Buscar

Atividade Quimica Pratique1

Prévia do material em texto

Cuprum
 Naturalmente, pela posição na Tabela Periódica, previmos que a distribuição eletrônica terminará na quarta camada (devido ao quarto período) e pela família, terminará em s1, logo: 4s1. Utilizando o Diagrama de Linnus Pauling, conforme ilustrado abaixo, segue a distribuição eletrônica do átomo cobre em seu estado fundamental.
Cu: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 3d10, 4s1.
 Agora, veremos a distribuição eletrônica do átomo de Cobre, cátion, ionizado por meio da doação de 2 elétrons, se apresentando, portanto como Cu +2, com 27 elétrons na distribuição eletrônica:
Cu+2: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 3d9..
 Percebemos que a doação de elétrons alterará as propriedades periódicas do átomo de Cobre, deixando equivalente ao Cobalto (Co) em seu estado fundamental, que apresenta a mesma distribuição eletrônica do Cu+2 . 
 Neste caso, o cátion de Cobre Cu+2 apresentará maior ELETROPOSITIVIDADE que o Cobre no estado fundamental, pois devido a regra do Octeto, os átomos procuram manter 8 elétrons na camada de valência, buscando o equilíbrio e a estabilidade desejada, igualmente como nos gazes nobres. Como está com 9, desejará doá-lo para atingir sua meta. Observamos, igualmente, a diminuição tanto na afinidade quanto na ionização eletrônica, beneficiando-o.
Por PATRICIA RUBIM ROSSNER, acadêmica Biomedicina, Semestre 2/2020.
29
CU

Continue navegando