Buscar

Trabalho MPA

Prévia do material em texto

Alunos: Aquiles Maciel, 
		 Emerson Olímpio, 
		 Fillype Andrew, 
		 Gerson José, 
		 Hugo Henrique, 
		 Marcio Alves, 
		 Sidney Marcelino, 
 	 	 Stéfany Laís.
Curso: Administração Turma: 6N
Introdução
Vivemos em um mundo que está em constante evolução, novas tecnologias para o compartilhamento de informações surgem a todo instante, possibilitando um acesso a informações cada vez mais fácil e rápido no nosso dia a dia. Nos dias atuais praticamente todos os estudantes possuem acesso a internet, ampliando as suas fontes de pesquisas, conteúdos e formas de aprendizado.
A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa, já que possui um número de assuntos e notícias praticamente infinitas. A todo instante novos conteúdos estão sendo disponibilizados em sites, em alguns casos sendo possível acompanhar os fatos ao vivo.
A internet é um vasto banco de dados para estudo e pesquisa , um valoroso artefato pedagógico na ponta dos dedos. Para facilitar a busca de conteúdos na internet, é importante usar “palavras-chaves” da informação que deseja. Realizar buscas em sites confiáveis e eficientes, já que nem tudo que se encontra na internet é verdade ou está completamente correto, sendo assim, recomenda-se que o estudante realize buscas em diferentes sites usando a mesma palavra chave.
Porém, assim como são disponibilizados conteúdos para pesquisa e aprendizado na internet, vários sites também oferecem distrações que podem levar o estudante a desviar o seu foco de pesquisa, causando assim um menos aproveitamento do seu tempo e diminuindo o seu aprendizado, com base nisso surge a questão “Como utilizar a internet para pesquisa”.
Esse artigo tem como objetivo demonstrar métodos e habilidades que podem ajudar a tornar o desempenho da pesquisa mais eficiente e eficaz.
Como utilizar a internet para pesquisa
O acesso a internet juntamente com as novas tecnologias de navegação (Ex: Tablets, Smartphones, etc.), ficou mais fácil a realização de buscas de temas e de pesquisas na internet, possibilitando o acesso a informações em qualquer lugar ou horário do seu cotidiano, poupando o tempo de deslocamento até uma biblioteca para pegar um livro emprestado e depois ir devolvê-lo.
Ao iniciar uma pesquisa é importante acessar o acervo virtual de sua universidade e buscar dentro dela o conteúdo desejado. A maioria das universidades disponibiliza o acesso a sua biblioteca virtual, sendo possível em alguns casos encontrar também alguns artigos de iniciação cientifica e periódicos, podendo facilitar a pesquisa desejada.
Existem também sites de bibliotecas online cujo acervo pode ser acessado gratuitamente, um exemplo é a Biblioteca Virtual Universitária.
Figura 1:(Fonte: http://www.bvirtual.com.br/sobre)
É importante ter cuidado com sites de buscas comuns, o Google por exemplo, é indiscutivelmente a ferramenta de pesquisa mais utilizadas nas pesquisas feitas na internet, é o líder absoluto no gênero. Utilizar o buscador parece ser bem simples, afinal de contas, digitar seu tema de estudo no campo de pesquisa e pressionar “Enter” qualquer pessoa consegue fazer. Entretanto, a maioria dos usuários não se preocupa com as palavras-chave daquilo que buscam conhecer e sim em expor toda a sua necessidade informacional através de frases e perguntas.
Apesar de ser bastante cômodo, o Google vasculha todos os sites indexados com as palavras chaves usadas na busca e a partir daí, o processo é todo automático. Cada mecanismo tem seu algoritmo, que organiza os resultados de acordo com a relevância aos termos da pesquisa, ou seja, não existe interferência humana para monitorar a precisão deles.
É preciso deixar o comodismo de lado e perceber que os primeiros resultados não são necessariamente os mais adequados ao que você quer e sim, sugestões de um algoritmo que não tem como diferenciá-los. Dessa forma, nada garante a qualidade ou veracidade do conteúdo.
O Google não é o único site de busca, existem diversos sites de busca que podem oferecer resultados de melhor qualidade, (Ex.: Bing.com, Busca.uol.com.br, Aprocura.com.br), e também sites acadêmicos de buscas, (Ex.: Google acadêmico).
O Google acadêmico possui um banco de dados online que reúne uma produção científica bem variada, ele busca artigos de outros periódicos na web.
