Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma História de Amor e Fúria filme
“Uma História de Amor e Fúria” é uma animação brasileira que estreou em 5 de abril de 2013, fala sobre um índio guerreiro imortal que está vivo há 600 anos. Ele participa de copiosos períodos significativos do Brasil e a trama destaca 4 períodos principais: 1500, 1800, 1970 e 2096.
Todo o âmbito histórico de cada uma dessas épocas serve de base para uma história de amor, que resiste com o passar dos tempos, entre o protagonista imortal e Janaína.
A época inicial da história exibe o período da colonização do Brasil. No corpo do índio tupinambá Abeguar, o protagonista se encontra com as complicações encaradas pelos franceses na área em resistência ao comando de Portugal. A obra cinematográfica enfatiza a agressão e opressão que os índios vivenciaram nesse embate.
A segunda narra os eventos no período da escravidão. Como Manuel do Balaio, o herói é o chefe da Balaiada, levante do período regencial que aconteceu no Maranhão, e passa pela chacina que o povo ligado da mobilização confrontou.
A terceira em 1970, expressa o protagonista no decorrer da Ditadura Militar. Adjunto de Janaína, batalhando em oposição ao regime, ele é aprisionado e compungido. No final, o longa retrata uma grande luta pela água no ano de 2096, um futuro não muito longe.
A animação retrata diversos momentos diferentes da história do Brasil, 3 deles que de fato aconteceram e 1 que pode um dia ocorrer se a humanidade não tiver consciência, o longa pode ser utilizado para aprender sobre diversos momentos da história brasileira e também conscientizar as futuras gerações sobre a importância da água.

Mais conteúdos dessa disciplina