Buscar

Fórum 2 Sistema Financeiro_

Prévia do material em texto

Fórum Sistema Financeiro
Semana 2 – aulas 3 e 4
Ação 1: 
Conselho Monetário Nacional- CMN: O CMN é um órgão normativo (“dita as regras”) e integrante do Sistema Financeiro Nacional, que possui a função de formular a política da moeda e do crédito, visando o desenvolvimento econômico do país e a estabilidade da moeda. Podemos citar como algumas competências do CMN: fazer a autorização do papel-moeda no país; fixar as diretrizes e normas da política cambial no país; limitar taxas de juros e descontos; regular a constituição, o funcionamento e a fiscalização das instituições financeiras que operam no país; entre outras. 
Banco Central do Brasil- BACEN: O BACEN é uma entidade supervisora encarregada de garantir a estabilidade econômica do país, através da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do Sistema Financeiro. Destacamos como algumas de suas atribuições, a emissão do papel-moeda e o recebimento dos recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais. 
Bancos comerciais: são os operadores do Sistema Financeiro Nacional e constituem-se instituições financeiras públicas ou privadas e possuem como uma de suas funções, gerar recursos necessários para o financiamento, a curto ou médio prazo, do comércio, da indústria, das empresas prestadoras de serviços, pessoas físicas, etc. Como algumas de suas funções, destacamos: realização de abertura de crédito simples ou em conta corrente, captar depósitos à vista e a prazo fixo, recebimentos de impostos e tarifas públicas, etc. Todas as atividades e o funcionamento dos bancos comerciais são regulados e fiscalizados pelo BACEN. 
Ação 2:
Mercado monetário: é um instrumento de atuação do governo por meio da emissão de títulos, implementação de políticas monetárias e controle inflacionário. Seu principal objetivo é permitir o controle sobre a liquidez monetária do país. Nesta vertente do Mercado Financeiro, encontram-se as operações de financiamento de curto e curtíssimo prazo, com alta liquidez. 
Mercado de crédito: aqui, encontram-se as operações de financiamento de curto e médio prazo, direcionadas aos empréstimos e financiamentos às empresas, bem como, concessão de crédito às pessoas físicas. Este mercado é formado pelos bancos comerciais, bancos múltiplos e sociedades financeiras.
Mercado de capitais: este segmento do Mercado Financeiro é responsável por intermediar negociações entre quem precisa obter recursos para financiar projetos e quem deseja investir. Dessa forma, atende as necessidades de financiamento de longo prazo e assume um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país, uma vez que impulsiona capitais para investimentos de organizações, além de incentivar a formação de poupança privada. 
Mercado de câmbio: compreende a negociação de moedas estrangeiras e pessoas interessadas em movimentá-las. É bastante utilizado por investidores internacionais, exportadores, importadores, empresas multinacionais e devedores que tenham compromissos a pagar no exterior. 
Artigo 1: 
https://t2.com.br/blog/qual-a-funcao-do-sistema-financeiro-nacional/
Indico esse artigo para complementar a aula 3, uma vez que faz um breve apanhado sobre o Sistema Financeiro, suas estruturas e as divisões dos mercados. 
Artigo 2:
https://acionista.com.br/os-4-principais-segmentos-do-mercado-financeiro/
Este artigo aborda de forma bem sucinta e de fácil compreensão, os quatro principais segmentos do Mercado Financeiro, abordados também na aula 4 desta disciplina.

Continue navegando