Buscar

AD 2 - História - Karolyne Verly Terrason

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: História na Educação 1
 Coordenador: Hilton Meliande 
Vista do Largo do Paço (atual praça XV) de Jean Baptiste Debret. O Paço Imperial é o edifício do lado esquerdo do largo. Ao fundo vêem-se, da esquerda para a direita, o Convento do Carmo, a Catedral e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo. No centro, em primeiro plano, está o Chafariz de Mestre Valentim com o mar chegando em suas escadarias. Abaixo o centro da cidade visto à partir da Baía de Guanabara. 1830
A Praça XV, também conhecida como Praça XV de Novembro, está situada no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. 
 O tema para este trabalho de análise é: Comparar a praça da cidade do Rio de janeiro no século XIX com a atual praça, percebendo as mudanças e permanências nos últimos séculos. Nessa abordagem serão trabalhados aspectos que fazem parte da habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC que trata de Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Esta atividade proposta pode ter continuidade em aulas subsequentes.
No primeiro momento em que se apresentar as imagens, será solicitado que observem com atenção. Uma breve história desse local será contada, referente a época da primeira imagem. A praça XV, nome atual, já teve vários nomes. (será que em nossa cidade, nosso bairro, já possuiu outros nomes?). Inicialmente, no século XVIII, a Praça XV foi chamada de Várzea de Nossa Senhora do Ó, Largo do Terreiro da Polé, Largo do Carmo, Praça do Carmo, Terreiro do Paço e Largo do Paço. O local foi centro de muitos acontecimentos importantes para o passado, que refletem no presente da cidade. O espaço passou a ter o nome atual após a proclamação da republica, que aconteceu no dia em 15 de novembro de 1889. (Por que será que nossa cidade tem esse nome, e nosso bairro?). Alguns marcos importantes que ocorreram na Praça XV foram: ponto de desembarque de escravos ( falar sobre o trabalho escravo, e questionar se o trabalho atualmente mudou?) ; Naquela época essa Praça era a porta de entrada do Brasil, um cartão de visitas da cidade. (sua cidade e seu bairro apresenta algum cartão de visitas, algum ponto turístico?) ; Da mesma Praça XV saiam barcas para vários bairros litorâneos do Rio de Janeiro. Assunto que é debatido por especialistas em transportes atualmente, que acreditam que um aumento no transporte hidroviário poderia melhorar o trânsito carioca. ( você acha que naquela época utilizavam os mesmos transportes que atualmente? haviam a mesma quantidade de transporte que hoje? ) ; na Praça XV está o dia em que Princesa Isabel declarou a Lei Áurea (você sabe o que é essa lei?). 
Após contar um pouco da história da Praça XV, pedir as crianças que façam uma observação de comparação entre as duas imagens. Como eram as ruas? Como eram as moradias? Será que algumas permanecem iguais? Será que toda a cidade mudou? Quais trabalhos você pensa que as pessoas realizam naquela época? Como eram as roupas das pessoas? E as formas de transporte? É possível ver o calçamento das ruas? A quantidade de prédios aumentou? Você acha que a população aumentou?
 Atividades: 
1- Como vimos nesta aula, a atual praça XV, obteve vários nomes no seu passado. Pesquise se sua cidade e seu bairro já obteve outro nome anteriormente?
2- Aprendemos que a Praça XV recebeu esse nome que permanece até os dias de hoje, por um fator importante que marcou a história, a Proclamação da República. Pesquise a história do nome de sua cidade e seu bairro.
3- A Praça XV possui monumentos históricos que naquela época já eram cartão de visitas da cidade e parte deles permanecem até hoje. Cite alguns pontos turísticos de sua cidade e seu bairro. Depois ilustre ou cole imagens.
4- Naquela época utilizavam-se barcas para o transporte litorâneo. Que tipos de transportes a cidade utiliza hoje. Você concorda com os especialistas que o uso de transportes hidroviários diminuiria o trânsito na cidade do Rio de Janeiro? Por quê?
5- Como observamos na Praça XV, ao passar dos séculos os lugares vão se transformando, alguns monumentos permanecem, outros não e novas construções são feitas. Diante disso, pesquise imagens antigas de sua cidade e seu bairro, com suas respectivas datas. (Essa atividade pode ser feita em grupo, após a pesquisa, podemos analisar na sala os locais, e marcar visitas a este local, possibilitando as crianças fotografarem no mesmo ângulo, e depois todos juntos faremos uma análise das imagens, baseado no contexto desta aula).
Referência:
https://www.nosso.jor.br/jean-baptiste-debretm-o-cotidiano-do-rio-de-janeiro-no-seculo-xix/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_XV_(Rio_de_Janeiro) 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/pro-bncc/material-de-apoio/ 
https://diariodorio.com/histria-da-praa-xv/

Outros materiais