Logo Passei Direto
Buscar

titulos e credito - unip - unidade 03

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram extraviados antes dos respectivos vencimentos. Sobre a responsabilidade do emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta.
A Apenas o emitente responde pelo pagamento dos títulos porque o endossante não é coobrigado, salvo cláusula em contrário inserida na nota promissória.
B A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente.
C O endossante e o emitente não respondem perante o portador pelo pagamento das notas promissórias em razão do desapossamento involuntário.
D O emitente e o endossante não respondem pelo pagamento dos títulos porque só é permitido ao vendedor sacar duplicata em uma compra e venda.
E NDA

Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em favor do Banco Dois Irmãos S.A. com vencimento a dia certo. Após o vencimento, foi aceita uma proposta de moratória feita pelo devedor por 120 (cento e vinte) dias, sem alteração da data de vencimento indicada no título. O beneficiário exigiu dois avalistas simultâneos, e o devedor apresentou Montenegro e Bento, que firmaram avais em preto no título. Sobre esses avais e a responsabilidade dos avalistas simultâneos, assinale a afirmativa correta:
a) Por ser vedado, no direito brasileiro, o aval póstumo, os avais simultâneos são considerados não escritos, inexistindo responsabilidade cambial dos avalistas.
b) O aval lançado na nota promissória após o vencimento ou o protesto tem efeito de fiança, respondendo os avalistas subsidiariamente perante o portador.
c) O aval póstumo produz os mesmos efeitos do anteriormente dado, respondendo os avalistas solidariamente e autonomamente perante o portador.
d) O aval póstumo é nulo, mas sua nulidade não se estende à obrigação firmada pelo subscritor (avalizado), em razão do princípio da autonomia.
e) NDA

Para realizar o pagamento de uma dívida contraída pelo sócio M. Paraguaçu em favor da sociedade Iguape, Cananeia & Cia Ltda., o primeiro emitiu uma nota promissória à vista, com cláusula à ordem no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). De acordo com essas informações e a respeito da cláusula à ordem, é correto afirmar que
A a nota promissória, na omissão dessa cláusula, somente poderia ser transferida pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
B a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, sendo o endossante responsável pelo pagamento, salvo cláusula sem garantia.
C a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, porque a modalidade de vencimento da nota promissória é à vista.
D tal cláusula implica a possibilidade de transferência do título por cessão de crédito, não respondendo o cedente pela solvência do emitente, salvo cláusula de garantia.
E NDA

Borba Eletrônicos Ltda. celebrou contrato de abertura de crédito em conta corrente com o Banco Humaitá S/A, lastreado em nota promissória emitida em garantia da dívida. Sobre a nota promissória e o contrato de abertura de crédito em conta corrente, diante do inadimplemento do mutuário, assinale a afirmativa correta.
A O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele vinculada não goza de autonomia, em razão da iliquidez do título que a originou.
B O contrato, desde que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a ele vinculada não goza de autonomia, em razão da abusividade da cláusula de mandato.
C O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a ele vinculada goza de autonomia, em razão de sua independência.
D O contrato, mesmo não acompanhado de extrato da conta corrente ou assinado por duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele vinculada goza de executividade autônoma.
E NDA

Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão, ele não inseriu a quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o subscritor foi procurado por um procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula com endosso-mandato e exigiu o pagamento.
Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi realizado por ele, você, como advogado(a), responde que
A) é possível alegar em juízo, com êxito, a nulidade do título, em razão de o lugar de pagamento ser domicílio diverso do subscritor, caracterizando má-fé do portador atual.
B) não é possível ao subscritor se recusar validamente ao pagamento diante da autonomia das obrigações cambiárias e do endosso-mandato realizado na cártula.
C) é possível ao subscritor da nota promissória opor exceção pessoal ao beneficiário Jerônimo quanto ao conteúdo literal do título, diante do preenchimento abusivo.
D) não é possível a oposição de exceção ao pagamento, porque o subscritor da nota promissória é equiparado ao aceitante da letra de câmbio e, como tal, obriga-se a pagar na data do vencimento.
E) NDA

Nanci, empresária individual, contraiu empréstimo com instituição financeira, formalizado em contrato de abertura de crédito. A esse contrato foi vinculada nota promissória avalizada, emitida pela mutuária em favor da mutuante. Em relação à obrigação firmada pelo avalista, assinale a afirmativa correta.
A A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
B A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito goza de autonomia em razão do contrato de abertura de crédito ser título executivo extrajudicial.
C O avalista poderá arguir exceção de pré-executividade em razão da iliquidez do título que originou a nota promissória, mesmo que esta tenha força executiva e autonomia.
D A nota promissória gozará de autonomia somente com a anuência do avalista no contrato de abertura de crédito, além da sua assinatura no título.
E NDA

A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória
assinale a alternativa correta.
A) torna-a inexigível como título executivo extrajudicial.
B) extingue o crédito.
C) torna-a inexigível como título executivo judicial.
D) não gera qualquer consequência.
E) NDA

O apontamento a protesto de nota promissória deve ser feito
assinale a alternativa correta.
A) no prazo ordinário de prescrição.
B) no prazo de três anos.
C) a qualquer momento.
D) antes do vencimento do título.
E) a invalidade do negócio jurídico que deu origem ao título.

A respeito da nota promissória, assinale a alternativa correta.
A É obrigatória a indicação alternativa de local de pagamento.
B A denominação “nota promissória” não é requisito essencial do título.
C Pode ser emitida “ao portador” porém não pode ser omitido o nome a quem deve ser paga.
D É um título de crédito que representa uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor do credor.
E NDA

Acerca da emissão e circulação da nota promissória, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I. O emitente da nota promissória responde pelo pagamento perante os portadores, mesmo que o título contenha assinaturas de pessoas incapazes.
II. Inserida a cláusula não à ordem na emissão da nota promissória, sua circulação se dará pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
III. Considera-se não escrita a cláusula de proibição de novo endosso, inserida na nota promissória pelo endossante.
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Em uma nota promissória, lê-se a seguinte frase na promessa, escrita em próprio punho, em uma folha de papel, logo em baixo do título em negrito “Nota Promissória”. “Por esta, compromete-se Lindomário Sindovaldo Arcanjo dos Sonhos de Nossa Senhora, CPF 12.345.678-00, a pagar a quantia de quinze mil reais, em moeda corrente, em favor de Perfelinda Rosamélia do Coração de Maria, CPF 01.234.567-89”.
Assim sendo, é correto afirmar:
A) A nota não é válida, é um requisito da mesma que exista a expressão Nota Promissória no texto da promessa.
B) nota é válida, estão presentes todos os requisitos da mesma.
C) A nota não é válida, posto que não consta o endereço do emitente.
D) A nota não é válida, a promissória é um título formal e só é válida se emitida em formulário próprio e nunca feita inteiramente de próprio punho.
E) NDA

Segundo o Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme de Genebra), são requisitos da nota promissória, EXCETO:
A A expressão “nota promissória” e o nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga.
B A indicação do lugar em que se efetuar o pagamento.
C A época do pagamento.
D O aval e aceite do título.
E NDA

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram extraviados antes dos respectivos vencimentos. Sobre a responsabilidade do emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta.
A Apenas o emitente responde pelo pagamento dos títulos porque o endossante não é coobrigado, salvo cláusula em contrário inserida na nota promissória.
B A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente.
C O endossante e o emitente não respondem perante o portador pelo pagamento das notas promissórias em razão do desapossamento involuntário.
D O emitente e o endossante não respondem pelo pagamento dos títulos porque só é permitido ao vendedor sacar duplicata em uma compra e venda.
E NDA

Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em favor do Banco Dois Irmãos S.A. com vencimento a dia certo. Após o vencimento, foi aceita uma proposta de moratória feita pelo devedor por 120 (cento e vinte) dias, sem alteração da data de vencimento indicada no título. O beneficiário exigiu dois avalistas simultâneos, e o devedor apresentou Montenegro e Bento, que firmaram avais em preto no título. Sobre esses avais e a responsabilidade dos avalistas simultâneos, assinale a afirmativa correta:
a) Por ser vedado, no direito brasileiro, o aval póstumo, os avais simultâneos são considerados não escritos, inexistindo responsabilidade cambial dos avalistas.
b) O aval lançado na nota promissória após o vencimento ou o protesto tem efeito de fiança, respondendo os avalistas subsidiariamente perante o portador.
c) O aval póstumo produz os mesmos efeitos do anteriormente dado, respondendo os avalistas solidariamente e autonomamente perante o portador.
d) O aval póstumo é nulo, mas sua nulidade não se estende à obrigação firmada pelo subscritor (avalizado), em razão do princípio da autonomia.
e) NDA

Para realizar o pagamento de uma dívida contraída pelo sócio M. Paraguaçu em favor da sociedade Iguape, Cananeia & Cia Ltda., o primeiro emitiu uma nota promissória à vista, com cláusula à ordem no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). De acordo com essas informações e a respeito da cláusula à ordem, é correto afirmar que
A a nota promissória, na omissão dessa cláusula, somente poderia ser transferida pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
B a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, sendo o endossante responsável pelo pagamento, salvo cláusula sem garantia.
C a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, porque a modalidade de vencimento da nota promissória é à vista.
D tal cláusula implica a possibilidade de transferência do título por cessão de crédito, não respondendo o cedente pela solvência do emitente, salvo cláusula de garantia.
E NDA

Borba Eletrônicos Ltda. celebrou contrato de abertura de crédito em conta corrente com o Banco Humaitá S/A, lastreado em nota promissória emitida em garantia da dívida. Sobre a nota promissória e o contrato de abertura de crédito em conta corrente, diante do inadimplemento do mutuário, assinale a afirmativa correta.
A O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele vinculada não goza de autonomia, em razão da iliquidez do título que a originou.
B O contrato, desde que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a ele vinculada não goza de autonomia, em razão da abusividade da cláusula de mandato.
C O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a ele vinculada goza de autonomia, em razão de sua independência.
D O contrato, mesmo não acompanhado de extrato da conta corrente ou assinado por duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele vinculada goza de executividade autônoma.
E NDA

Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão, ele não inseriu a quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o subscritor foi procurado por um procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula com endosso-mandato e exigiu o pagamento.
Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi realizado por ele, você, como advogado(a), responde que
A) é possível alegar em juízo, com êxito, a nulidade do título, em razão de o lugar de pagamento ser domicílio diverso do subscritor, caracterizando má-fé do portador atual.
B) não é possível ao subscritor se recusar validamente ao pagamento diante da autonomia das obrigações cambiárias e do endosso-mandato realizado na cártula.
C) é possível ao subscritor da nota promissória opor exceção pessoal ao beneficiário Jerônimo quanto ao conteúdo literal do título, diante do preenchimento abusivo.
D) não é possível a oposição de exceção ao pagamento, porque o subscritor da nota promissória é equiparado ao aceitante da letra de câmbio e, como tal, obriga-se a pagar na data do vencimento.
E) NDA

Nanci, empresária individual, contraiu empréstimo com instituição financeira, formalizado em contrato de abertura de crédito. A esse contrato foi vinculada nota promissória avalizada, emitida pela mutuária em favor da mutuante. Em relação à obrigação firmada pelo avalista, assinale a afirmativa correta.
A A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
B A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito goza de autonomia em razão do contrato de abertura de crédito ser título executivo extrajudicial.
C O avalista poderá arguir exceção de pré-executividade em razão da iliquidez do título que originou a nota promissória, mesmo que esta tenha força executiva e autonomia.
D A nota promissória gozará de autonomia somente com a anuência do avalista no contrato de abertura de crédito, além da sua assinatura no título.
E NDA

A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória
assinale a alternativa correta.
A) torna-a inexigível como título executivo extrajudicial.
B) extingue o crédito.
C) torna-a inexigível como título executivo judicial.
D) não gera qualquer consequência.
E) NDA

O apontamento a protesto de nota promissória deve ser feito
assinale a alternativa correta.
A) no prazo ordinário de prescrição.
B) no prazo de três anos.
C) a qualquer momento.
D) antes do vencimento do título.
E) a invalidade do negócio jurídico que deu origem ao título.

A respeito da nota promissória, assinale a alternativa correta.
A É obrigatória a indicação alternativa de local de pagamento.
B A denominação “nota promissória” não é requisito essencial do título.
C Pode ser emitida “ao portador” porém não pode ser omitido o nome a quem deve ser paga.
D É um título de crédito que representa uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor do credor.
E NDA

Acerca da emissão e circulação da nota promissória, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em
I. O emitente da nota promissória responde pelo pagamento perante os portadores, mesmo que o título contenha assinaturas de pessoas incapazes.
II. Inserida a cláusula não à ordem na emissão da nota promissória, sua circulação se dará pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
III. Considera-se não escrita a cláusula de proibição de novo endosso, inserida na nota promissória pelo endossante.
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Em uma nota promissória, lê-se a seguinte frase na promessa, escrita em próprio punho, em uma folha de papel, logo em baixo do título em negrito “Nota Promissória”. “Por esta, compromete-se Lindomário Sindovaldo Arcanjo dos Sonhos de Nossa Senhora, CPF 12.345.678-00, a pagar a quantia de quinze mil reais, em moeda corrente, em favor de Perfelinda Rosamélia do Coração de Maria, CPF 01.234.567-89”.
Assim sendo, é correto afirmar:
A) A nota não é válida, é um requisito da mesma que exista a expressão Nota Promissória no texto da promessa.
B) nota é válida, estão presentes todos os requisitos da mesma.
C) A nota não é válida, posto que não consta o endereço do emitente.
D) A nota não é válida, a promissória é um título formal e só é válida se emitida em formulário próprio e nunca feita inteiramente de próprio punho.
E) NDA

Segundo o Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme de Genebra), são requisitos da nota promissória, EXCETO:
A A expressão “nota promissória” e o nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga.
B A indicação do lugar em que se efetuar o pagamento.
C A época do pagamento.
D O aval e aceite do título.
E NDA

Prévia do material em texto

Exercício 1:
12 - Glória vendeu um automóvel a prazo para Valente. O pagamento foi realizado
em quatro notas promissórias, com vencimentos em 30, 60, 90 e 120 dias da data
de emissão. Os títulos foram endossados em branco para Paulo Afonso, mas foram
extraviados antes dos respectivos vencimentos. Sobre a responsabilidade do
emitente e do endossante das notas promissórias, assinale a afirmativa correta.
 
A)
 Apenas o emitente responde pelo pagamento dos títulos porque o endossante não
é coobrigado, salvo cláusula em contrário inserida na nota promissória.
B)
 A responsabilidade do emitente e do endossante perante o portador subsiste ainda
que os títulos tenham sido perdidos ou extraviados involuntariamente.
C)
O endossante e o emitente não respondem perante o portador pelo pagamento das
notas promissórias em razão do desapossamento involuntário.
D)
O emitente e o endossante não respondem pelo pagamento dos títulos porque só é
permitido ao vendedor sacar duplicata em uma compra e venda.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 2:
Três Coroas Comércio de Artigos Eletrônicos Ltda. subscreveu nota promissória em
favor do Banco Dois Irmãos S.A. com vencimento a dia certo. Após o vencimento,
foi aceita uma proposta de moratória feita pelo devedor por 120 (cento e vinte)
dias, sem alteração da data de vencimento indicada no título. O beneficiário exigiu
dois avalistas simultâneos, e o devedor apresentou Montenegro e Bento, que
firmaram avais em preto no título.
Sobre esses avais e a responsabilidade dos avalistas simultâneos, assinale a
afirmativa correta.
 
A)
Por ser vedado, no direito brasileiro, o aval póstumo, os avais simultâneos são
considerados não escritos, inexistindo responsabilidade cambial dos avalistas.
B)
O aval lançado na nota promissória após o vencimento ou o protesto tem efeito de
fiança, respondendo os avalistas subsidiariamente perante o portador.
C)
O aval póstumo produz os mesmos efeitos do anteriormente dado, respondendo os
avalistas solidariamente e autonomamente perante o portador.
D)
O aval póstumo é nulo, mas sua nulidade não se estende à obrigação firmada pelo
subscritor (avalizado), em razão do princípio da autonomia.
 
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) 
Exercício 3:
Para realizar o pagamento de uma dívida contraída pelo sócio M. Paraguaçu em
favor da sociedade Iguape, Cananeia & Cia Ltda., o primeiro emitiu uma nota
promissória à vista, com cláusula à ordem no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil
reais). De acordo com essas informações e a respeito da cláusula à ordem, é
correto afirmar que
 
A)
a nota promissória, na omissão dessa cláusula, somente poderia ser transferida
pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
B)
a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, sendo o
endossante responsável pelo pagamento, salvo cláusula sem garantia.
C)
a cláusula implica a possibilidade de transferência do título por endosso, porque a
modalidade de vencimento da nota promissória é à vista.
D)
tal cláusula implica a possibilidade de transferência do título por cessão de crédito,
não respondendo o cedente pela solvência do emitente, salvo cláusula de garantia.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 4:
Borba Eletrônicos Ltda. celebrou contrato de abertura de crédito em conta corrente
com o Banco Humaitá S/A, lastreado em nota promissória emitida em garantia da
dívida. Sobre a nota promissória e o contrato de abertura de crédito em conta
corrente, diante do inadimplemento do mutuário, assinale a afirmativa correta.
 
A)
O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por
duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele
vinculada não goza de autonomia, em razão da iliquidez do título que a originou.
B)
O contrato, desde que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por
duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a ele
vinculada não goza de autonomia, em razão da abusividade da cláusula de
mandato.
C)
O contrato, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente e assinado por
duas testemunhas, não é título executivo extrajudicial, porém a nota promissória a
ele vinculada goza de autonomia, em razão de sua independência.
D)
O contrato, mesmo não acompanhado de extrato da conta corrente ou assinado por
duas testemunhas, é título executivo extrajudicial, e a nota promissória a ele
vinculada goza de executividade autônoma.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 5:
Luiz emitiu uma nota promissória em favor de Jerônimo. No momento da emissão,
ele não inseriu a quantia nem o lugar de pagamento. Na data do vencimento, o
subscritor foi procurado por um procurador do beneficiário, que lhe exibiu a cártula
com endosso-mandato e exigiu o pagamento. Luiz verificou, então, que o título
havia sido preenchido abusivamente, pois constava o valor de R$ 15.000,00 (quinze
mil reais), quando o correto seria R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), e o lugar de
pagamento era diverso de seu domicílio, em Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Procurado pelo devedor para analisar o caso e ciente de que o pagamento não foi
realizado por ele, você, como advogado(a), responde que
 
A)
é possível alegar em juízo, com êxito, a nulidade do título, em razão de o lugar de
pagamento ser domicílio diverso do subscritor, caracterizando má-fé do portador
atual.
B)
não é possível ao subscritor se recusar validamente ao pagamento diante da
autonomia das obrigações cambiárias e do endosso-mandato realizado na cártula.
C)
é possível ao subscritor da nota promissória opor exceção pessoal ao beneficiário
Jerônimo quanto ao conteúdo literal do título, diante do preenchimento abusivo.
D)
não é possível a oposição de exceção ao pagamento, porque o subscritor da nota
promissória é equiparado ao aceitante da letra de câmbio e, como tal, obriga-se a
pagar na data do vencimento.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) 
Exercício 6:
Nanci, empresária individual, contraiu empréstimo com instituição financeira,
formalizado em contrato de abertura de crédito. A esse contrato foi vinculada nota
promissória avalizada, emitida pela mutuária em favor da mutuante. Em relação à
obrigação firmada pelo avalista, assinale a afirmativa correta.
 
A)
A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito não goza de
autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
B)
A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito goza de autonomia
em razão do contrato de abertura de crédito ser título executivo extrajudicial.
C)
O avalista poderá arguir exceção de pré-executividade em razão da iliquidez do
título que originou a nota promissória, mesmo que esta tenha força executiva e
autonomia.
D)
A nota promissória gozará de autonomia somente com a anuência do avalista no
contrato de abertura de crédito, além da sua assinatura no título.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 7:
A ausência de indicação de data de emissão em nota promissória
A)
torna-a inexigível como título executivo extrajudicial.
B)
extingue o crédito.
C)
torna-a inexigível como título executivo judicial.
D)
não gera qualquer consequência.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 8:
O apontamento a protesto de nota promissória deve ser feito
 
A)
no prazo ordinário de prescrição.
B)
no prazo de três anos.
C)
a qualquer momento.
D)
antes do vencimento do título.
E)
a invalidade do negócio jurídico que deu origem ao título.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) 
Exercício 9:
A respeito da nota promissória, assinale a alternativa correta.
 
A)
É obrigatória a indicação alternativa de local de pagamento.
B)
A denominação “nota promissória”não é requisito essencial do título.
C)
Pode ser emitida “ao portador” porém não pode ser omitido o nome a quem deve
ser paga.
D)
É um título de crédito que representa uma promessa de pagamento feita pelo
devedor em favor do credor.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) 
Exercício 10:
Acerca da emissão e circulação da nota promissória, analise as afirmativas a seguir.
I. O emitente da nota promissória responde pelo pagamento perante os portadores,
mesmo que o título contenha assinaturas de pessoas incapazes.
II. Inserida a cláusula não à ordem na emissão da nota promissória, sua circulação
se dará pela forma e com os efeitos de cessão de crédito.
III. Considera-se não escrita a cláusula de proibição de novo endosso, inserida na
nota promissória pelo endossante.
Está correto o que se afirma em
A)
I, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) 
Exercício 11:
Em uma nota promissória, lê-se a seguinte frase na promessa, escrita em próprio
punho, em uma folha de papel, logo em baixo do título em negrito “Nota
Promissória”. “Por esta, compromete-se Lindomário Sindovaldo Arcanjo dos Sonhos
de Nossa Senhora, CPF 12.345.678-00, a pagar a quantia de quinze mil reais, em
moeda corrente, em favor de Perfelinda Rosamélia do Coração de Maria, CPF
01.234.567-89”. Na nota, também constam o valor em numerais a ser pago, data e
local da assinatura da nota e data e local do pagamento. Nenhum outro dado, além
destes. Assim sendo, é correto afirmar:
A)
A nota não é válida, é um requisito da mesma que exista a expressão Nota
Promissória no texto da promessa.
B)
nota é válida, estão presentes todos os requisitos da mesma.
C)
A nota não é válida, posto que não consta o endereço do emitente.
D)
A nota não é válida, a promissória é um título formal e só é válida se emitida em
formulário próprio e nunca feita inteiramente de próprio punho.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) 
Exercício 12:
Segundo o Decreto nº 57.663/66 (Lei Uniforme de Genebra), são requisitos da nota
promissória, EXCETO:
 
A)
A expressão “nota promissória” e o nome da pessoa a quem ou a ordem de quem
deve ser paga.
B)
A indicação do lugar em que se efetuar o pagamento.
C)
A época do pagamento.
D)
O aval e aceite do título.
E)
NDA
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B)

Mais conteúdos dessa disciplina