Buscar

Prova de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo

Prévia do material em texto

Prova de Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo 
Questão 1 de 10
“Os coliformes indicam a presença de micro-organismos patogênicos, provenientes de efluentes sanitários. Os principais constituintes são Coliformes Totais; Coliformes Termotolerantes; Escherichia Coli; Bactérias Heterotróficas; Protozoários (Giardia e Cryptosporidium) e Clorofila “a”. Capítulo 1, Parte 3: parâmetros biológicos da água e do solo. A respeito dos coliformes, analise as sentenças a seguir:
I. É possível encontrar em grandes quantidades nas fezes do ser humano e de animais de sangue quente.
II. Não representa risco à saúde humana, apenas à saúde dos animais.
III. Podem ser subdivididos em coliformes totais e coliformes termotolerantes.
IV. Quanto maior a concentração destes organismos em um corpo d’água, menor será o seu grau de poluição, assim reduzindo os riscos de doenças.
Estão corretas:
A - I e II;
B - I e III;
 C - I e IV;
D - II e III;
E - III e IV.
Resposta correta B
Questão 2 de 10
As áreas florestais, assim como algumas espécies de algas, são de extrema relevância para purificação do ar, mas parte do O2 que é produzido pelas árvores é também consumido pelas próprias, por meio da respiração. Porém, algumas espécies de algas fabricam muito mais oxigênio do que precisam e desta forma as algas são, juntamente com as árvores, importantes contribuintes para amenizar a quantidade de CO2 emitido por ações poluidoras. Além disso, as algas podem ter grande importância para produção de O2 porque ocupam uma área maior que a das árvores. "Afinal, 70% do planeta é coberto de água e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio", diz a bióloga, Estela Maria Plastino, da Universidade de São Paulo (USP). IBF. Qual a contribuição das árvores e algas para produção de O2?. Disponível em: < http://www.ibflorestas.org.br/noticias/251-qual-a-contribuicao-das-arvores-e-algas-para-producao-de-o2.html> Acesso em 20 Junho 2016. Acredita-se que grande parte do oxigênio produzido e dissolvido é devido a fotossíntese das algas. Com base no texto e no conteúdo estudado analise as alternativas abaixo:
A - A eutrofização é causada pela falta de nutrientes na água.
B - As algas desempenham importante e único papel durante sua existência: a produção de oxigênio.
C - As algas são importantes contribuintes para amenizar o O2 da atmosfera.
D - As algas trazem inconvenientes com frequência, pois reduzem o oxigênio da água e assim altera sua turbidez.
E - Quando presente em grandes quantidades, como resultado do excesso de nutrientes (eutrofização) na água, as algas trazem alguns inconvenientes como sabor e odor; toxidez, turbidez e cor.
Estação de Tratamento de Água.
Resposta correta E
Uma das etapas das estações de tratamento de água consiste em deixar a água mantida por determinado tempo em tanques, o motivo é para que sólidos em suspensão se depositem no fundo. Esta operação é chamada de:
A - Centrifugação.
B - Filtração.
C - Fluoretação.
D - Sedimentação.
E - Sifonação.
Resposta correta D
Questão 4 de 10
ONU projeta que população mundial chegue aos 8,5 mil milhões em 2030 A população mundial deverá chegar aos 8,5 mil milhões em 2030, 9,7 mil milhões em 2050 e exceder os 11 mil milhões em 2100 com a Índia a ultrapassar a China como país mais populoso do mundo num prazo de sete anos. A Nigéria deverá ultrapassar a população dos Estados Unidos, tornando-se o terceiro país mais populoso do mundo em 35 anos. Os dados são de um novo relatório lançado pelas Nações Unidas. UNRIC.Disponível em: < http://www.unric.org/pt/actualidade/31919-onu-projeta-que-populacao-mundial-chegue-aos-85-mil- milhoes-em-2030> Acesso em: 19 Junho 2016. O aumento populacional exerce pressão sobre o meio ambiente, inclusive uma declaração da ONU em 2010 descreve que o aumento das populações humanas ameaça a água de boa qualidade. Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que consta ameaças a qualidade da água:
A - Assoreamento e algas aquáticas.
B - Lançamento de efluentes com altas temperaturas e ocupação populacional em torno de rios e com tratamento de esgoto.
C - Lançamento de esgotos e resíduos industriais sem prévio tratamento.
D - O escoamento da água das chuvas em solos que receberam fertilizantes e a restauração florestal.
E - Vegetação ciliar, expansão de atividades industriais e atividades agrícolas.
Resposta correta C
Questão 5 de 10
A poluição dos recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, não é causada apenas por lançamentos pontuais de efluentes domésticos e industriais não tratados. Nas áreas urbanas, a poluição também é provocada pelo escoamento superficial em áreas impermeáveis, como nas ruas pavimentadas e construções. Sobre a poluição difusa, julgue as assertivas a seguir:
I. A impermeabilização reduz a velocidade de escoamento superficial da água, prejudicando o ciclo hidrológico.
II. Exemplos de fontes potenciais de poluição difusa são o lixo acumulado nas ruas e calçadas e atividades da construção civil.
III. A poluição difusa se caracteriza pelo lançamento de poluentes em pontos específicos em rios e córregos.
IV. O monitoramento das cargas poluidoras difusas não é uma tarefa fácil, haja vista a dificuldade em se identificar sua origem.
V. O controle de poluição difusa deve incluir ações sobre a área geradora de poluição, e não apenas sobre o efluente lançado.
Assinale a alternativa que contém todas e apenas as alternativas corretas:
A - I, II, III, IV e V.
B - I, III e V.
C - II e IV.cancelRespondida
D - II, III e IV.
E - II, IV e V.
Resposta correta E
Questão 6 de 10
O tratamento físico da água é considerado preliminar, tendo como procedimento convencional as detecções de turbidez, cor e pH. FAEL, 2016. Gerenciamento Água e Solo. Marque a alternativa correta sobre a turbidez:
A - é a presença de tanino, oriundo dos vegetais.
B - é o nível de acidez da água.
C - é o nível de alcalinidade da água.
D - é ocasionada pela presença de argilas, matéria orgânica e microrganismos, mono e policelulares oriunda apenas de processos antrópicos.
E - é ocasionada pela presença de argilas, matéria orgânica e microrganismos, mono e policelulares oriunda de processos naturais e antrópicos.
Resposta correta E
Questão 7 de 10
Sobre a importância de recuperação e a técnica de recuperação de matas ciliares analise as afirmativas abaixo:
I. Na recuperação das Matas Ciliares, é necessário saber, primeiramente, como eram essas matas, no local, antes de serem desmatadas ou degradadas.
II. É importante nas ações de manejo garantir a volta dos processos ecológicos, por exemplo, a redução de consumo e o reuso, a inserção de curvas de nível e o desenvolvimento de plântulas no solo da floresta.
III. As matas ciliares contribuem protegendo e conservando de forma efetiva a água.
É correto o que se afirma em:
A - I e II.
B - I e III.check_circle
C - II e III.
D - Nenhuma das alternativas.
E - Todas as alternativas.
Resposta correta B
Questão 8 de 10
Os comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil têm seu ordenamento jurídico maior regido pela Lei das Águas nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. FAEL, 2016. Gerenciamento e Controle de Poluição da Água e do Solo. Sobre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, analise as sentenças abaixo e coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) a água é um bem de domínio público.
( ) a água é um bem de domínio privado.
( ) em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
( ) a água é um recurso natural ilimitado, dotado de valor econômico.
( ) a água não tem valor econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, V, F, V, F.
B - F, V, V, F, V.
C - V, F, F, F, V.
D - V, F, V, F, F.
E - V, V, F, V, F.
Resposta correta D
Questão 9 de 10
O Brasil é o país que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total existente no planeta. É mais que todo o continenteeuropeu ou africano, por exemplo, que detêm 7% e 10%, respectivamente. Mas será que o país mais rico em recursos hídricos faz bom uso dessa dádiva da natureza? [...] Carlos Madeiro. Do UOL em Maceió. Publicado em: 21/03/2015. Disponível em:< http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/21/com-12-da-agua-doce-mundial-o-brasil-cuida-bem-dela-veja-respostas.htm> Acesso em: 28 junho 2016. Considerando o cenário brasileiro em relação à quantidade de água doce em relação a outros países do mundo. O que poderia motivar uma grave crise hídrica no território nacional? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
A - A ausência de aquíferos em solos brasileiros.
B - A degradação dos mananciais causada por animais.
C - A degradação provocada pelas atividades humanas e o desperdício no consumo.
D - A redução de áreas de solo utilizadas para agricultura.
E - Escassez de grandes bacias hidrográficas.
Resposta correta C
Questão 10 de 10
Assinale a alternativa que apresenta o órgão que tem a competência sobre o controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e sua potabilidade.
A - Agência Nacional das Águas.
B - CONAMA.
C - Ministério da Saúde.
D - Ministério do Meio Ambiente.
E - Secretaria Nacional de Saneamento Básico.
Resposta correta C

Mais conteúdos dessa disciplina