hidráulicos e aéreos. 
4. Cite pelo menos 1 aglomerante hidráulico e 2 aglomerantes aéreos usados na construção civil. 
RIBEIRO, C. C. Materiais de construção civil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 
1- A principal diferença entre os aglomerantes é que: os aglomerantes inertes têm seu endurecimento devido à secagem do material e os aglomerantes ativos tem seu endurecimento por meio de reações químicas.
2- Aglomerantes inertes: Argila e gesso.
Aglomerantes ativos: Cal e cimento.
3- Os aglomerantes hidráulicos, são aqueles que endurecem pela ação exclusiva da água, através de um processo chamado hidratação. O calcário quando contém uma certa quantidade de argila antes de ser aquecido produz cal hidráulica. Já o Aglomerante Aéreo, cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
4- Cal hidráulica e o cimento Portland são exemplos de Aglomerantes Hidráulicos. O gesso e o cal aérea são exemplos de Aglomerantes Aéreo.

Continue navegando