Buscar

Aula 2 - Noções de Direito Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Noções de Direito Constitucional
Objetivos
- Identificar a organização do Estado por meio dos contornos jurídicos e políticos do Estado brasileiro
- Analisar os princípios fundamentais do Estado Brasileiro
- Compreender a tripartição de Poderes
- Examinar os objetivos fundamentais
Noções de Direito Constitucional. Princípios e objetivos fundamentais. (Art. 1º, III e IV; Art. 2º e Art 3º)
A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 1988 e adota o modelo republicano
Dizer que o Estado é Republicano? significa que seu poder vem do Povo, e não do governante. Este é escolhido pelo povo e só deve realizar a vontade daqueles que representa.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Poder Legislativo
O primeiro poder é o Poder Legislativo. O povo escolhe seus representantes através do voto para editarem todas as leis do Estado
O Poder Executivo 
O Poder Executivo é a Administração Pública. Isso significa que o chefe do Poder Executivo acumula as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo.
Poder Executivo
Princípios máximos que regem nosso Estado são a legalidade e a supremacia do interesse público. Porém a legalidade tem um sentido diferente para os cidadãos e para os agentes do Estado. Isto é muito importante, pois, erroneamente, a maioria das pessoas pensa que o Chefe do Executivo pode fazer o que quiser quando, na verdade, só pode atuar nos limites da Lei.
Poder Judiciário
O Poder Judiciário tem a função de dirimir conflitos, dizendo qual a lei aplicável a determinado caso concreto, como se deve compreender a lei, e qual a forma correta de aplicar a legislação infraconstitucional (todas as leis estão abaixo da Constituição) em conformidade com os valores máximos contidos na Constituição Federal, como cidadania, e dignidade da pessoa humana, que se verifica no artigo primeiro, por exemplo.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
O Legislativo Federal, conhecido como Congresso Nacional, é composto por duas Casas Legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
A Chefia do Executivo Federal é a Presidência da República, auxiliada por Secretarias de Estado e Ministérios de Estado.
O Judiciário Federal é composto pela Justiça Federal e pelos Tribunais Superiores. A Justiça Federal possui Tribunais Regionais Federais e que se divide em Regiões, Subseções e Varas. Há justiças e especializadas também, como a Trabalhista e a Eleitoral.
"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando