Buscar

Abordagens Teóricas da Contabilidade - apol 4

Prévia do material em texto

uestão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Conforme o disposto do art.177,parágrafo 2º, da Lei n.6.404/1976; “ ...uma empresa deverá possuir em seus registros contábeis, livros de natureza contábeis, fiscais e sociais,..”. Devido a este fato, preencha com V se for Verdadeira ou F se for Falsa, as preposições abaixo. Assinale a alternativa CORRETA, que corresponde a sequência lógica dos itens apresentados.
(   ) Os livros contábeis são utilizados na escrituração contábil dos atos e fatos que
       acontecem na empresa.
(   ) Os livros fiscais são aqueles exigidos somente pelo fisco federal e estadual.
(   ) Os livros sociais são aqueles que são exigidos pelas ações sociais desenvolvidas
       pela empresa.
(   ) Os livros contábeis possuem um rigidez na formalidade de sua escritura.
(   ) Os livros sociais têm a finalidade de registrar os atos administrativos e são específicos
      para alguns tipos de sociedade.
Nota: 20.0
	
	A
	V- V- V- V- F
	
	B
	V- V- F- F- V
	
	C
	F- V- F- V- F
	
	D
	V- F- F- V- V
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA CORRETA É A "D", conforme Capítulo 3 -  pág. 73 e 74, da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015). Que diz que:
Os livros contábeis são utilizados na escrituração contábil dos atos e fatos que acontecem na empresa.
Os livros fiscais são aqueles exigidos pelo fisco federal, estadual e municipal.
Os livros sociais têm a finalidade de registrar os atos administrativos e são específicos pra alguns tipos de sociedade.
Os livros contábeis possuem um rigidez na formalidade de sua escritura, para manter a sua padronização.
      para alguns tipos de sociedade.
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A Cia. Investe Mais reconheceu um total de R$ 8.000,00 referente a rendimento da aplicação financeira. Esse fato contábil deverá ser classificado como:
Nota: 20.0
	
	A
	 Fato contábil permutativo;
	
	B
	Fato contábil modificativo aumentativo;
Você acertou!
GABARITO: HIGA, N.; ALTOÉ, S. M.L. Contabilidade em Processo: da execução à auditoria, Curitiba, Intersaberes, 2015. P. 82 a 85, que define que um fato modificativo aumentativo ocorre sempre que há um lançamento de receita. Como o rendimento da aplicação financeira é classificado como receita, enquadra-se nessa classificação.
	
	C
	Fato contábil modificativo diminutivo;
	
	D
	Fato contábil misto.
Questão 3/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
De acordo com o estudado sobre escrituração contábil, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas, selecionando a seguir a alternativa que apresenta a sequência correta:
(   ) Chamamos de escrituração contábil a técnica utilizada para o registro dos fatos que, em consonância com a legislação vigente e específica, busca mostrar, de forma transparente e fidedigna, a informação contábil;
(   ) O art. 177 da Lei 6.404/76 estabelece que a escrituração deverá obedecer os preceitos da legislação comercial e societária, além dos princípios contábeis, não havendo a necessidade de manter critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de caixa;
(   ) O elemento histórico da escrituração contábil busca projetar o patrimônio com base nas estratégias futuras adotadas pela entidade;
(   ) O elemento monetário registra os valores reunidos tecnicamente com o intuito de demonstrar as variações que afetam o patrimônio;
(   ) O método de registro ou escrituração dos fatos contábeis foi apresentado pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, e é denominado método das partidas dobradas. O princípio fundamental desse método é que, para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa. Isso significa que não existe débito sem seu respectivo crédito.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V – V;
Você acertou!
A ALTERNATIVA CORRETA É A "A", de acordo com a obra de HIGA, N.; ALTOÉ, S. M.L. Contabilidade em Processo: da execução à auditoria, Curitiba, Intersaberes, 2015. P. 71 e 72, que diz que:
Chamamos de escrituração contábil a técnica utilizada para o registro dos fatos que, em consonância com a legislação vigente e específica, busca mostrar, de forma transparente e fidedigna, a informação contábil;
O art. 177 da Lei 6.404/76 estabelece que a escrituração deverá obedecer os preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios contábeis, devendo observar métodos e critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.
O elemento histórico é o registro dos relatos da história do patrimônio ao longo do tempo.
O elemento monetário registra os valores reunidos tecnicamente com o intuito de demonstrar as variações que afetam o patrimônio.
O método de registro ou escrituração dos fatos contábeis foi apresentado pelo Frei Luca Pacioli, em 1494, e é denominado método das partidas dobradas. O princípio fundamental desse método é que, para todo débito, existe um crédito de igual valor e vice-versa. Isso significa que não existe débito sem seu respectivo crédito.
	
	B
	V – V – V – F – F;
	
	C
	F – V – F – V – V;
	
	D
	F – F – V – F – F.
Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
O LB (Lucro Bruto) é expressado por uma determina fórmula. Dentre as alternativas à seguir, escolha a opção CORRETA que representa tal fórmula.
Nota: 20.0
	
	A
	LB = Vendas – Estoque inicial das mercadorias vendidas
	
	B
	LB = Receita – Despesas com logística e armazenamento de mercadorias.
	
	C
	LB = Receita – Estoque Final das mercadorias não vendidas.
	
	D
	LB = Vendas – Custo de mercadorias vendidas.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA CORRETA É A "D", de acordo com o Capítulo 3 -  pág. 93 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que apresenta o lucro bruno como o resultado das vendas diminuídas do CMV
Questão 5/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
Para calcularmos o CMV( Custo de Mercadoria Vendida), utilizamos sempre o valor das compras líquidas. Portanto, para obter o valor das compras líquidas é necessário considerar:
Nota: 20.0
	
	A
	O Patrimônio Líquido final em função das compras realizadas.
	
	B
	O Balanço Patrimonial e suas variações sobre o estoque.
	
	C
	O imposto atribuído à mercadoria adquirida.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA  CORRETA É A "C",  de acordo com o Capítulo 3 -  pág. 89 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015). Que diz que os impostos recuperáveis devem ser excluídos do valor das mercadorias adquiridas para revenda, assim como na aquisição de matérias-primas adquiridas para a industrialização.
	
	D
	O Juro sobre a mercadoria não comercializada.

Continue navegando