Buscar

sociedade meio ambiente

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
(    ) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
(    ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(    ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	O Vale da Mesopotâmia era constituído pelas terras entre os rios Eufrates e Tigre, onde surgiram as primeiras civilizações humanas. Muitos legados desse tempo são utilizados até hoje. Com relação a esses legados mesopotâmicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Crenças nos horóscopos e nos 12 signos do zodíaco.
(    ) Divisão dos dias em 24 horas.
(    ) Descoberta do fogo e da roda.
(    ) Processo aritmético da multiplicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F  - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	5.
	A Idade dos Metais imprimiu um novo marco nas relações do homem com a natureza, e várias foram as inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano. Acreditou-se que essa valorização tenha sido a base das primeiras sociedades escravagistas, pois havendo enxadas, arados e espadas, haveriam de existir os braços que os manejassem. Com base nas inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano, analise as sentenças a seguir:
I- A necessidade de se fixar, pois as áreas cultivadas e os rebanhos se tornam maiores, e abandonar a terra significava abandonar o trabalho a ela dedicado.
II- Nas aldeias, há uma crescente diversificação de outros bens, tais como ferramentas para o cultivo da terra, recipientes cerâmicos, fornos, pilões, roupas e assim a necessidade de centros de troca.
III- A fundição de metais e o forjamento das primeiras armas brancas por meio dos arados a enxadas, estendendo a mão humana na criação e descobrimento de novos artefatos decorativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da situação atual da relação sociedade e meio ambiente. Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira.
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados.
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	 a)
	Regime exaustivo e rotação de culturas.
	 b)
	Rodízio e regime intensivo.
	 c)
	Regime intensivo e regime predatório.
	 d)
	Rotação de culturas e rodízio.
	8.
	Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a práticadominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	I - II - IV - III.
	10.
	De acordo com o novo estilo de vida, o sedentarismo, o homem passa a provisionar a oferta de alimentos. Agora, as civilizações não estão mais a mercê da mãe natureza, e, assim, além da gestão das terras cultiváveis, passam a demarcar territórios, surgindo o conceito de propriedade. Com relação a esta nova era, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de propriedade implica um reconhecimento formal daquela extensão de terra, e de direito exclusivo ao uso da comunidade que a delimitou.
II- Desde as primeiras negociações, para que fossem delimitadas as terras, eram feitos acordos por escrito, para evitar conflitos entre os povos.
III- O mais famoso destes acordos para a definição de propriedades foi o código de Hamurabi.
IV- De acordo com historiadores, Hamurabi era um típico legislador, criando leis inéditas que orientassem as civilizações na conduta de suas ações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando