Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA AV1 - AGOSTO - 131 EM

Prévia do material em texto

Aluno (a):
Ano: 3.º
Data: 24/08/2020
Prof.: WILSON S MOREIRA
Disciplina: GEOGRAFIA
Conteúdo: APOSTILA 01 – MÓDULOS: 1/2/3/4
Bimestre: 3.º
Turma: 131
CARTÃO RESPOSTA
ATIVIDADE AVALIATIVA (AV1) – AGOSTO
APOSTILA 01
RESPOSTAS DAS QUESTÕES
MÓDULO 01 – O SISTEMA: SOL, TERRA E LUA
MÓDULO 03 – REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
NÚMERO 01:
NÚMERO 11:
NÚMERO 02:
NÚMERO 12:
NÚMERO 03:
NÚMERO 13:
NÚMERO 04:
NÚMERO 14:
NÚMERO 05: 
NÚMERO 15:
MÓDULO 02 – ESTRUTURA DA TERRA
MÓDULO 04 – FUSOS HORÁRIOS
NÚMERO 06:
NÚMERO 16:
NÚMERO 07:
NÚMERO 17:
NÚMERO 08:
NÚMERO 18:
NÚMERO 09:
NÚMERO 19:
NÚMERO 10:
NÚMERO 20:
MÓDULO 01
O SISTEMA: SOL, TERRA E LUA
1. (FUVEST 2020) - Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.
Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019.
A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores, 
a) a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão. 
b) a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho. 
c) a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul. 
d) a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro. 
e) a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos. 
2. (ESPCEX (AMAN) 2020) - Recentemente o governo brasileiro resolveu abolir o “horário de verão”, uma medida que tinha por finalidade economizar energia no período do ano em que a maior parte do território nacional recebe mais luminosidade natural ao longo do dia. A duração dessa luminosidade varia de acordo com a localidade, dependendo da latitude e da estação do ano. O gráfico abaixo apresenta a duração média de luminosidade natural em três localidades (I, II e III) ao longo de um período do ano.
Considerando as características geográficas do território brasileiro, é possível concluir que as localidades I, II e III podem representar, respectivamente, a variação da luminosidade natural das seguintes cidades: 
a) Porto Alegre, Brasília e Recife. 
b) Curitiba, Belém e Salvador. 
c) São Paulo, Florianópolis e Manaus. 
d) Cuiabá, Campo Grande e Rio de Janeiro. 
e) Palmas, Natal e Belo Horizonte. 
3. (G1 - CP2 2019) - Observe a imagem a seguir:
Um grupo de pesquisa planejou um trabalho de campo para estudar as paisagens do Brasil. O local da partida foi a cidade de Porto Alegre (RS) e o destino, a cidade de Macapá (AP). Durante a viagem, o professor de Geografia utilizou a sinalização das rodovias para fazer algumas considerações sobre coordenadas geográficas.
O professor comentou corretamente que:
a) a latitude aumentará devido à distância em graus ao meridiano de Greenwich. 
b) o Trópico de Capricórnio é um meridiano utilizado para calcular as longitudes. 
c) 
o Trópico de Capricórnio está localizado ao norte do paralelo zero grau 
d) a latitude diminuirá durante o itinerário em direção à linha do Equador. 
 
4. (UECE 2019) - Atente para o seguinte trecho de uma notícia:
“O porta-voz da Presidência da República, informou nesta sexta-feira (5) que não haverá horário de verão neste ano (...): ‘após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020’”.
Fonte: Portal G1. 5 de abril de 2019. “Governo informa que neste ano não haverá horário de verão”. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/governo-anuncia-fim-do-horario-de-verao.ghtml
Acerca das discussões sobre o Horário de Verão no Brasil, é correto afirmar que:
a) foi adotado para que se ampliasse o tempo de lazer e diminuísse a criminalidade nas grandes cidades. 
b) desde sua primeira implantação, foi adotado apenas em alguns estados localizados nas proximidades do Trópico de Capricórnio, sempre entre os meses de maio e outubro. 
c) costumava ser adotado apenas nos estados brasileiros mais distantes da linha do equador, onde a diferença de fotoperíodo permite que essa medida proporcione economia no consumo de energia. 
d) por decisões governamentais, somente a partir de 2008 o Horário de Verão passou a ter caráter permanente em todos os estados do Brasil. 
5. (G1 - IFSUL 2019) - “[...] ‘corta’ o território brasileiro na proximidade norte da cidade de São Paulo, além de atravessar a porção norte do estado do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul”. 
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas (6º ano). São Paulo: Moderna, 2015. p. 34 
A qual paralelo principal o texto faz referência? 
a) Linha do Equador. 
b) Trópico de Câncer. 
c) Círculo Polar Ártico. 
d) Trópico de Capricórnio. 
MÓDULO 02
ESTRUTURA DA TERRA
6. (UNIOESTE 2019) - No início de julho de 2018, um fato chamou a atenção no noticiário global: doze meninos e o treinador do time de futebol Javalis Selvagens ficaram presos na caverna Tham Luan, no Norte da Tailândia. E tal fato revelou algumas peculiaridades sobre as cavidades naturais subterrâneas.
Segundo o decreto n. 6.640 de 07/11/2008, uma “cavidade natural subterrânea é todo e qualquer espaço subterrâneo acessível pelo ser humano, com ou sem abertura identificada, popularmente conhecido como caverna, gruta, lapa, toca, abismo, furna ou buraco, incluindo seu ambiente, conteúdo mineral e hídrico, a fauna e a flora ali encontrados e o corpo rochoso onde os mesmos se inserem, desde que tenham sido formados por processos naturais, independentemente de suas dimensões ou tipo de rocha encaixante”.
As cavernas tendem a ocorrer, principalmente, nos denominados terrenos cársticos, ou seja, áreas onde a litologia predominante compreende rochas solúveis ou carbonáticas.
(Fonte: ICMBio/MMA, IV Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental. 2013).
Sobre a ocorrência de cavidades naturais subterrâneas no estado do Paraná, assinale a alternativa CORRETA.
a) A ocorrência de grutas e cavernas é verificada em toda a extensão do território paranaense já que todo o estado é formado por rochas sedimentares. 
b) No Paraná, não há registro de cavernas, pois seu território é constituído por rochas recentes. 
c) O Primeiro Planalto Paranaense é onde ocorre a maior concentração de cavernas devido à presença de rochas metamórficas do tipo carbonáticas. 
d) No Segundo Planalto Paranaense, formado por rochas sedimentares, não há ocorrência de grutas ou cavernas devido à instabilidade deste tipo rochoso. 
e) A maior concentração de cavernas no Paraná ocorre no Terceiro Planalto, já que as rochas basálticas propiciam a formação de cavidades nos degraus entre os derrames do Trapp. 
 
7. (UECE 2019) - A erosão costeira é um processo que pode ter causas naturais e antrópicas, afetando áreas costeiras no mundo inteiro. No Ceará, onde pode ser observado em vários setores do litoral, esse processotem dentre suas causas 
a) a elevação no nível médio do mar em aproximadamente 2,7 metros na costa cearense. 
b) a formação de dunas costeiras a partir de sedimentos pleistocênicos. 
c) a atuação da corrente de deriva no sentido norte-sul que dificulta a distribuição de sedimentos. 
d) as variações na direção do vento e das ondas, além de ocupações inadequadas. 
 
8. (FUVEST 2019) - Examine a imagem e o gráfico.
A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A – B apresentados na imagem e no perfil é:
	
	1
	2
	3
	a)
	Planalto
	Escarpa
	Planície litorânea
	b)
	Escarpa
	Planalto
	Depressão periférica
	c)
	Escarpa
	Planalto
	Planície litorânea
	d)
	Planalto
	Escarpa
	Depressão periférica
	e)
	Depressão periférica
	Escarpa
	Planície litorânea
 
9. (G1 - IFSUL 2019) - “São formas do relevo mais ou menos planas ou suavemente onduladas, em geral de grande extensão e que o processo de deposição de sedimentos supera o de desgaste”. 
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas (6º ano). São Paulo: Moderna, 2015. p. 109 
O fragmento de texto revela o conceito de 
a) ravina. 
b) falésia. 
c) planície. 
d) planalto. 
10. (ESPCEX (AMAN) 2019) - O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. 
Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que 
a) as cadeias orogênicas resultam de movimentos tectônicos de curta duração geológica, que, exercendo pressão em sentido horizontal na crosta, originam grandes cordilheiras, como a dos Andes. 
b) o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da elevada amplitude térmica diária nessas áreas. 
c) a Falha de San Andréas, provocada pelo rebaixamento da Placa de Nazca em relação à Placa do Pacífico, é um exemplo de força endógena que atua na construção e modelagem do relevo. 
d) as planícies aluviais, detentoras de grande fertilidade, são exemplos de alteração no modelado do relevo provocada principalmente pelo processo de sedimentação pluvial. 
e) a Dorsal Mesoatlântica resulta da expansão do assoalho oceânico devido ao movimento convergente entre as Placas Africana e Sul-Americana. 
MÓDULO 03
REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
11. (G1 - CFTMG 2019) - Analise o mapa do Colar Metropolitano de Belo Horizonte a seguir.
Sobre essa representação cartográfica, afirma-se que:
I. Os municípios de Ribeirão das Neves e de Nova Lima se localizam, respectivamente, à Noroeste e Sudeste de Belo Horizonte.
II. 
A escala numérica aproximada do mapa é de 
III. O deslocamento de Itabirito para Sete Lagoas acarreta um incremento longitudinal e uma redução latitudinal.
IV. A adoção de graduações de uma mesma cor é ideal para a diferenciação desses municípios, por se tratar de um mapa político-administrativo.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e IV. 
d) III e IV. 
12. (G1 - CFTRJ 2019) 
Os parâmetros de análise apresentados nos mapas estão em conformidade com uma ampliação de escala: 
a) possibilitando identificar os Estados produtores. 
b) visualizando com mais detalhes a área exploratória. 
c) reconhecendo através de convenções os minerais extraídos. 
d) contrapondo áreas de extração com a vegetação na superfície. 
 
13. (G1 - IFCE 2019) - As Coordenadas Geográficas são compostas de linhas imaginárias no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste que possibilitam um processo de localização. Observando o planisfério a seguir, é correto afirmar-se que
a) a localização geográfica do ponto 1 refere-se à América do Sul, exatamente na porção central do continente. 
b) o ponto 4 encontra-se no hemisfério meridional e oriental com latitude 180° Sul e longitude 60° Leste. 
c) o ponto 3 pode ser considerado o ponto mais setentrional apresentado no planisfério. 
d) o ponto 5 está localizado no hemisfério meridional e ocidental na latitude 60° Sul e na longitude 180° Leste. 
e) o ponto 2 encontra-se no hemisfério setentrional e ocidental na latitude 30° Norte e longitude 120° Oeste. 
14. (Unicamp 2019) - Dois amigos planejaram assistir à abertura da Copa do Mundo em Moscou. Eles partiram no dia 10 de junho de 2018 do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília), situado a 45° de longitude Oeste, às 16 horas, com destino ao Aeroporto de Heathrow (Londres), situado a 0° de longitude. O voo teve duração de 10 horas. Os dois amigos esperaram por três horas para partirem em direção ao Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou), situado a 60º de longitude Leste, e o segundo voo durou quatro horas. 
Com base nessas informações e considerando que o continente europeu adota, neste período do ano, o horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, indique o dia e a hora em que os dois amigos chegaram ao Aeroporto Internacional Domodedovo em Moscou. 
a) 11 de junho, às 13 horas. 
b) 11 de junho, às 16 horas. 
c) 11 de junho, às 17 horas. 
d) 10 de junho, às 16 horas. 
 
15. (UFMS 2019) - Um casal de turistas chilenos resolveu conhecer, em suas férias de final de ano, as belezas cênicas do município de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul. Em um mapa da cidade, observaram que a distância da Gruta do Lago Azul até o Abismo Anhumas era de No mapa, a medida estava em o que nos permite afirmar que a escala cartográfica era de: 
a) 
 
b) 
 
c) 
d) 
 
e) 
 
MÓDULO 04
FUSOS HORÁRIOS
16. (G1 - IFCE 2019) - Observando o mapa do Brasil a seguir e levando em consideração os pontos extremos e suas características territoriais, é correto afirmar-se que o
a) Brasil não pode ser considerado um país com dimensões territoriais proporcionais. 
b) ponto extremo norte do Brasil é o Arroio Chuí, na Serra Contamana. 
c) ponto extremo leste do Brasil é Ponta do Seixas, no estado do Ceará. 
d) ponto extremo sul do Brasil é a nascente do rio Ailã. 
e) Brasil é um país equidistante, pois possui distâncias territoriais proporcionais na direção norte-sul e leste-oeste. 
17. (ENEM PPL 2019) 
A partida final da Copa do Mundo de 2014 aconteceu no dia 13 de julho, às horas, na cidade do Rio de Janeiro. Considerando o horário de verão em Berlim, de 1 hora, os telespectadores alemães assistiram ao apito inicial do juiz às 
a) 11 horas. 
b) 12 horas. 
c) 19 horas. 
d) 20 horas. 
e) 21 horas. 
18. (G1 - CFTMG 2017) - A delegação da Austrália embarcou no aeroporto de Sidnei, localizado no (FUSO 135° E), no dia 24 de Julho, domingo, rumo ao Rio de Janeiro (FUSO 45° W) para participar dos jogos olímpicos. O voo decolou as 12h 30 e fez uma conexão de 1h 40 em Santiago, no Chile, de modo que a viagem teve uma duração total de 18h 35. O avião chegou ao aeroporto do Rio de Janeiro, às __________ do dia __________.
Os termos que completam as lacunas são, respectivamente, 
a) 13h 05 / 24 de Julho. 
b) 14h 05 / 25 de Julho. 
c) 18h 05 / 25 de Julho. 
d) 19h 05 / 24 de Julho. 
19. (UFRGS 2017) - Uma das partidas de Voleibol Sentado, disputada durante as Paraolimpíadas em setembro de 2016, às no Rio de Janeiro, foi transmitida, simultaneamente, a que horas em Fernando de Noronha e no Amazonas? 
a) 23h e 21h.
b) 23h e 20h.
c) 22h e 21h.
d) 21h e 23h.
e) 21h e 20h.
20. (G1 - CFTMG 2017) - Analise o mapa e leia o trecho a seguir.
A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos Rio 2016 foi transmitida ao vivo no dia 5 de agosto de 2016, às 20h (BRT). Telespectadores do mundo inteiro assistiram à transmissão simultânea a partir de diferentes emissoras de sistemas de comunicação. A localidade que assistiu à transmissão pela hora oficial de seu país, em data posterior ao fuso brasileiro e mais próximo ao término do horário matutino, foi a capital da 
a) Índia. 
b) China. 
c) Austrália. 
d) Nova Zelândia. 
OBSERVAÇÃO:
TIRE FOTO SÓ DA PRIMEIRAFOLHA ONDE ESTÁ O CARTÃO RESPOSTA E ENVIE. 
PODE SER VIA PLATAFORMA E-CLASS OU NO MEU E-MAIL.
OK! - OBRIGADO
(0).
°
1:15.000.
2km.
2cm,
1:200.000.
1:150.000.
1:40.000.
1:50.000.
1:100.000.
16
22h,

Continue navegando