Figura 2: Fonte: (https://scholar.google.com.br/)
Recursos úteis para pesquisa
É importante saber o que se quer buscar, para se ter um resultado melhor na busca e facilitar a pesquisa, existem recursos que podem ser facilmente utilizados para refinar a busca, por exemplo:
“ ”Aspas
Para pesquisar uma palavra ou um conjunto de palavras utiliza aspas duplas, por exemplo: “Guarda roupa”.
(+)Adição
Utiliza o operador + para assegurar que os resultados incluam tudo o que for digitado, por exemplo: Física+quântica.
(-)Subtração
Se você quiser pesquisar um assunto e excluir alguns resultados de sua pesquisa utiliza o hífen (-), por exemplo: Biologia -botânica, neste caso, a busca apresentará todos os resultados que não tenham relação com botânica.
(~)Inclusão de palavras similares
Quando quiser pesquisar palavras que tenham significados parecidos utiliza o símbolo ~, por exemplo: flor~botânica~planta.
Com o advento da Web, e o grande aumento constante de publicações disponibilizadas por meio dela, houve o surgimento de ferramentas específicas para pesquisa. As ferramentas são Web sites especializados em procurar sites e listá-los a partir de informações e palavras chave sugeridas pelo utilizador.
As principais ferramentas de busca são os diretórios de catálogos por assunto, e os motores de busca. Tendo como principal diferença entre eles, a forma de como seus bancos de dados são compilados.
Diretórios foram os primeiros sistemas de busca criados. Também chamados de catálogos, tem como característica a categorização e organização em tópicos.
Nos diretórios, os sites são classificados por editores, em categorias e subcategorias, formando assim uma pirâmide hierárquica de assuntos com tópicos da amplo interesse, visando um vasto público.
Utilizam um processo mais seletivo de recursos e filtram a informação desejada de forma mais precisa.
Os motores de busca tiveram início quando o número de recursos na web atingiu proporções que impediam a sua coleta manual.
Os motores de busca utilizam software conhecido como ''aranhas'' ou "robots" que percorrem "toda" a Internet em busca da informação (documentos ou endereços de páginas web) que se pretende, porém ele foca na abrangência de itens, e não na seletividade da busca.
Uma página é usada para realizar a pesquisa no banco de dados, através de palavras chave inseridas pelo usuário, o motor de busca processa os itens que devem constituir a resposta e ordena os resultados em ordem de relevância.
Para busca por tópicos que sejam de interesse para um grande número de pessoas, é mais apropriado usar diretórios, por fazerem parte da árvore hierárquica. A pesquisa feita pelo diretório irá buscar por títulos, categorias e descrições.
Os motores de busca permitem encontrar qualquer informação na internet, desde que as mesmas estejam indexadas. Possuem uma enorme base de dados, o que pode levantar uma grande quantidade de resultados não relacionados aos tópicos da pesquisa.
As descrições dos sites por resultados obtidos por diretórios são mais satisfatórias e de melhor qualidade, visto que passam por uma avaliação manual.
É primordial se pensar em palavras chaves para o inicio da busca e quais as melhores combinações para que os resultados encontrados sejam relevantes em relação ao objeto pesquisado.
Então devemos levar em consideração os seguintes itens:
1) Palavras-chaves e suas melhores combinações;
2) Conhecer os mecanismos de busca;
3) Descartar palavras que generalizam.
Existem dois tipos de pesquisa: Pesquisa simples e pesquisa Avançada.
A lógica booleana
A lógica Booleana permite que uma série de coisas pouco prováveis sejam mapeadas em bits e bytes, ela permite usar diversas combinações, para se ter um melhor resultado na pesquisa,tais como: termos descritores, palavras-chaves e assuntos.
É utilizada em algumas bases de dados e motores de pesquisa da internet como o Google.
Operadores Booleanos
Os Operadores Booleanos são onde os bits entram, são processados de acordo com a função da pesquisa em que se encontram, e saem em forma de resultado.
Outra característica dos operadores Booleanos é que cada um possui um desenho que o diferencia das demais. Tais desenhos foram criados a fim de facilitar o entendimento de projetos. 
NOT
 
