Buscar

A1 - Estética Facial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta: 
Sabemos que os biotipos cutâneos são estabelecidos de acordo com a quantidade de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas, e pela quantidade de água, determinada pelo suor e ingestão de água. O equilíbrio desses parâmetros (água e sebo) é determinado geneticamente, no entanto podem ser modificados pela interferência de diversos fatores como: variações climáticas, poluição, passagem do tempo, modificações hormonais, dieta, exposição solar, estresse, alterações digestivas etc., dentre os quais podemos destacar o uso indevido de cosméticos, isto é, uma pessoa com pele eudérmica que faz uso de cosméticos com propriedades para pele oleosa. Com base no texto, relate quais são os biotipos cutâneos e qual a importância de o profissional da área da estética reconhecê-los, avaliá-los e classificá-los corretamente.
Resposta: 
Os biotipos cutâneos são:
Pele oleosa ou lipídica: Possui aspecto áspero, com óstios dilatados devido a grande quantidade de sebo acumulado em seu interior, principalmente na conhecida zona T (testa, nariz e queixo).
Pele seca ou alipídica: Possui aparência opaca, sem viço, sem brilho, sem oleosidade e com falta de hidratação (água). Mais finas e sensíveis devido a deficiência de proteção natural que a oleosidade proporciona.
Pele mista: Possui características da pele oleosa e da pele seca, sendo que a região da zona T (testa, nariz e queixo) pode apresentar oleosidade, óstios dilatados e comedões. E nas outras regiões (bochechas e têmporas), tem textura mais fina, opaca e geralmente sem comedões.
Pele normal ou eudérmica: Possui equilíbrio natural entre água e óleo. Praticamente não desenvolve acne e manchas, a textura é aveludada, os óstios são pequenos e sua aparência é de aspecto saudável. É a famosa pele de neném.
É de extrema importância que o profissional da estética saiba avaliar os biotipos cutâneos e classificá-los corretamente, pois somente assim, ele conseguirá definir o tratamento e procedimento corretos para tratar a queixa e a causa dos seus pacientes.

Continue navegando