Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Exercício_ME_01_fixação_Unid.3_Tema_1
Exercício de fixação
Frente às mudanças políticas ocorridas no início da Idade Média a igreja assume novos papéis e começa a dar forma a novas formas de estrutura interna. A respeito do papel nascente do papado, podemos afirmar que:
a) Não é possível indicar nenhum personagem específico como ponto de partida do papado nos moldes como essa figura é hoje conhecida.
b) Nos inícios do medievo o crescimento do papado se constituiu como um fator de coesão e fortalecimento do cristianismo.
c) O fortalecimento das autoridades eclesiásticas não tem nenhuma correlação com a ruína do império romano.
Exercício_ME_02_aplicação_Unid.3_Tema_2
Exercício de aplicação
Já nos primeiros séculos começou-se a delimitar uma distinção acentuada entre clero e laicato. Ao longo da história da igreja, as tensões surgiram devido a esta separação. Dentre as causas indicadas na unidade, quais características abaixo podem ser apontadas como fatores desse processo de separação?
I) A concentração de funções nas mãos de poucos e sua consequente distorcida legitimação teológica.
II) Uma aplicação clara das diretrizes bíblicas sob a instituição de uma hierarquia para controle e submissão da igreja sob as diretrizes divinas.
III) Uma deturpação de funções vinculadas ao serviço da comunidade, fazendo do ministério ordenado um fator de distinção e separação.
a) I e II       b) I e III        c) II e III
Exercício_ME_03_aplicação_Unid.3_Tema_2
Exercício de aplicação
A respeito da dinâmica observada na construção das espiritualidades no período medieval, podemos destacar algumas relações que se fazem presentes na construção das diferentes espiritualidades ao longo do tempo:
a)      A espiritualidade do clero sempre será a mesma desenvolvida por todos os fiéis, não havendo conflito entre ambas.
b)     Uma mesma configuração histórica pode propiciar a formação de distintas espiritualidades; por exemplo, as espiritualidades utilitária e monástica no período medieval.
Exercício_ME_04_fixação_Unid.3_Tema_3
Exercício de fixação
Sobre a valorização da magia no catolicismo medieval, podemos afirmar que:
a) Trata-se de um processo no qual um dos polos (o clero) era completamente ativo na transmissão dos conteúdos de fé e o outro (os leigos) completamente passivo, direcionado unicamente pelas instruções do clero. Assim, a responsabilidade total deve recair sobre a incapacidade da igreja em lidar com a religiosidade popular.
b) O desenvolvimento das crenças mágicas na Idade Média mostra que o processo de assimilação da fé é um processo também ativo, de ressignificação de práticas e crenças. Neste sentido é difícil pensar em um controle absoluto, mas, isso também não isenta a igreja de deixar de lado uma visão crítica e não segundo as suas conveniências das práticas adotadas pelos fiéis.
Exercício_DI_05_reflexão_Unid.3_Tema_3
Olhando para os caminhos construídos pela Igreja em sua relação com o Estado, quais são algumas das lições que podemos tirar para a reflexão frente as alternativas que temos hoje? (mínimo de 200 palavras)
“Muito se escreveu sobre o dano feito à causa do evangelho quando Constantino aceitou o batismo, e não constitui tarefa árdua discorrer longamente sobre o tema. Mas havia outra opção? Quando o antigo mundo clássico (...) ficou sem combustível espiritual e vislumbrou na igreja a sociedade que poderia manter unido um mundo em desintegração, a igreja deveria ter ignorado esse apelo e lavado as mãos quanto á sua responsabilidade pela ordem política? (...) É fácil perceber, agora, quão rapidamente a igreja cedeu à tentação do poder mundano. É fácil apontar (...) para a flagrante contradição entre o Jesus dos evangelhos e seus seguidores usufruindo do poder e da riqueza. Mas devemos perguntar: o propósito de Deus teria sido melhor servido caso a igreja tivesse recusado toda responsabilidade política?” (Lesslie Newbigin, in: Bosch, 2002, p. 274).