O operador Booleano NOT é também conhecido como inversor por, literalmente, inverte o bit de entrada. Se o bit de entrada for um, por exemplo, o bit de saída será zero, e vice-versa.
AND
 
And, traduzindo para o português, significa E. Assim como no português o E é usado para a junção de idéias, na lógica booleana é aplicado da mesma maneira.
Esse operador Booleano possui dois bits de entrada e um de saída. Para que o bit de saída seja verdadeiro (valor 1) ambos os bits de entrada devem ser verdadeiros.
OR
 
Or significa OU e, assim como no português o “ou” tem a função de indicar escolha, na lógica booleana é quase a mesma coisa. Da mesma maneira que a porta AND, a porta OR possui dois bits de entrada e um de saída.
Para que o bit de saída tenha o valor um (verdadeiro), pelo menos um dos bits de entrada precisa ser verdadeiro.
XOR
 
O operador Booleano XOR (OR eXclusivo) retorna verdadeiro apenas quando os bits de entrada forem diferentes, ou seja, um deles for verdadeiro (1) e o outro falso (0).
Se ambos os bits de entrada possuir o mesmo valor, o bit de saída será, sempre, falso.
Exemplos:
Se você quer pesquisar sobre o feminismo na China, digite "feminismo AND China" para que resultados com as duas palavras apareçam.
O operador lógico "OR" serve para procurar palavras-chave relacionadas. Assim, você poderia digitar "feminismo OR feminista OR justiça social" para conseguir resultados com mais amplo.
Usar o "NOT" exclui termos da pesquisa. Por exemplo, você pode digitar "feminismo AND China NOT Japão" e os resultados que contêm o último critério serão automaticamente excluídos.
Além destes quatro operadores Booleanos, existem outros que são mais complexos. Apenas com essas quatro portas principais é possível fazer uma infinidade de combinações e criar diversas coisas.
Pesquisa na Internet
Além de todas as ferramentas de buscas já citadas, uma boa forma de facilitar a pesquisa na internet é ter um conhecimento prévio no assunto a ser pesquisado, livros continuam sendo indispensáveis, ajuda de bibliotecários podem ser uteis para se conseguir encontrar palavras chaves para serem utilizadas na pesquisa. 
É importante ler trabalhos já elaborados por outros pesquisadores, no mundo acadêmico essas fontes são os periódicos científicos, que são publicações periódicas nas quais as mais recentes descobertas e pesquisas são publicadas após passar por um filtro formado por outros pesquisadores da área.
A utilização de palavras-chave é uma forma de segmentar o resultado da pesquisa, tornando-o mais preciso e relevante.
Evite fontes como a Wikipédia, apesar de fazer parte de qualquer busca inicial, normalmente não oferece um bom resultado final; pois é um site editável pelo público, ou seja, as informações contidas neles podem ser incorretas, desatualizadas e parciais. Quando usá-los, vá até a parte de baixo da página e procure as "Referências" para chegar à fonte original das informações.
Desconfie sempre de publicações que não citam referências, procure por sites que podem te levar até a fonte do artigo publicado, assim você poderá checar a veracidade das informações citadas e podendo até usufruir de um conteúdo de melhor qualidade.
Sempre verifique e cite o texto original. É muito útil poder revisitar as fontes quando necessário.
 As informações que devem ser fornecidas nas referências bibliográficas são o nome do autor do artigo ou dono da página (se estiver disponível), o título do artigo ou página, o endereço do site e a data de acesso.
Verifique sempre a data, pois é fundamental que a informação pesquisada seja atual, principalmente se o tema é científico. O consenso em relação a fatos científicos muda à medida que novas descobertas são feitas. Procure quando o site ou artigo foi publicado. Artigos com cinco ou 10 anos não são necessariamente inúteis, mas é aconselhável tentar encontrar artigos recentes para ter informações atualizadas.
Conclusão
A internet nos proporcionou um universo de informações, facilitando nosso cotidiano, acrescendo informações sobre diversos conteúdos e culturas, sem discriminar ou escolher quem terá acesso a essas informações. Nos possibilitou a oportunidade de poupar tempo indo a uma biblioteca, a ter acesso a um acervo de livros na ponta de nossos dedos.
Apesar de parecer simples, realizar uma pesquisa com um bom aproveitamento do seu conteúdo requer bastante conhecimento das ferramentas da Web a serem utilizadas.
É de extrema importância variar as fontes, não focar apenas no primeiro resultado da pesquisa, assim existe maior possibilidade de obter informações e confirmar sua veracidade, saber utilizar as palavras chaves e os outros recursos.
A web é um gigantesco livro aberto a todos, basta saber utilizar seus recursos que as possibilidades serão infinitas.
Bibliografia
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/como-usar-internet-para-estudo.htm
http://pt.wikihow.com/Fazer-Pesquisa-na-Internet
http://www.bvirtual.com.br/
http://pt.wikihow.com/Fazer-Pesquisa-na-Internet
http://www.rafatorres.com.br/sites-de-busca-ranking-dos-10-mais-usados
http://www.tecmundo.com.br/internet/4061-google-como-dominar-a-arte-de-se-fazer-pesquisa.htm
http://www.tecmundo.com.br/programacao/1527-logica-booleana-saiba-um-pouco-mais-sobre-esta-logica-e-como-ela-funciona.htm
http://tecnologia.hsw.uol.com.br/logica-booleana.htm
http://educacao.uol.com.br/album/2013/06/05/confira-10-dicas-para-tornar-sua-pesquisa-no-google-mais-eficiente.htm
http://www.marketingdebusca.com.br/o-que-sao-diretorios-web/
http://www4.fe.uc.pt/fontes/pesquisa_na_internet/motores_busca/motores_de_busca.htm

Continue navegando